• Carregando...
Banco de Imagens Free
Banco de Imagens Free| Foto:

Sabem o que acontece quando dormimos com um cobertor mais curto do que a gente, não é? Tentamos cobrir o pé e os ombros passam frio. Cobrimos os ombros e o pescoço e os pés é que sofrem. Da mesma forma ocorre quando pecamos no planejamento financeiro.

Hoje, ao se falar em crise financeira, de pronto aponta-se o dedo para o Governo do Estado e o Governo Federal. É verdade que a administração pública atual revela estar penando com um cobertor curtíssimo – sacrificando os recursos de um setor para cobrir o outro e vice-versa. Mas tropeços na gestão financeira não ocorrem somente no âmbito público.

Quantas empresas privadas superestimam suas receitas e subestimam suas despesas? Quantos gestores, infelizmente, não agem de maneira preventiva em seus investimentos? Sim, prevenção é uma palavra fundamental neste aspecto.

Alguns dos investimentos do Governo do Estado nos últimos anos foram dignos. Apenas como exemplo pode-se citar que o salário dos professores foi elevado e houve contratação de cerca de 10 mil policiais. Não se previu, porém, que as projeções de crescimento do PIB não se confirmariam e que determinados repasses do Governo Federal não viriam.

Agir de maneira preventiva é fundamental para o sucesso financeiro. Diante disto, defendo totalmente a atuação do Direito Preventivo dentro das empresas, auxiliando-as em seus planejamentos estratégicos. Qual gestor coloca em sua previsão orçamentária valores gastos com contencioso judicial?  Ninguém quer projetar uma despesa assim e está correto em não querer.

Se a empresa tem um assessoramento eficaz em Direito Preventivo, consegue reduzir significativamente despesas com possíveis litígios. Eliminar brechas nas relações de trabalho, ser preciso nas elaborações contratuais e se relacionar de forma irrepreensível com as agências reguladoras são algumas das ações preventivas que contribuem com o sucesso financeiro de uma empresa.

Prevenção é palavra de ordem para quem não quer usar um cobertor mais curto do que realmente precisa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]