• Carregando...
Mozilla quer ensinar como a internet funciona
| Foto:
Christiano Sant Anna/indicefoto
Surman, com o mascote do Firefox: programação é tão importante quanto matemática e artes

Criadora do Firefox, o navegador que mudou a cara da web e forçou a Microsoft a repensar o seu Internet Explorer, a Fundação Mozilla está numa nova empreitada: ensinar os usuários como a internet funciona. Para isso, a empresa lançou o Mozilla Webmaker, uma ferramenta que ajuda no ensino da programação.

“No século 21, aprender a linguagem da internet é tão importante quanto matemática, leitura, ciência e artes”, afirmou Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation. Ele participou ontem da sexta edição da Campus Party, em São Paulo. Surman compara a internet com os brinquedos de montar Lego. “É uma plataforma em que todos podem criar. E é importante que todos saibam como fazer isso”, disse.

Webmaker

O Mozilla Webmaker é composto por três áreas: fer­ramentas, comunidades e projetos. As ferramentas são programas que ensinam programação ao mesmo tempo em que permitem ao usuário criar algum tipo de conteúdo. Um exemplo é o Popcorn (https://popcorn.webmaker.org/), um programa para colocar imagens e sons em cima de qualquer vídeo do YouTube. Os projetos funcionam como “tarefas”, em que o usuário precisa completar um tutorial ou um projeto prático e atende a programadores de todos os níveis, inclusive iniciantes. As comunidades são apoiadores da Fundação que se juntam para realizar eventos de programação em diversas cidades do mundo.

Chrome

Surman negou que ser o principal navegador do mundo é essencial para a Mozilla. Ao ser questionado sobre o Chrome, do Google, ser mais rápido e ter mais participação de mercado que o Firefox, ele afirmou que o navegador da Mozilla realmente ficou para trás, mas esse cenário mudou com as últimas atualizações. “Hoje somos tão rápidos quanto o Chrome e muito mais preocupados com a privacidade. Fora isso, também temos mais plug-ins. Mas o importante não é ser o maior. O importante é que sempre tenhamos uma participação de mercado significativa para puxar a internet para a direção certa.”

Sistema operacional

Celular com Firefox OS chega no segundo semestre

Durante a Campus Party, a Mozilla mostrou os primeiros protótipos de celulares com o sistema operacional Firefox OS, que a fundação espera ser um concorrente de peso para Android e iOS. Os aparelhos mostrados no evento ainda estão em fase de testes, e eles devem começar a chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre. O Brasil será o primeiro país a vender celulares Firefox. A fundação Mozilla está mirando o mercado das classes C, D e E. O preço deve girar em torno de US$ 100. O grande diferencial do Firefox OS em relação à Android e iOS é que o sistema operacional tem código aberto, todo baseado em HTML5. “No caso do Android e do iOS, duas empresas controlam tudo. É a internet encaixotada. Não dá para ver a fonte. Não dá para mexer na plataforma. O que queremos é uma internet aberta, em que todo mundo possa mexer”, diz Mark Surman.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]