• Carregando...
5 motivos para utilizar as tecnologias na sala de aula
| Foto:

Por Ana Gabriela Simões Borges

Na semana passada li o livro de José Manuel Morán “A Educação que desejamos – novos desafios e como chegar lá” e por meio dele, tive diversas reflexões que compartilho nesse texto com vocês. Sim, porque a gente não apenas lê o livro. A gente imagina, discorda, concorda, grifa, anota, reflete, faz fichamento. E aí está a delícia de ler.

Uma das anotações que fiz, foi sobre as vantagens de usar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) na escola. Tema que apesar de “manjado” continua sendo polêmico no meio educacional. Uns dizem que os professores são resistentes (o que eu, particularmente, discordo); outros dizem que falta equipamentos; outros que não há formação para o uso das TIC; que falta conexão com a internet; que não há apoio da gestão pedagógica da escola; que não usam porque o vasto currículo a ser “vencido” até o fim do ano não permite. Enfim, a lista de desafios é extensa. Mas a nossa proposta não é de olhar apenas para os obstáculos, por isso, vamos listar a seguir 5 motivos pelos quais as TIC podem ser grandes aliadas da educação.

1 – Informações em alguns cliques – quando eu estava na idade escolar, ficava feliz por ter em casa 10 volumes da enciclopédia Conhecer. Não tínhamos Barsa, era muito cara, mas as edições de Conhecer, já gastas pelo tempo e pelo uso de minhas três irmãs mais velhas, trazia muitas respostas para os trabalhos que precisava fazer na escola. Hoje, as informações sobre os mais diversos assuntos estão a um clique e isso é fantástico! O trabalho do professor passa a ser o de ensinar curadoria aos estudantes, de fazer com que tenham autonomia para selecionar informações confiáveis, questionar e comparar diferentes fontes.

2 – Prepara para a vida – certo dia ao visitar uma escola, vi 25 crianças debruçadas sobre um único computador: o que professora trouxe de casa para garantir que seus alunos pudessem minimamente ver e interagir. Sábia professora, pois ensinar a viver nos dias de hoje, sem dúvida passa pela inclusão digital e uso das tecnologias. Cada vez mais resolvemos as coisas pelo celular, cada vez mais precisamos lidar com as tecnologias e com os robôs, seja para fazer pagamentos, trabalhar, estudar, nos comunicar, ou usufruir de alguns serviços.

3 – Desenvolvimento de habilidades / melhoria no desempenho – as TIC e suas ferramentas, se bem utilizadas e contextualizadas, podem ajudar a desenvolver a criatividade, as noções de tempo/ espaço, o trabalho em equipe, o protagonismo, o estímulo à curiosidade e capacidade investigativa. Também ajudam a aproximar professores e alunos, pois as aulas ficam mais interativas e atrativas e podem melhorar o desempenho e interesse dos estudantes.

4 – Muitas faces da mesma moeda – um dos grandes ganhos de utilizar as tecnologias é o de poder mostrar um único objeto ou assunto sob diferentes ângulos, contextos, pontos de vista. Se o objetivo é mostrar um iceberg, as TIC permitem exibir imagens, vídeos e documentários. Se o assunto é a fome no mundo, pode-se mostrar a e comparar a realidade de países da África, Ásia, América e Europa. E por aí vai. As possibilidades são infinitas.

5 –  Abre-se uma janela para o mundo – “janela para o mundo” foi o primeiro slogan do projeto Ler e Pensar, que há 20 anos leva o jornal para a sala de aula das escolas paranaenses. Lembro de uma professora na zona rural que ao receber o jornal ficou emocionada. Foi a primeira vez que ela e seus alunos viram a foto do Papa. Hoje é possível ler notícias de qualquer lugar do mundo, fazer visitas virtuais a diversos museus e patrimônios culturais, entender, com a ajuda das TIC, que vivemos em um mundo globalizado e estamos conectados pela economia, cultura, arte, política, pelas causas sociais e muito mais.

Essa lista de motivos poderia ser bem mais longa, mas espero que os 5 listados aqui, contribuam para um novo olhar sobre as tecnologias e todo o seu potencial.

*Texto escrito por Ana Gabriela Simões Borges, Superintendente do Instituto GRPCOM, doutoranda em Educação e Tecnologias e Prosumer. A profissional colabora voluntariamente com o Blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagr-am.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]