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(Imagem: Divulgação)

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Característica importante na fase adulta, o autocontrole pode e deve ser estimulado desde os primeiros anos de vida. Esse comportamento recebe muita influência dos exemplos que são observados no dia a dia pela criança. O autocontrole começa com um modelo que essa criança terá desde bebê, tanto com os pais, com os adultos com quem ela interage, quanto na escola, na relação que estabelece com a professora e com os coleguinhas.

A capacidade de tolerar, esperar, se frustrar, dividir, se perceber não como o centro do universo, são ferramentas essenciais para criar o autocontrole. Isso porque sua ausência leva à falta de persistência, à dificuldade para finalizar as coisas, à impulsividade e à agitação. A incapacidade de se controlar em um grau acentuado é preocupante. Numa criança que se descontrola muito, é importante estar atento. Qual o grau disso? Qual a frequência?

Na prática

Alguns exemplos práticos podem ajudar pais e escola a trabalharem juntos neste processo. Nos primeiros meses de idade a mãe começa a estabelecer uma relação com o bebê. Quando começa a chorar, a vontade dele é ser saciado imediatamente. Na medida em que essa mãe vai gradativamente ajudando esse bebê a desenvolver a condição de esperar alguns minutos, ela já planta uma sementinha que se tornará o autocontrole. Mas às vezes a gente até antecipa a necessidade da criança, e ela fica acostumada a ser atendida imediatamente.

Com 02 ou 03 anos a criança quer experimentar mais coisas e ter acesso a situações não recomendadas. Por exemplo: pegar um copo de vidro. Apesar de ser uma curiosidade natural você precisa explicar, com calma, qual o perigo de manusear um produto de vidro e evitar gritos e reações bruscas. Com 03 anos começa a frustração ao montar um quebra cabeças. Nesta idade é normal a criança sentir dificuldade. Aproveite para ajudar e mostrar soluções.

A insistência em ficar horas assistindo televisão pode ser uma ótima oportunidade para conversar. Estabeleça um limite. Isso ajudará a criança a desenvolver perseverança e ir adquirindo características para se tornar um adolescente e adulto com autocontrole.

Na escola

A convivência em grupo proporciona uma série de aprendizados. A escola é uma oportunidade, principalmente para as crianças pequenas, experimentarem e vivenciarem as regras sociais. Há uma série de situações que acontecem em uma sala de aula, que reproduzem sensações que serão enfrentadas na vida adulta, como esperar a vez na fila do banco ou se frustrar quando algo planejado não dá certo.

A escola também pode auxiliar através do exemplo, propiciando situações onde a criança tenha que dividir e ouvir os outros. Em algumas situações ela deve suportar pequenas frustrações, de acordo com a faixa etária e inerente ao seu crescimento. Outro ponto muito importante é ensiná-los a lidar com erros. Todo mundo tem direito a errar.

É interessante que nada seja entregue pronto nas mãos do filho ou aluno, para que não crie uma falsa realidade de que tudo é fácil de adquirir. Um bom exemplo são os momentos em que a criança pede ajuda aos pais para fazer uma tarefa escolar. Auxiliá-la é muito importante, desde que não se torne um hábito fazer a lição para a criança. É ela quem deve aprender realizando os próprios exercícios. A função do adulto é de orientação.

O autocontrole, entretanto, não deve ser confundido com reprimir sentimentos e emoções. É importante, e até mesmo necessário, extravasar. Extremos nunca são ideais. O ideal é o equilíbrio.

*Artigo escrito por Maria Tereza Oliveira, psicóloga escolar do Colégio Sion. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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