Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
As novas demandas da gestão da escola em tempo de pandemia
| Foto:

Estamos vivendo um momento novo, muito diferente em todo mundo, a Covid-19 mudou nossas vidas em todos os aspectos.

A escola também está vivendo uma nova realidade: está vazia; alunos, professores e demais membros da comunidade escolar estão em casa, as aulas agora são com atividades remotas, os profissionais trabalham em “home office”, os alunos assistem aulas  online, os  pais reclamam que  precisam auxiliar os  alunos  o tempo todo durante  as atividades online, ou seja, é uma  “nova escola”!

E é claro, o cotidiano do gestor também mudou completamente, ele precisa estar atento a todas as questões e auxiliar todos os segmentos nesse novo processo.

Em primeiro lugar, o gestor precisa se manter atualizado a respeito da situação para adotar as medidas recomendadas pelos órgãos oficiais de acordo com a realidade atual.

Cuidar da comunicação da escola com pais e alunos também precisa ser uma preocupação constante do gestor. É importante manter um contato regular com pais e alunos; todos precisam estar atualizados quanto às notícias, procedimentos administrativos e atividades pedagógicas que estão sendo realizadas durante o período da pandemia.

Utilizar ferramentas inovadoras para desenvolver as atividades administrativas e pedagógicas da escola é algo bem importante no momento atual.  O gestor pode aproveitar o momento que a tecnologia está em alta e auxiliando todos os segmentos da sociedade para inserir verdadeiramente as novas tecnologias no cotidiano escolar. Lembre-se que existem muitas ferramentas “free” que podem ser utilizadas no cotidiano escolar.

E a preocupação com as questões pedagógicas sempre deve estar presente no cotidiano do gestor. Na nova realidade educacional, é muito importante motivar os alunos a se manterem engajados e atualizados nas atividades que estão realizando em casa ou de forma remota. É fundamental que os professores da sua instituição enviem constantemente materiais de estudos aos alunos para que não fiquem ociosos no período da quarentena. Além das atividades especificas de cada serie/área, a escola pode enviar dicas de leituras, vídeos e exercícios de reforço do que já foi estudado e até mesmo atividades que envolvam a família toda para sua realização.

Não podemos esquecer que é papel do gestor conduzir os processos da escola, independente da área, segmento ou momento em que eles acontecem. E, no momento atual, a grande preocupação de todos é o cuidado com a vida, com as pessoas.

Como dizia Paulo Freire, “me movo como educador, porque primeiro, me movo como gente”; a principal demanda do gestor na atualidade é a preocupação com a vida, com “as gentes” de toda comunidade escolar.

*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]