• Carregando...
Celebre a Global MIL Week e crie sua ação!
| Foto: Divulgação

Esta semana estamos celebrando a Global Media and Information Literacy Week (MIL Week), Semana Mundial da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), comemorada anualmente pela UNESCO, e que este ano ocorre de 24 a 31 de outubro. Qualquer cidadão, escola ou organização de qualquer país pode participar do evento registrando suas atividades, iniciativas e progressos relativos ao campo da AMI.

Durante a semana você pode pensar em um seminário, um “Dia da Alfabetização Midiática e Informacional”, um concurso de charges, um ciclo de palestras, exposições, um podcast ou em uma divulgação do tema nas redes, entre outros formatos. Também é possível divulgar os materiais criados pela UNESCO, voltados ao evento.

Este ano comemoramos os dez anos da iniciativa e o tema é Alfabetização Midiática e Informacional para o bem público (Media and Information Literacy for the Public Good). As iniciativas realizadas em todos os países devem ser registradas no site oficial da MIL Week (https://en.unesco.org/commemorations/globalmilweek/2021/aroundtheworld)

Conte para o mundo como você vai comemorar esta semana e apresente seu evento MIL no mapa da Unesco, que dá 10 sugestões:

1. Organize um dia MIL;

2. Organize eventos ou atividades relevantes em sua cidade;

3. Transforme a AMI em um tópico dominante nas universidades;

4. Use as mídias sociais para aumentar a conscientização sobre a AMI na sociedade civil;

5. Envie uma carta (será uma experiência diferente para quem nunca escreveu ou recebeu, e uma boa lembrança para quem há tempos não escreve ou recebe);

6. Dê voz aos jovens;

7. Junte-se à Aliança Global para Parcerias em Alfabetização Midiática e Informacional (GAPMIL);

8. Promova as publicações e ações da UNESCO;

9. Promova ou inscreva-se no curso online de Alfabetização Midiática e Informacional;

10. Participe de debates online globais.

*Cristiane Parente é investigadora e doutora em Ciências da Comunicação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho; professora na FAC / UnB e no Centro Uiversitário IESB; diretora da Iandé Comunicação e Educação e membro da Unesco MIL Alliance Working Group. A autora colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]