• Carregando...
A imagem mostra um ambiente digital hostil, com um mar de código binário agitado por relâmpagos de malware e tubarões de código malicioso cercando um hovercraft vulnerável. Firewalls ameaçadores e um céu escuro de violações de dados completam a cena, evocando perigo e medo na navegação pela internet.
| Foto: Imagem gerada por IA através do OpenAI's DALL·E

Descubra como navegar com segurança na internet, protegendo-se contra os perigos digitais como fraudes, conteúdo inapropriado e invasões de privacidade. Aprenda sobre cidadania digital e mantenha-se seguro no ambiente on-line.

Hoje vamos falar sério sobre algo que está se tornando muito comum e perigoso: a navegação na internet. Você já parou para pensar nos perigos que estão escondidos atrás da tela brilhante dos dispositivos online? Se não pensou, é hora de acordar para a realidade! Se pensou, parabéns, mas continue aqui porque o tema pede atenção.

Atualmente, nos deparamos com milhares de informações chegando até nós por todos os lados. Algumas falsas, outras verdadeiras, umas importantes, outras nem tanto. Mas o fato é que no mundo digital, ao qual estamos cada vez mais conectados, a desinformação se espalha com a rapidez de um tsunami. A internet é como um oceano imenso, cheio de maravilhas, mas também de criaturas perigosas e correntezas traiçoeiras. E, infelizmente, muitos de nós, especialmente crianças e jovens, estão navegando nessas águas sem colete salva-vidas, ou melhor, sem o mínimo de orientação.

Vamos encarar a verdade: há tubarões lá fora! Estou falando de predadores on-line, pessoas sem escrúpulos que se escondem atrás de perfis falsos, prontos para enganar, manipular e até mesmo prejudicar aqueles que cruzam seu caminho. Pedófilos atraem suas presas pelo Instagram, ou por joguinhos “inocentes” como o roblox. Estelionatários aplicam golpes dos mais variados e requintados. Inteligência artificial ludibria os desavisados a ponto de não podermos mais acreditar naquilo que nossos olhos veem. É assustador, mas é a realidade.

Além desses tubarões, existem os redemoinhos de conteúdo inapropriado. A internet está repleta de material que não presta. Estou falando de violência, pornografia, discursos de ódio e tantas outras coisas que sequer deveriam fazer parte do nosso mundo, mas que, ao contrário, estão ganhando cada vez mais likes e repercussão.

E não para por aí! Ainda temos os icebergs da privacidade. Quanta gente já compartilhou informações pessoais sem pensar duas vezes? Fotos, endereços, datas de nascimento, aqueles cookies ou termos de privacidade que aceitamos sem ler... Tudo isso pode cair nas mãos erradas e ser usado contra nós. A privacidade na internet é como um iceberg: o que você vê é apenas a ponta, mas há muito mais embaixo da superfície.

Então, o que fazer diante de tantos perigos? A primeira coisa é saber que eles existem, afinal, conhecimento é poder! E se queremos exercer um mínimo da nossa cidadania digital, precisamos entender os riscos e aprender a nos proteger. Isso significa não aceitar solicitações de estranhos, não compartilhar informações pessoais indiscriminadamente e não acessar conteúdos que possam ser prejudiciais.

Além disso, é fundamental proteger as crianças e jovens. Pais, professores, responsáveis devemn estar prontos para ensinar como é que se navega por esse turbulento e cheio de surpresas. Não podemos deixar essa conversa, essa orientação para amanhã. Muito menos, podemos ter receio de conversar sobre esse assunto, visto que as crianças e jovens estão adentrando esse oceano cada vez mais cedo.

Você pode até pensar: Ah, mas eu não me sinto preparado pra essa conversa. Então, corre atrás! Você não tem outra opção! Estude, tire dúvidas, peça ajuda quando necessário e acompanhe o trabalho do Instituto GRPCOM que oferece vários projetos, como o Ler e Pensar e o Televisando, além de conteúdos e dicas sobre a cidadania digital pelas redes sociais @institutogrpcom.

E falando em cidadania digital, importante esclarecer que não se trata apenas de ter acesso à internet, mas sim sobre como usar esse acesso de forma responsável, ética e segura. Vamos nadar nessas águas com consciência. Vamos proteger nossas mentes, nossos corações e nossas identidades. Vamos juntos transformar essa experiência digital em algo positivo, em algo que nos faça crescer e evoluir. E lembrem-se: na internet, assim como no mar, é preciso estar sempre alerta e tomar muito cuidado com os tubarões!

Texto escrito por Ana Gabriela Simões Borges, Superintendente do Instituto GRPCOM*, palestrante, conferencista, educomunicadora e doutora em Educação. A profissional colabora voluntariamente com o Blog Educação e Mídia.

*O Instituto GRPCOM é uma organização sem fins lucrativos vinculada ao Maior Grupo de Comunicação do Paraná que apoia profissionais da Educação e do Terceiro Setor de todo o Brasil por meio de projetos transformadores. Saiba mais em: www.institutogrpcom.org.br e nas nossas redes sociais: Instagram | Youtube | TikTok | Facebook

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]