• Carregando...
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Com a perspectiva de que a educação ambiental pode gerar cidadãos responsáveis e comprometidos para um mundo sustentável, a equipe de educadoras do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Izaura Maia Wolochate, em Ponta Grossa, colocou em prática o projeto “Yoga e os benefícios das plantas aromáticas”.

Mais de cem crianças das turmas do Infantil IV e V são beneficiadas com essa iniciativa, que tem como objetivo apontar possibilidades em trabalhar a educação ambiental de forma multidisciplinar. As atividades englobam desde plantas aromáticas, aulas de Yoga, até um herbário e um epaço criado para momentos de relaxamento dos pequenos.

O interesse e a alegria ficam estampados no rosto das crianças quando estão em contato com a terra, com o aroma das plantas, com o equilíbrio proporcionado pelo Yoga, participando, assim, ativamente do processo de transformação do espaço. Tudo isso reflete no zelo com os demais colegas e no desenvolvimento do trabalho em equipe, demonstrando segurança e autonomia. Enquanto os alunos são incentivados a cultivarem esses momentos, também cultivam amor, cuidado, carinho, paciência e dedicação.

O projeto é organizado em diferentes momentos: aulas de Yoga, atividades multidisciplinares (linguagem oral, plástica, matemática etc.), pesquisa, plantio e cuidados com as plantas aromáticas, laboratório do chá e produção de óleo para culinária e para massagem, produzido pelas crianças. O desafio é a descoberta do prazer em ensinar, bem como aprender e conhecer novas práticas, pois, não se trata apenas do domínio do conteúdo pedagógico, mas, também, de uma formação baseada em valores humanísticos que mostre atitudes de bem-estar e de convivência em harmonia com as pessoas. A mudança de postura, o repensar as ações do cotidiano, o envolvimento, a cooperação e a solidariedade são alguns dos resultados já alcançados.

*Artigo Escrito por Patricia Goedert Melo. Jornalista que há dez anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação desenvolvendo projetos para escolas, secretarias de educação e empresas ligadas ao segmento. Atualmente é mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha “Comunicação, Educação e Formações Socioculturais”. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação & Mídia.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]