• Carregando...
Desinformação: nosso inimigo número 1!
| Foto: Imagem gerada por IA através do OpenAI's DALL·E

Sim, eu sei que temos muuuuitos inimigos para combater: a dengue, a corrupção, a pobreza, entre tantos outros. Mas quero te explicar o porquê de a desinformação ser o maior dos nossos inimigos nesse momento. Começo te perguntando: Como podemos tomar decisões certas e responsáveis se estamos sendo bombardeados por informações distorcidas e manipuladas? Já pensou que a desinformação pode atacar em todas as áreas (saúde, educação, economia, política... ? Já se deu conta que nesses tempos de inteligência artificial, não podemos mais acreditar nem no que nossos olhos veem? E pra piorar ainda temos um grande contingente de analfabetos funcionais e de pessoas que disseminam desinformação por sequer saberem o que estão fazendo? É minha gente....o buraco é láááá embaixo!

Por isso não é exagero dizer que estamos enfrentando um dos maiores desafios e um dos maiores inimigos da nossa era. Afinal, a desinformação não é apenas um incômodo passageiro, mas sim o principal risco para a humanidade, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

E pra deixar a nossa vida mais fácil (contém ironia) a desinformação ainda tem muitas formas de se manifestar. Talvez as mais conhecidas sejam as fake news e as deepfakes, mas isso rende assunto pra um looongo papo. O importante aqui é nos reconhecermos como agentes de transformação. Cabe a nós, como consumidores de informação, educadores e formadores de opinião, lutarmos contra esse mal. É hora de nos armarmos com conhecimento e informação de qualidade. Combater a desinformação não é escolha, é um dever de todos nós. Devemos ser vigilantes, questionar fontes suspeitas, duvidar do que recebemos online, principalmente pelas redes sociais, e compartilhar apenas aquilo que checamos e que temos certeza que é verdadeiro. Ah e é claro, tomar a melhor vacina contra a desinformação, que é a informação.

Educação + Mídia = nossa melhor defesa

Para vencer essa batalha contra a desinformação, educação e mídia precisam andar de mãos dadas, fornecendo ferramentas que ajudem a discernir o que é real e o que é fabricado. Além disso, juntas, essas áreas irmãs têm a capacidade de desenvolver habilidades e competências que garantem a sobrevivência nessa era da informação e da desinformação. Os projetos Ler e Pensar e Televisando, do Instituto GRPCOM ajudam professores da educação básica de todo o Brasil a combater a desinformação. Se quiser saber como, basta seguir @institutogrpcom nas redes sociais e se for professor, fazer a inscrição nos projetos.

Ler e Pensar - https://www.lerepensar.com.br/inscricao/

Televisando - https://especiais.televisando.rpc.redeglobo.globo.com/inscricao/

Então, pessoal, vamos nos unir nessa batalha pela verdade e pela transparência. O futuro da nossa democracia, da nossa sociedade e da nossa humanidade depende disso. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto a desinformação corre solta e rápida por aí. É hora de agir e de fazer a diferença. Juntos, podemos construir um mundo mais informado e mais justo para todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]