• Carregando...
Mãos de uma pessoa idosa oferecendo uma planta a uma criança
| Foto: Imagem de jcomp no Freepik

A Educação Ambiental surgiu na década de 1970, com a necessidade de mudar o modo de ver e tratar o meio ambiente, numa perspectiva de conscientização. Esse movimento tinha como objetivo principal educar, conscientizar e motivar as pessoas a mudarem seu padrão de comportamento, para evitar a degradação do meio ambiente e buscar a preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais e ecossistemas.

Atualmente, a Educação Ambiental busca desenvolver experiências significativas na vida dos estudantes e cidadãos, desenvolvendo hábitos e comportamentos responsáveis para com os recursos naturais. Promover espaços que estimulem o pensamento crítico sobre as ações que afetam o meio ambiente e a reflexão sobre como contribuir para o equilíbrio ecológico e cidadania é essencial, especialmente na escola.

O ambiente escolar desempenha um papel crucial na conscientização e no engajamento de todos em questões relacionadas ao reflorestamento, reciclagem, reaproveitamento de materiais, dentre outras ações que promovem a construção de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para que os estudantes se tornem cidadãos responsáveis e preocupados com o futuro do planeta.

A inserção da Educação Ambiental no currículo escolar permite que crianças e jovens desenvolvam a consciência ecológica, o pensamento, reflitam sobre suas próprias ações e como elas podem impactar no seu modo de ser, pensar e agir, tornando-se assim, agentes transformadores em suas comunidades.

As questões ambientais podem ser trabalhadas em diversas áreas do conhecimento, como ciências, geografia, biologia, química, história, entre outras, integrada aos diferentes conteúdos curriculares. Além disso, as aulas de Educação Ambiental oferecerem oportunidades para a aprendizagem prática, como atividades ao ar livre, aulas de campo, projetos de pesquisa e ações de conservação.

Também é essencial envolver os pais e familiares nesse processo, para que a Educação Ambiental se estenda para além das salas de aula e seja inserida como ações práticas no cotidiano das famílias. A conscientização e a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente são construídas em conjunto, com a participação de todos e visando a formação integral dos sujeitos envolvidos. Afinal, também fazemos parte da natureza!

Aline Duarte da Silva é formada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Educação Ambiental e Educação Integral, Analista de Educação na Gerência de Educação do Colégio Sesi-Paraná e colabora voluntariamente para o blog Educação e Mídia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]