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Educomunicação: desafios e possibilidades
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Arquivo Ler e Pensar

A atuação na área da educação não é algo fácil. Além dos problemas estruturais das escolas, existe também uma grande barreira que distancia alunos e professores. Não é por acaso que ainda hoje as salas de aulas possuem estudantes que ouvem o que é dito, mas pouco interferem na construção do saber. Um dos principais problemas é a falta de diálogo entre os diversos atores da comunidade escolar, o que corrobora para a falta de participação dos estudantes.

Não existe consenso sobre até que ponto a escola deve agir na vida do aluno, mas sabemos que ela é espaço fundamental na formação do indivíduo, pois é ambiente comunitário no qual se estabelece relações e desenvolve também a identidade. Sendo assim, cada vez mais a educação necessita buscar formas de envolver o estudante.

Na era da tecnologia e da informação é mais que necessário criar ambientes horizontais que colaborem para o desenvolvimento da autonomia e na construção do conhecimento coletivo. A educomunicação é uma metodologia que vem contribuindo para a construção de espaços comunicativos, no qual o estudante desenvolve habilidades que passam a intervir na sua vida social e comunitária. São diversas as experiências desenvolvidas em escolas públicas ou particulares que demonstram a eficácia do uso das tecnologias no aprendizado dos alunos.

Na prática, a educomunicação age de maneira muito pessoal em cada estudante. Em jovens participantes de ambientes que aliam educação e comunicação, é comum perceber melhoria na forma de se expressar, escrever e ser mais participativo. Além disso, existe uma preocupação em utilizar essa metodologia como forma de promover ações que interfiram em problemas sociais circundantes a escola.

Infelizmente ainda são poucos os estados que transformaram a educomunicação em política pública. É necessário, cada vez mais, publicizar as práticas dos projetos e eventos que discutam educomunicação; pois, como política pública, garante um processo de formação mais completo, conectado com a realidade do estudante e, ao mesmo tempo, aliado ao uso das novas mídias.

A educomunicação dentro das escolas, garantida pelo estado, colaboraria para uma maior participação dos educandos nas decisões da escola e no diálogo com a direção, pais e comunidade. Fortalecendo assim a escola como um espaço definitivo de formação crítica e cidadã.

*Artigo escrito pela equipe da ONG Ciranda.

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