• Carregando...
Educomunicação: um elo entre a família e a escola
| Foto:

Algumas escolas e municípios já estão apostando nos benefícios da união entre a Comunicação e a Educação. Os projetos que envolvem o aluno na prática da construção da notícia trabalham os conteúdos escolares de forma contextualizada, além de aperfeiçoar a linguagem, expressão oral e corporal, bem como o pensamento crítico das crianças. Uma das ações, que reúne estudantes da rede municipal de ensino da capital paulista, é o Imprensa Jovem (iniciativa do Programa Nas Ondas do Rádio da Prefeitura de São Paulo). Vale a pena conhecer o blog do programa e acompanhar a cobertura da 22ª Bienal do Livro, realizada pelos próprios alunos, com entrevistas, vídeos, fotos e reportagens.

Quando projetos de Educomunicação são bem articulados, o resultado é muito gratificante. Além de um maior engajamento de toda a comunidade escolar, devido, especialmente, ao sentimento de “ter voz e ser ouvida”, essas práticas contribuem para o fortalecimento do elo entre a Família e a Escola. A ferramenta comunicacional se torna recurso para o ensino, sendo que a escola pode optar por aquela que melhor se adapte à sua cultura e/ou necessidade, como jornal, site, blog, mídias sociais, vídeo, revista, rádio etc. O que irá fazer a diferença é um abraço indissolúvel entre a equipe pedagógica, os alunos e um profissional da área da Comunicação, preparado para esse desafio.

Talvez muitas instituições de ensino ainda não estejam preparadas para inserir os alunos, de uma só vez, em todo esse processo. O trabalho pode começar paulatinamente, impactando primeiramente a cultura escolar. Foi o que fizeram as escolas Sonho Meu (Educação Infantil) e Amplação (Ensino Fundamental), no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Desde maio, pais, alunos e professores estão se envolvendo com o site das instituições. De forma tímida no início, a ação se prendia apenas à atualização das notícias, sem a contribuição do aluno. Agora, este é, cada vez mais, o porta-voz da notícia, além de contar com o depoimento dos pais e a contribuição constante dos professores com sugestões de pauta. O próximo passo é colocar a criança e o adolescente como autores da mensagem, incorporando novos elementos ao processo de ensino-aprendizagem.

Essa relação entre a Comunicação e a Educação alcança resultados que vão desde o sentimento de valorização de todos os envolvidos com a escola, pois, como conquistam “voz”, sentem-se mais orgulhosos dos projetos os quais fazem parte; um engajamento mais sólido da família a partir do reconhecimento da importância das atividades desenvolvidas dentro e pela escola; como também a construção de uma memória viva da história dessa Instituição.

>> Patrícia Melo é jornalista desde 2001 e há sete anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação. Hoje, também é empreendedora, com a Presença – Comunicação Educacional, que tem como objetivo a produção de textos, entrevistas, reportagens e projetos comunicacionais direcionados especialmente ao universo educacional. Dessa forma, contribui para um diálogo mais consistente e criativo entre a Escola e a Família.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

Divulgação
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]