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Gestão Educacional: espaço para a participação efetiva na sociedade
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O papel do gestor educacional é muito amplo, presente em diversas dimensões, com muitas possibilidades e áreas de atuação que demandam e muito a sua atenção, e a atuação na sociedade é uma das esferas que podem otimizar o seu processo de gestão.

Em seu cotidiano, o gestor precisa ter um olhar mais abrangente, não apenas para dentro da instituição, mas também para o que existe além dos muros dela. É preciso reservar uma parte do seu tempo para visitar outras instituições, estabelecer parcerias, estruturar campanhas que envolvam a comunidade escolar, fazer networking, participar de eventos, e tudo isso com um propósito: aprimorar a capacidade de ler o mundo.

A todo instante acontecem mudanças na política, na economia, nas tecnologias digitais, e, consequentemente, no comportamento das pessoas, o que gera novas demandas sociais. Estes fatores podem implicar em mudanças e impactar o cotidiano da instituição, por isso é tão importante que o gestor desenvolva este olhar para o ambiente externo.

É fundamental compreender o ambiente educacional em sua totalidade, o que, neste caso, implica em fatores como a região onde a escola está inserida e suas características, a comunidade em torno da instituição, os aspectos culturais e comportamentais, cenários políticos e econômicos, entre outros.

Para uma atuação eficaz na relação com a sociedade, o gestor pode utilizar algumas estratégias:

  • Estar disponível para as associações do bairro onde sua instituição está inserida, oferecer ajuda e efetivamente participar, pois aproximar-se das associações de moradores e de ações promovidas pela comunidade local pode contribuir de forma significativa para conhecer profundamente a realidade local.  
  • Procurar as unidades de saúde e o conselho tutelar da região para compreender quais os problemas sociais e familiares mais comuns da comunidade, o que também pode proporcionar uma percepção mais apurada daquela região. 
  • Buscar entender qual é a locomotiva da economia local; se é o agronegócio, comércio ou a indústria a atividade preponderante na sua comunidade.  

Assim, ao atuar no ambiente externo, junto à sociedade, é fundamental que o gestor tenha uma visão que vai além dos muros da instituição e um bom networking, além de planejar e buscar parcerias com os diferentes segmentos da sociedade próximos à escola. Isso contribui muito para que a instituição alcance bons resultados.

*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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