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Valteci  Santos/ Gazeta do Povo
Valteci Santos/ Gazeta do Povo| Foto:
Valteci  Santos GP

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

A leitura é fundamental para o desenvolvimento do sujeito – todos nós passamos boa parte dos estudos ouvindo essa frase dita pelos professores. Mas, o fato é que nem todo mundo gosta de ler. Na idade escolar, são inúmeros os livros obrigatórios que os professores cobram como leitura em sala de aula, afinal, é uma exigência que consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil. Mas, será que essa obrigatoriedade não é o que afasta os alunos dos livros?

Mesmo que sejam exigidas, normalmente os livros selecionados são de escolha dos próprios professores e da escola; é mais comum encontrarmos leituras de autores nacionais, uma vez que boa parte dos estudantes do Ensino Médio, por exemplo, desconhecem parcialmente ou totalmente os autores brasileiros. Por isso é importante que haja o estímulo já desde o Ensino Fundamental, assim, quando os alunos ingressarem no 1º ano do E.M., já terão uma base literária considerável.

Com o ingresso no Ensino Médio, a leitura já deve fazer parte da rotina dos estudantes. Torna-se cada vez mais frequente a presença das redações e questões de conhecimentos gerais nos vestibulares e em qualquer tipo de concurso e, a principal ferramenta para ir bem nessas provas, é, além de tudo, a interpretação. Existe prática melhor para a interpretação do que a leitura? Não, ler é essencial em vários aspectos, inclusive na argumentação.

Para que “ler” não se torne uma obrigação na vida dos alunos desde as séries iniciais, é sempre indicado variar cada vez mais as leituras. Aproximar-se do cotidiano do estudante pode facilitar o trabalho do professor em sala de aula no momento de estimular a leitura.

Mas assim surge a questão: como aproximar o cotidiano do aluno relacionando com a leitura? Crianças e adolescentes gostam de novidades, tudo o que é novo com certeza chamará a atenção. Envolver materiais diferentes nas aulas pode ajudar bastante, aliar-se com a mídia, por exemplo, sendo pelo jornal, televisão ou rádio, não há restrições. Contudo, certamente dará um resultado diferente e positivo no momento de desenvolver atividades em sala de aula, sejam elas mais simples ou mais complexas.

O que é fundamental para estimular o hábito da leitura, sem dúvidas, é a prática. Ler é descobrir. Por isso, é importante estabelecer um horário para ler todos os dias, dessa forma, haverá uma disciplina e, consequentemente, bons resultados.

>>Juliane Gambogi é estudante do 4° período de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Paraná e colaboradora do Instituto GRPCOM.

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