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Na era das máquinas, precisamos ser mais humanos… e tudo começa na escola!
| Foto: Imagem gerada por IA através do OpenAI's DALL·E

Você com certeza tem sido bombardeado com notícias e conteúdos que destacam as transformações trazidas pelas inteligências artificiais e pelas novas tecnologias. As mudanças têm sido tão rápidas e tão grandes, que é difícil imaginar como as coisas serão em 10 anos. É fato, nosso mundo está passando por uma grande transformação, que vai mudar a forma como aprendemos, trabalhamos, nos relacionamos... Enfim, é o nascimento de uma nova era.

Neste contexto de grandes transformações tecnológicas, como estamos preparando nossas crianças para enfrentar os desafios do presente e do futuro? Quais serão as habilidades e competências que elas precisarão dominar?

O fato é que com máquinas cada vez mais inteligentes, capazes de armazenar mais informação que qualquer cérebro humano, continuar enxergando a escola como um lugar que deve apenas apresentar fórmulas e nos fazer decorar conteúdos não faz mais sentido. Mas... Qual seria o papel da escola nesse novo contexto?

Formar seres (mais) humanos. 

Adotar um olhar voltado ao desenvolvimento integral é fundamental, e é por isso que todas as diretrizes educacionais recentes já adotam essa abordagem. Precisamos, sim, continuar desenvolvendo os aspectos cognitivos dos nossos estudantes, mas tem se tornado igualmente importante adotar estratégias que vão nos ajudar a formar indivíduos emocionalmente saudáveis e aptos a contribuir para a sociedade.

Implementar as conhecidas Competências Socioemocionais no currículo é desafiador, pois exige mudanças na cultura escolar e na formação de professores. Mas então, por onde começar?

Conheça algumas das habilidades socioemocionais mais importantes a serem desenvolvidas no ambiente escolar:

1. Autoconhecimento: Fundamental para o sucesso acadêmico, envolve reconhecer emoções e pensamentos e entender como influenciam comportamentos.

2. Autogestão: Crucial para alcançar metas de longo prazo, inclui gerenciar estresse e impulsos.

3. Consciência Social: Importante para a construção de comunidades inclusivas, abrange empatia e compreensão das perspectivas alheias.

4. Habilidades de Relacionamento: Essenciais para o sucesso na vida, envolvem comunicação clara e manutenção de relacionamentos saudáveis.

5. Tomada de Decisão Responsável: Reflete integridade ao fazer escolhas conscientes que consideram o bem-estar coletivo.

Mesmo diante dos desafios, é uma jornada necessária, transformando não apenas a educação, mas também preparando os alunos para uma vida plena e consciente. Veja como podemos te ajudar:

Se você é professor da Rede Pública e atua no Paraná, com o Ensino Fundamental I, pode encontrar apoio para desenvolver as competências socioemocionais no projeto Televisando, da RPC e do Instituto GRPCOM. Acesse o site clicando aqui e saiba mais.

Se você atua em outras etapas da educação básica no Brasil, conheça o Ler e Pensar. O Projeto destaca a Cidadania Digital e vai te ajudar a preparar seus alunos para o uso consciente das tecnologias. Clique aqui para saber mais.

Texto escrito por Patrícia Nalevaiko, pedagoga, especialista em Educação e gestora do Televisando, projeto de Educação da RPC e do Instituto GRPCOM*. A profissional colabora voluntariamente com o Blog Educação e Mídia.

*O Instituto GRPCOM é uma organização sem fins lucrativos vinculada ao Maior Grupo de Comunicação do Paraná que apoia profissionais da Educação e do Terceiro Setor de todo o Brasil por meio de projetos transformadores. Saiba mais em: www.institutogrpcom.org.br e nas nossas redes sociais: Instagram | Youtube | TikTok | Facebook

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