• Carregando...
Banco de Imagens do Trilha Games – Saga das Profissões / Crédito: William Ribeiro Amaro.
Banco de Imagens do Trilha Games – Saga das Profissões / Crédito: William Ribeiro Amaro.| Foto:

A entrada no Ensino Médio é um grande marco na vida estudantil. É como um rito de passagem para a vida adulta, já que naqueles próximos três anos os jovens terão novas questões para lidar, tanto na vida pessoal com a adolescência, quanto na acadêmica, com a proximidade do vestibular. A responsabilidade bate à porta e é urgente pensar no futuro e, consequentemente, em que profissão escolher.

Diante de tantas possibilidades e de uma vida produtiva cada vez maior, as instituições de ensino têm papel importante nesta fase, na qual a maioria dos adolescentes não sabe que caminho seguir e muitas vezes, busca identificação com os amigos a sua volta. Portanto, cabe às escolas fornecer mais do que conteúdo. É papel delas oportunizar a seus alunos a percepção de seus talentos e aptidões, bem como orientar para que façam escolhas conscientes e que os realize.  Para isso, é importante que trabalhem de forma alinhada com os interesses dos jovens, oferecendo mecanismos dinâmicos e envolventes.

No Colégio Sesi no Paraná, por exemplo, está em fase final de desenvolvimento um jogo capaz de ajudar os alunos da rede a descobrirem em qual área de conhecimento atuar. O projeto, que será testado em uma unidade em março e a partir do segundo trimestre estará disponível nas demais, compõe o Programa Trilhas, que desde 2014 atua na orientação profissional dos alunos do Ensino Médio.

O game inicia-se no 2º trimestre do 1º ano do Ensino Médio e acaba ao final do 1º trimestre do 3º ano. Sendo desafiado por missões, que podem ser atividades pedagógicas reais ou virtuais, como oficinas, projetos, visitas a empresas ou cursos EaD, o aluno vai pontuando em quatro grandes áreas de conhecimento: negócios, engenharia, saúde e humanas. Desta forma, será possível visualizar em que eixo o aluno possui mais pontos fortes. Ao final de cada ano o jogador passa de nível automaticamente e vai confirmado o seu perfil.

No terceiro ano os alunos participam de um quiz e se enfrentam respondendo questões propostas por professores da Superliga do Colégio Sesi e a cada ano, os melhores ranqueados são premiados.

Com a pontuação, os alunos vão personalizando cada vez mais seus avatares e de forma lúdica e alinhada aos seus interesses, interagem entre si e aprofundam o conhecimento. Uma ferramenta prática para o colégio ajudar seus alunos escolherem a profissão e ainda a formar líderes atuantes, empreendedores, profissionais criativos, éticos e inovadores.

Em uma fase conturbada da vida como a adolescência, aliar estudo e lazer pode ser a receita de sucesso nos estudos e do início da vida profissional. E para que tudo corra de forma tranquila, o ideal é que a orientação se inicie já no início do Ensino Médio, assim o aluno terá tempo para conhecer todas as áreas e escolher a trilha a seguir.

 

*Artigo escrito por Lilian Luitz, Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista em Desenvolvimento pessoal e Familiar/Formação em Biologia Cultural/Especialista em Planejamento Estratégico. Gerente de Educação Básica e Continuada do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

 

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]