• Carregando...
No espaço digital, os alunos têm a sensação de estar dentro do filme. (Foto: João Borges)
No espaço digital, os alunos têm a sensação de estar dentro do filme. (Foto: João Borges)| Foto:
No espaço digital, os alunos têm a sensação de estar dentro do filme. (Foto: João Borges)

No espaço digital os alunos têm a sensação de estar dentro do filme. (Foto: João Borges)

Tornar o aluno protagonista do processo de ensino-aprendizagem, tendo a tecnologia como aliada é a experiência que os professores da rede municipal de educação de Curitiba poderão ter durante a Semana Cultural Literária que acontece de 27 a 31 de maio, no espaço educativo FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Curitiba da PUC.

Unindo as características de um planetário com as de um cinema 4D de alta definição, o espaço apresenta conteúdos educativos em 360 graus imersivo, nas áreas de Ciências, Física, Biologia e Astronomia, para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Por meio dessa tecnologia, denominada fulldome, os alunos têm a sensação de estar dentro do filme, como personagens espectadores, e os professores, com o auxílio de materiais pedagógicos, podem envolver os alunos nas diversas temáticas das disciplinas apresentadas em cada um das sessões educativas, por meio de atividades que podem ser trabalhada em sala de aula, antes de depois de cada exibição.

Durante a Semana Cultural Literária, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, os professores conhecerão, gratuitamente, as possibilidades pedagógicas dos seguintes conteúdos: Seleção Natural, explicando, a partir das teorias de Charles Darwin, a evolução da vida na Terra. Kaluoka’hina – O recife encantado, trabalhando a relação entre os seres humanos e o ecossistema. Astronomia, com o sistema solar e o interior dos planetas rochosos, e Galileu, apresentando as questões da gravidade e as leis do movimento.

Para participar, os professores devem se inscrever com as equipes gestoras de cada unidade escolar. As informações necessárias serão divulgadas pela equipe do projeto EduCultura, responsável pela ação na Secretaria de Educação.

Confira a programação:
De 27 a 30 de maio, as sessões do filme educativo “Seleção Natural” acontecem às 9h, 10h30, 14h e 15h30. No sábado, 31 de maio, o espaço apresenta, às 13h, o filme educativo “Kaluoka’hina – O recife encantado”, às 14h e 16h “Astronomia”, às 15h “Galileu” e às 16h50 o filme “Seleção Natural”.

>>Texto enviado pela equipe de comunicação do Grupo Marista, parceiros no blog Educação e Mídia.

>>Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]