i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Educação e Mídia

Foto de perfil de Educação e Mídia
Ver perfil

Por que é importante investir na educação infantil?

  • PorInstitutoGRPCOM
  • 16/09/2016 11:47
(Foto: Prefeitura de Pato Branco/Divulgação)
(Foto: Prefeitura de Pato Branco/Divulgação)| Foto:
(Foto: Prefeitura de Pato Branco/Divulgação)

(Foto: Prefeitura de Pato Branco/Divulgação)

Os primeiros anos de vida de uma criança necessitam de cuidados e educação de qualidade, que lhe proporcionem bem-estar para a edificação das bases do seu desenvolvimento e aprendizagem. Isso impacta significativamente em suas habilidades cognitivas, sociais, motoras, emocionais e influenciará o processo de alfabetização. A qualidade nesses cuidados amplia o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem da criança e previne a exclusão social e econômica.

De acordo com um estudo feito pelo prêmio Nobel de economia, James Heckman, cada dólar investido na educação infantil rende sete vezes mais ao longo do tempo. Isso é comprovado especialmente nos casos em que as crianças provêm de meios desfavorecidos. Vários outros estudos enfatizam resultados semelhantes.

A Comissão da União Europeia declara que a qualidade dos cuidados e da educação na primeira infância é a base para a aprendizagem ao longo da vida e um investimento sustentável para uma sociedade. Isso reduz o risco de abandono escolar futuro e se não for feito com qualidade tem prejuízos que não podem ser reparados ou ganhos mais tarde por meio da educação.

Conforme comprovam estudos do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos, esses cuidados com a educação infantil trazem resultados de aprendizagem positivos em alunos de 15 anos de idade. Um dos efeitos positivos desse investimento na qualidade da educação infantil é a redução da desigualdade e da discriminação entre as diferentes classes sociais.

O investimento na educação infantil deveria ser a parte mais importante de um programa educacional, pois tem um impacto e um benefício para toda a vida do indivíduo. Isso se deve ao fato que as bases para a aprendizagem, para a confiança, para a formação de relacionamentos, entre outras competências, são formadas nos primeiros sete anos de vida. Criar uma fundação estável na primeira infância impacta em adultos melhores, capazes, produtivos e valiosos, que poderão “pagar seus dividendos” para as gerações futuras.

Toda criança tem o direito a uma educação infantil sistematicamente planejada, a um professor bem preparado, a um ambiente enriquecedor e diversificado para brincar, que oportunizarão seu desenvolvimento. Essa é uma forma eficiente de prevenir a vitimização, a exclusão e as desigualdades sociais. A educação infantil é um direito de toda criança e sua qualidade está diretamente relacionada às possibilidades de uma boa vida.

* Artigo escrito por Annukka Lyttinen, professora finlandesa, mestre em Educação e colaboradora da equipe de coordenação da Pós-graduação em Educação Transformadora da Associação Gente de Bem, instituição que desenvolve programas de educação integral transformadora para adolescentes, professores e famílias. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação & Mídia.

 **Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.