• Carregando...
Por uma internet mais segura
| Foto:

Quando a Internet começou a se popularizar no Brasil, no final da década de 1990, falávamos muito de um novo mundo, o ciberespaço, mas como algo separado da “vida real”. Décadas após,  a recente massificação do acesso à Internet via telefones celulares no Brasil permite afirmar que a Internet é mais um ambiente da vida social. Mesmo com as inovações e singularidades, definitivamente não podemos mais sustentar uma separação entre mundo “real e digital”. A Internet é um ambiente no qual as pessoas se relacionam, criam, compartilham e consomem coisas, refletindo os valores individuais e coletivos.   sociedade.

 

Além de ser caixa de ressonância, a Internet pode dar potência e escala para comportamentos e conteúdos, inclusive os violentos, que discriminam, polarizam e excluem. Focada na promoção e defesa dos direitos humanos na Internet, a SaferNet Brasil trabalha para dar potência ao uso consciente, seguro e positivo da Internet. Usamos a própria Internet para operar a Central Nacional de Denúncias para cibercrimes contra os direitos humanos e o Canal de Ajuda (Helpline.org.br) que oferece orientação gratuita e sigilosa para vítimas de violência online por email e chat.  

 

Atentos para evitar a armadilha do termo “nativos digitais”, acreditamos que as novas gerações não nascem habilitadas para o uso crítico e cidadão das novas tecnologias se não oferecermos recursos para que as desenvolvam. A proteção de crianças e adolescentes é prioridade absoluta pela Constituição Federal, seja qual for o ambiente ou a tecnologia, mas precisamos (famílias, gestores, educadores) avançar para além da proteção e prover recursos e espaços de participação para que os mais jovens ajudem a encontrar as alternativas para consolidar uma cultura de paz e respeito à diversidade também na Internet. Jovens ou adultos, todos estamos implicados na construção da Internet que que queremos usar e vivenciar. Grupos vulneráveis veem os ataques amplificados em escala, mas ao mesmo tempo têm na Internet um dos principais espaços para articulação, expressão e conexão com canais de ajuda.   

 

Estamos animados e orgulhosos com este espaço para compartilhar ações e reflexões sobre cidadania digital, uso positivo da Internet, protagonismo juvenil, leitura crítica das mídias e empatia como recursos para enfrentar a escalada de violações aos direitos humanos nesta sociedade cada vez mais digital. Apostando em uma abordagem multissetorial, acreditamos que as tecnologias digitais são aliadas para dar mais potência e escala para a defesa e promoção dos direitos humanos.

 

*Texto escrito pela Equipe SaferNet Brasil. A empresa é parceira do Instituto GRPCom no Blog Educação e Mídia e colabora enviando textos voluntariamente.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagr-am.com/institutogrpcom

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]