• Carregando...
Quando a mídia invade a sala
| Foto:

Como aluna do Ensino Médio, vejo que é muito comum ouvir críticas à mídia dentro da sala de aula. Essas críticas, na maioria das vezes, vêm de alguns professores, que afirmam que ela de nada serve além de manipular e alienar os alunos. Segundo eles, deveriam “se concentrar mais nos estudos e menos em mídias”.
Diante dessa situação, eu me pergunto: será que eles estão realmente certos? Não, claro que não! Ora, deve existir alguma maneira de fazer com que essa associação seja produtiva, não?
Devemos ter a consciência de que a mídia pode ser poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem, trazendo informações atuais, contextualizando conhecimentos e estimulando o exercício da cidadania. A mídia, sob suas diferentes formas, é um recurso com inúmeras possibilidades. Um exemplo: o uso do jornal em sala de aula, como defende o projeto Ler e Pensar, da Gazeta do Povo, pode trazer resultados efetivos, uma vez que os alunos têm a possibilidade de articular os conteúdos aprendidos com os fatos vivenciados por eles mesmos.
Além de benefícios na aprendizagem, os alunos estão cada vez mais conscientes de que podem utilizar esse valioso recurso como forma de expressão. Um exemplo é o caso de três estudantes na Bahia, fãs dos personagens “empreguetes”, da novela Cheias de Charme, da TV Globo. Por iniciativa própria, recriaram o hit e produziram um clipe com as personagens para criticar a greve no ensino estadual da Bahia. Utilizando esse potente meio de comunicação, elas conseguiram chamar a atenção de todos, inclusive do governo.
Claro: aqui, não estamos falando da causa da manifestação, mas sim da maneira como essas estudantes tiveram a oportunidade de se expressar, chamando a atenção e chegando ao conhecimento de todos.
Ainda, com a era digital, o acesso aos diversos meios de leitura foi facilitado. E com ele, informações que anteriormente demoravam muito tempo para chegar aos alunos, hoje podem ser obtidas na exata hora em que são necessárias. É o caso da internet, com a explosão dos blogs, Youtube, Facebook.
Assim acredito: a mídia é uma aliada e não rival da educação; cabe ao professor utilizá-la de acordo com a sua realidade e experiência, agregando ainda mais conteúdo em suas aulas.
Convido você educador, aluno e leitor a comentarem sobre o assunto. O que você acha da mídia em sala de aula?

Felipe Rosa /Agência de Notícias Gazeta do Povo

>> Natieli Guimarães é estudante do Ensino Médio em Colombo e trabalha com projetos de mídia e educação no Instituto GRPCOM.

>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]