• Carregando...
Quando e como escolher um curso de pós-graduação
| Foto:

A grave crise econômica vivida nos últimos anos gerou uma grande oferta de candidatos disponíveis no mercado. Diante dessa abundância, as empresas levantarão cada vez mais a altura da barra que o postulante terá de saltar para ser admitido.

Muitos profissionais buscam fazer uma pós-graduação para se diferenciar. O problema é que essa necessidade vem justamente no momento de maior maturidade na carreira, com o aumento das pressões por resultado, horas extras de dedicação no trabalho, e menos tempo para o casamento, filhos e amigos.  Como encaixar o melhor curso de pós-graduação nesse cenário?

A resposta é simples: a educação a distância já é uma realidade e com o desenolvimento de novas tecnologias como o Adaptive Learning a experiência do aluno será cada vez mais agradável. Até que tenhamos na modalidade 100% EAD a fórmula ideal, surge o ensino híbrido (parte presencial e parte a distância) como alternativa para os profissionais que buscam networking, trocas de experiências e aulas expositivas que realmente valham a pena, com professores Showmans ao melhor estilo aula de “cursinho”.

Instituições modernas têm adotado o ensino híbrido para entregar a melhor experiência para os profissionais em processo de ascensão, investindo em nomes de peso para os encontros presenciais e utilizando o ensino a distância para entregar conteúdo e reduzir o tempo de intregralização do curso – por exemplo, um curso de pós-graduação tradicional tem duração de 360 horas; no modelo presencial, o curso pode durar até 2 anos; já no ensino híbrido (70% EAD e 30% Presencial), poderá ser concluído em 6 meses.

O ensino híbrido é uma tendência e pode ser indicado para os profissionais que precisam ir direto ao ponto com a especialização, um curso que necessariamente você já sai da aula aplicando os conceitos.

No Brasil, muitos profissionais ainda têm dúvidas sobre qual pós-graduação escolher,  se devem focar numa uma Pós Lato Sensu ou Stricto Sensu. Afinal qual é melhor?

Nesse caso a resposta é ‘depende’: os cursos de pós-graduação Lato Sensu são indicados para quem tem pouco tempo e precisa rapidamente se especializar num ramo de atividade com o propósito de atuação no mercado corporativo; já os cursos de Stricto Sensu têm o foco na carreria científica acadêmica.

Abaixo, uma figura que ilustra bem essa diferença:

As grandes instituições de ensino já entenderam essa diferença e faculdades modernas buscaram alterar seus modelos acadêmicos substituindo a obrigatoridade da monografia nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) por projetos integradores ou trabalhos práticos, deixando o rigor das teses acadêmicas e produção científica para os cursos de mestrado ou doutorado.

Independentemente da sua escolha, procure por uma instituição que fará com que sua pós-graduação se destaque, que tenha capacidade de te projetar em cenário nacional e de preferência atenda a um nicho específico de mercado. Fuja dos cursos genéricos e que já tenham uma grande quantidade de ofertas e profisisonais.

Abaixo um quadro com uma pesquisa realizada pelo Senai, apontando as profissões do futuro. Em muitos casos, o caminho mais curto e rápido para conseguir se diferenciar nessas áreas é um curso de pós-graduação.

* Carlos Eduardo Leite Ribeiro, atua há mais de 10 anos no Ensino Superior Privado, autor de dois livros Recriação em Ônibus e Recriação Aqui e Acolá, foi professor e gestor na área educacional, realizou um trabalho de liderar as estratégias comerciais com o objetivo de captar novos alunos no grupo Kroton.  Atualmente gerencia o ensino superior das Faculdades da Indústria Sistema Fiep.  Fiep colabora voluntariamente com o Blog Educação e Mídia.

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]