• Carregando...
Quando o professor torna-se um chato.
| Foto:

Como impedir um professor de dar opinião na sala de aula? Simples. Basta que ele fundamente seus argumentos. Os alunos, assim, aprenderão que há uma diferença essencial  entre argumento e opinião.

Janisse_130613

Eu opino quando me perguntam se o Brasil será campeão do mundo. Eu opino se me perguntam como terminará a série Games of Thrones. Eu opino quando me perguntam se uma pessoa é bonita.

Eu argumento quando perguntam se o Brasil poderia ter organizado uma Copa mais eficaz. Eu argumento quando me perguntam se os pais devem bater em seus filhos. Eu argumento quando me perguntam se o Marco civil da internet é uma lei que contribui para a democracia.

Argumentar é expor fundamentos de suas afirmações. E esses fundamentos provem de fontes legais, legítimas e reconhecidas. Muita gente acha que fundamentar é dizer “li em um livro, vi um filme, um jornalista publicou, etc”. Fundamentar é esclarecer ( tornar claro!) de onde vem aquilo que você afirma.

O papel de argumentar é abrir-se para o debate. Não importa a extensão de suas fontes nem o reconhecimento e a legitimidade deles. A natureza dos argumentos é a sua possibilidade de refutação. Sem isso não há diálogo, mas fé.

A refutação, igualmente, exige esse rigor. Sem rigor, o debate vira conversa de botequim.

Consideração básica e evidente ( a evidência, segundo Descartes, é a afirmação tão clara e distinta para a razão que não carece de demonstração): sala de aula não é botequim!

Professores que esquecem que seu compromisso com os jovens é ensina-los a pensar criticamente, contribuindo, entre outras coisas,  para o aprendizado das práticas da argumentação, tornam-se uns chatos. Chatos por acharem que suas opiniões podem substituir a formação. Chatos por acreditarem que usar o tempo da aula para expor suas opiniões sem fundamenta-las adequadamente é um direito do professor. Outra evidência: não é um direito do professor!

Uso a palavra chato para não ser chato e chamar esse tipo de professor de irresponsável e mau caráter. Isso seria agressivo. Mas, garanto, eu teria muitos argumentos para fundamentar minhas afirmações.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]