Os apresentadores do programa Entrelinhas conversam com o advogado Emerson Grigollette sobre o comentarista político Rodrigo Constantino, que está em tratamento contra um câncer nos Estados Unidos (EUA) e integra a lista de exilados brasileiros que deixaram o país para fugir de perseguições judiciais. Alexandre de Moraes autorizou o desbloqueio das contas bancárias do jornalista.
"Abril Vermelho"
O Entrelinhas recebe também o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) para discutir o alerta da oposição sobre o risco de um aumento significativo nas invasões de terras em abril. Com críticas à falta de ações efetivas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus acenos constantes ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), há preocupação de que este ano registre um número recorde de invasões durante o chamado “Abril Vermelho”, período considerado crítico por agricultores e representantes do setor produtivo.
Para aumentar a popularidade, Lula critica até roubos de celulares
Parece mentira, mas, em meio à queda de popularidade, Lula passou a adotar um novo discurso sobre segurança pública para tentar recuperar apoio eleitoral. Além de intensificar a defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que amplia os poderes da União nessa área, o governo aposta na criação de um aplicativo para reduzir os roubos de celulares.
Programa Pé-de-Meia tem irregularidades e beneficia mais pessoas do que alunos matriculados
Lançado pelo governo Lula para apoiar alunos de baixa renda do ensino médio público, o programa Pé-de-Meia já enfrenta suspeitas de fraudes. Segundo levantamento do Estadão, em pelo menos três cidades da Bahia, Pará e Minas Gerais, há mais beneficiários do que estudantes matriculados. Além disso, em 15 cidades de cinco estados, o benefício foi pago a 90% dos alunos, e até mesmo a pessoas que não atendem aos critérios de renda mínima.
"Taxa das Blusinhas" entra em vigor – e não é pegadinha de 1º de abril
A partir desta terça-feira (1), consumidores de 10 estados pagarão mais caro por compras em sites como Shein, Shopee e AliExpress. O ICMS sobre importados subiu de 17% para 20%, após aprovação do Comsefaz no fim de 2024. A medida já vale para Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Roraima e Acre. Nos demais estados, dependerá de decretos ou leis estaduais e pode entrar em vigor apenas em 2026.
Acompanhe essa e outras notícias no Entrelinhas, ao vivo de segunda a sexta-feira, às 15h30, no canal do YouTube da Gazeta do Povo. O programa é apresentado por Mariana Braga e Frederico Junkert, com análises e comentários de Desirée Peñalba, Victor Luchesi e Gabriel César. Não perca!




