Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Entrevistas exclusivas com protagonistas da política brasileira. Debates profundos sobre os principais assuntos da atualidade.

Programa Entrelinhas

Depoimento de Mauro Cid tem “insistência de Moraes”; como foi o Entrelinhas

Depoimento Mauro Cid
No programa Entrelinhas, convidados comentam em tempo real depoimento do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid. (Foto: Reprodução YouTube)

Ouça este conteúdo

No programa Entrelinhas desta segunda-feira (09), o tema foi o depoimento do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, perante o ministro Alexandre de Moraes. O interrogatório pretendia desvendar a suposta "trama golpista" de 2022, porém, segundo os analistas do programa, tudo indica que se tratou de um "jogo de cartas marcadas".

O comentarista Frederico Junkert destacou a velocidade do julgamento. Enquanto o "mensalão" teve seus fatos divulgados em junho de 2005, denúncia apresentada em 2007 e sentença transitada em julgado somente em 2014, o processo sobre o suposto golpe de estado se encaminha para a fase final apenas quatro meses depois da apresentação da denúncia. Isso revela "uma vontade dos ministros de condenar todos os réus e acusados o quanto antes", conforme avaliou Junkert.

"Eles sabem que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro terá reflexos sobre as eleições e sobre a instrumentalização do aparato de justiça, para perseguir opositores políticos", lembrou o comentarista. Ainda, Junkert destacou a própria declaração do ministro Luís Roberto Barroso, para quem o processo deve ser julgado “o quanto antes”, para evitar interferência nas eleições de 2026.

O interrogatório de Mauro Cid

A respeito do conteúdo do depoimento de Mauro Cid, a jornalista Amanda Caixeta opinou que o ministro induziu o depoente a confirmar sua narrativa. "Ele não tem muito interesse em querer buscar de fato a verdade", criticou. Caixeta apontou que Moraes, além de "vítima", é também "relator, acusador e investigador", o que “evidentemente extrapola sua competência”.

A jornalista também avaliou o trabalho da imprensa, em que jornalistas parecem ter um "canal direto" com o Ministério da Justiça. "Eles não só tem acesso a informações privilegiadas, que nem mesmo os advogados têm, mas também já adotaram um tom de sentença", disse. Caixeta se refere a algumas manchetes que já declaram que houve, realmente, uma "trama golpista".

O Entrelinhas vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, trazendo os principais temas do cenário político e econômico do país. A apresentação é de Mariana Braga, com comentários de Frederico Junkert, advogado e especialista em direito constitucional.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.