Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Entrevistas exclusivas com protagonistas da política. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Entrelinhas

Julgamento de Jair Bolsonaro é risco à imagem do Brasil

O programa Entrelinhas desta quarta-feira (2) trará em destaque a matéria do jornal inglês Financial Times, que publicou uma reportagem afirmando que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado pode ser um risco à imagem do Brasil no cenário político. Bolsonaro e outros sete acusados serão julgados pela Primeira Turma da Corte por tentativa de golpe de Estado. O veículo, contudo, ressalta que o julgamento do ex-presidente pode elevar seu perfil político e até mesmo transformá-lo em um mártir.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) analise o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta obstrução de Justiça ao convocar apoiadores para a manifestação do último dia 16 de março, no Rio de Janeiro, que pedia a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e alertou para a necessidade de enfrentar o que seria uma perseguição política a ele e seus aliados. O pedido de prisão preventiva de Bolsonaro foi protocolado pela vereadora Liana Cirne (PT-PE).

Imprensa sem voz é censura!

A AGU, através da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, busca censurar a Brasil Paralelo por um episódio da série "Investigação Paralela" que questiona a condenação no caso que originou a Lei Maria da Penha, o que é visto como uma atuação inédita da AGU em relação a conteúdo sem ligação direta com o governo federal. Juristas criticam a ação civil pública da AGU contra a Brasil Paralelo como um ataque à liberdade de expressão. Acompanhe a opinião dos nossos comentaristas.

Popularidade de Lula se mantém em queda

A nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) mostrou que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) piorou ao longo do último mês. O levantamento mostra uma aprovação em queda livre, refletindo a dificuldade de se reverter a perda de popularidade do petista mesmo com anúncios de medidas mais populares, entre as quais o projeto de isenção do Imposto de Renda a quem ganha até R$ 5 mil, o reforço do programa Pé-de-Meia e a ampliação do Farmácia Popular.

Segundo a Quaest, a desaprovação cresceu 7 pontos percentuais na comparação com a avaliação do mês passado e chega a 56%. Já a aprovação caiu 6 pontos percentuais e soma 41%. No Nordeste, maior base eleitoral petista, a desaprovação de Lula cresceu para 46%.

Espionagem

O embaixador brasileiro no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho, foi chamado para dar explicações formais sobre uma suposta operação de espionagem da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra o país. A denúncia, divulgada pela imprensa brasileira, gerou forte reação do governo paraguaio, que considerou o ato uma grave violação de sua soberania. Em resposta à denúncia, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, anunciou a suspensão imediata das negociações com o Brasil sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu, que trata da revisão dos termos financeiros da hidrelétrica binacional.

Documentário “The Fake Judge” promete expor o Poder Judiciário brasileiro

O Entrelinhas recebe também o jornalista português Sérgio Tavares, detido pela PF em 2024 quando chegou ao Brasil para cobrir uma manifestação organizada pela direita. Seu documentário “The Fake Judge – A história de uma nação nas mãos de um psicopata” tem estreia prevista para o mês de maio de 2025 e conta com entrevistas de Jair Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Oswaldo Eustáquio, Allan dos Santos, Cacique Sereré e outros refugiados do 8 de janeiro na Argentina e Itália.

Fique bem informado com essas e outras notícias no programa Entrelinhas, às 15h30, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, com a análise dos comentaristas convidados Diogo Forjaz e Henrique Mercabô. A apresentação é de Mariana Braga e Frederico Junkert.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.