Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Zucco é cotado para liderar a Oposição na Câmara em 2025

(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Ouça este conteúdo

O deputado federal Zucco (PL-RS) tem articulado para assumir a liderança da Oposição na Câmara dos Deputados em 2025, substituindo o deputado Filipe Barros (PL-PR), que segue no comando até fevereiro do ano que vem. Zucco, que está em seu primeiro mandato na Casa, é conhecido por sua atuação em pautas prioritárias para a direita, como segurança pública e agronegócio. Além disso, ele ganhou destaque como presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento Sem-Terra (MST) no ano passado.

Outros nomes chegaram a ser ventilados para o cargo, como o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que liderou a oposição no primeiro semestre de 2023, e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), mas fontes confirmaram à coluna Entrelinhas que o deputado Zucco é o primeiro da lista para assumir o posto em 2025. O nome de Zucco conta com a aprovação do dirigente do Partido Liberal (PL) na Câmara Federal, Altineu Côrtes (PL-RJ), e do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto. O parlamentar gaúcho também tem proximidade com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A mesma articulação definiu que Silva deverá ser o líder na legislatura de 2026.

A liderança da Oposição na Câmara é um cargo estratégico, com responsabilidades que incluem participar de reuniões com o presidente da Casa, discutir a pauta de plenário e orientar bancadas durante as votações. Além disso, líderes têm direito a tempo de fala privilegiado em debates, o que reforça a relevância do posto.

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.