Há algum tempo, o site Bloody Disgusting publicou uma lista das crianças mais perturbadoras dos filmes de horror. Como meu amigo Rafael Waltrick, do blog Cinema em Casa, tenho uma predileção por levantamentos genéricos desse tipo. Por isso, resolvi replicar o conteúdo por aqui.
A lista inclui algumas seleções óbvias, como a jovem Sadako, de O Chamado (1998), as crianças de A Aldeia dos Amaldiçoados (1960) e Regan, de O Exorcista (1977). Senti falta de crianças problemáticas como Macaulay Culkin em Anjo Malvado (1993) ou o elenco juvenil e assassino de ¿Quién Puede Matar a un Niño? (1977).
Veja abaixo e tire suas conclusões:
16. Sadako, de O Chamado (1998)
A jovem, que na refilmagem americana se chama Samara, fez com que o vídeo cassete deixasse de ser um instrumento prestes a se tornar obsoleto, em 1998, para se tornar assustador.
15. Menina vampira, de 30 Dias de Noite (2007)
No filme, uma cidade do Alaska é tomada por vampiros. A menina da foto grita perturbadoramente para os humanos que a descobrem no meio de uma refeição. #Creepy
14. Menina zumbi, de [REC] (2007)
O hit espanhol de 2007 tinha muitos triunfos. Um deles era a jovem menina que dizia que não estava se sentindo muito bem, mas já carregava o vírus que dava fome de carne humana.
13. Crianças fantasmas, de O Sexto Sentido (1999)
Leva um tempo para nos acostumarmos com a ideia de que os fantasmas no primeiro grande sucesso de M. Night Shyamalan são inofensivos aos personagens vivos. Até lá, as crianças mortas que aparecem pelo filme são muito sinistras.
12. Rhoda Penmark, A Tara Maldita (1956)
Fria e calculista, a personagem interpretada por Patty McCormack entrou para a história como uma das assassinas mais gentis do cinema. Triste mesmo é a tradução do título original, The Bad Seed.
11. Gage Creed, Cemitério Maldito (1989)
Ainda bebê, Gage foi atropelado por um caminhão. Seu pai decidiu que estava muito jovem para morrer e o enterrou num cemitério indígena. O resultado foi uma criança perturbadora, que convida a mãe para brincar e a corta com uma navalha.
10. Elenco de crianças de Colheita Maldita (1984)
O estranho grupo de adolescentes que persegue Linda Hamilton e Peter Horton nessa adaptação de um conto de Stephen King não poderia ficar de fora dessa lista. Destaque para o velho jovem Isaac e o ruivo Malachai.
9. Simón, O Orfanato
A máscara é mais assustadora do que a criança em si. Embora também não seja ameaçador, as aparições do menino para a mãe provocam bons sustos no público. O final amargo só piora tudo.
8. Elenco de criança de A Aldeia dos Amaldiçoados (1960)
Crianças de cabelo branco com poderes sobrenaturais e olhares vagos assustadores. Precisa dizer mais? Mesmo na refilmagem de John Carpenter, A Cidade dos Amaldiçoados (1995), o elenco infantil é macabro.
7. Criança fantasma, de O Grito (2004)
Esse espírito japonês aparece em cima do armário, no vão do elevador e na cama. Praticamente em todos os lugares da casa e sempre de forma inesperada. Dá para não ter medo dele?
6. Meninas cantoras, da série A Hora do Pesadelo
1, 2… Fredy vem te pegar! A canção, responsável por dar pesadelos nas últimas duas gerações, era sempre cantada por meninas brincando. Se você a ouve nos sonhos, pode esperar. Robert Englund logo aparece com suas garras.
5. Menino vampiro, de A Mansão Marsten (1979)
No telefilme de Tobe Hopper que adapta o livro A Hora do Vampiro, de Stephen King, uma criança bate na janela do seu irmão pedindo para ser convidado para entrar. A cena é particularmente horripilante.
4. Irmãs Grady, de O Iluminado (1980)
Embora seja um filme sem emoção alguma, a adaptação do best seller de King por Stanley Kubrick trouxe as duas irmãs fantasmagóricas que aparecem para Danny enquanto ele passeia pelos corredores do Overlook Hotel de triciclo. Logo depois, há muito sangue espalhado pela sala.
3. Regan MacNeill, O Exorcista (1977)
Por mim, a interpretação e a maquiagem de Linda Blair deveriam ser coroadas como a criança mais assustadora do cinema. Como não fiz a lista, ela e o crucifixo ficam com o terceiro lugar.
2. Menina zumbi, de A Noite dos Mortos Vivos (1968)
Numa época em que a obra de Romero era a violência mais explícita possível de ser vista num filme de horror, a filha morta-viva do casal Cooper chocou o mundo ao devorar a própria mãe. A imagem da criança se tornou um ícone do gênero.
1. Damien Thorn, de A Profecia (1976)
Provocador de animais, incitador de suicídios e o anticristo em pessoa. Demian, na versão de Richard Donner (e somente aqui), deu uma trabalheira danada para o casal interpretado Gregory Peck e Lee Remick. O personagem apareceu em duas sequências e uma refilmagem. Nenhuma presta.
E aí, faltou alguma criança diabólica? Concorda com a ordem acima? Escreva abaixo!
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião