i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Fernando Martins

Foto de perfil de Fernando Martins
Ver perfil
Mandamentos sanitários

Tá na Bíblia: use máscara e mantenha o isolamento social

  • Fernando MartinsPor Fernando Martins
  • 11/09/2020 17:06
As regras sanitárias e de higiene da Bíblia
Ilustração: Marcos Tavares| Foto:

Admito: o título é chamativo – uma técnica para atrair a atenção. Pode haver quem ache que é forçado. Mas não está errado, dependendo da forma como se interpreta a Bíblia.

Vamos lá... Não há nas Sagradas Escrituras nenhuma recomendação para usar máscara e manter o isolamento social por causa da pandemia de coronavírus. Nem poderia haver, já que se trata de um livro com milênios de existência.

Mas, dentre os 613 mandamentos do Antigo Testamento (sim, são muito mais do que dez!), há uma série de surpreendentes regras sanitárias e de higiene que ainda hoje são atuais. Por exemplo: a Bíblia estabelece quarentena para pessoas com doenças infecciosas. Manda que todos tomem banho e lavem as mãos e as roupas com frequência. E fixa até mesmo o princípio dos modernos sistemas de esgoto sanitário.

Então não é nenhum despropósito adaptar o espírito do texto bíblico aos desafios impostos pela Covid-19. Para aqueles que creem que a Bíblia é a palavra de Deus, preservar a si e a sua comunidade de contaminações é uma determinação divina. E quem não acredita nas Escrituras pode ao menos se envergonhar por estar mais “atrasado” do que um povo tão antigo – isso para o caso de já estar cansado e quase desistindo de cuidar de si e dos outros nesses tempos de coronavírus.

Tradicionalmente, atribui-se a Moisés a autoria dos cinco primeiros livros da Bíblia, que teriam sido redigidos após a fuga do Egito, no período em que os hebreus vagaram no deserto – não se sabe exatamente quando ocorreram esses acontecimentos, e as estimativas são bem imprecisas: algo entre 1.600 a.C. e 1.200 a.C.

Nesses livros, estão mandamentos que regem não apenas a relação dos homens com Deus, mas também a vida em comunidade, incluindo normas sanitárias e de higiene.

Há pelo menos duas hipóteses para essas regras de higiene terem entrado na Bíblia. A teológica: Deus as ensinou para que seu povo tivesse saúde. E há a tese histórica: Moisés, filho adotivo da filha do faraó, teria tido acesso ao conhecimento dos sábios do Egito, a maior civilização que a humanidade já havia conhecido até então. E, ao colocar simples regras sanitárias como ordens de Deus, garantiu que elas fossem cumpridas sem questionamentos por um povo inculto.

Um dos mandamentos de Moisés prevê quarentena de pelo menos 14 dias – tal como a do coronavírus – para quem apresentasse manchas ou feridas que eventualmente pudessem ser de lepra, a doença infecciosa mais temida da Antiguidade. Caso a pessoa desenvolvesse sintomas, teria de deixar o convívio comunitário para se isolar, podendo retornar à vida social apenas quando estivesse curada.

As leis de Moisés também trazem, com milênios de antecedência, o princípio do sistema de esgoto contemporâneo – que é tirar os dejetos de dentro e das imediações das residências para levá-los a um lugar onde não causem contaminação. No livro bíblico Deuteronômio, há a determinação expressa para que cada pessoa se afaste do acampamento para fazer suas necessidades. E que leve consigo uma pá para cavar um buraco e enterrar suas fezes. Sim, por mais estranho que possa parecer, a Bíblia fala sobre o que fazer com o cocô.

Duas das práticas dos judeus mais conhecidas por quem é de outra religião – a circuncisão e a proibição de comer carne de porco – também são determinações bíblicas desse mesmo período. E ambas têm relação direta com a saúde. A circuncisão facilita a higiene íntima masculina. E a carne de porco, comparada com a de outros animais, potencialmente tem mais risco de conter microrganismos nocivos. Como o próprio nome sugere, o porco é um animal que costuma ser sujo. Hoje, com os modernos sistemas de controle sanitário, isso não é um problema. Mas era no segundo milênio antes de Cristo.

Na questão da alimentação, por sinal, os judeus contemporâneos também herdaram dos mandamentos bíblicos o hábito de não comer crustáceos, ostras e mexilhões. Quem aprecia esses frutos do mar sabe que eles trazem um risco maior de intoxicação alimentar do que outros alimentos, caso haja descuido no preparo.

O Antigo Testamento contém ainda determinações para que os hebreus tomassem banho e lavassem as mãos e as roupas com relativa frequência. Hoje, isso pode parecer banal. Mas, nos tempos bíblicos, não havia o conhecimento da existência de microrganismos causadores de doenças e da importância do asseio. E tinha outro complicador: os hebreus vagaram 40 anos pelo deserto, onde a água é rara. Não seria surpreendente se eles achassem que seria um desperdício não guardá-la apenas para matar a sede. De qualquer forma, quando a orientação virou um mandamento de Deus, isso foi resolvido.

Curiosamente, o arraigado hábito judaico de lavar as mãos antes das refeições está no centro de um dos episódios que marcam o cisma entre o judaísmo e o nascente cristianismo – e que ajuda a explicar por que os cristãos abandonaram boa parte dos mandamentos de Moisés, inclusive algumas das regras sanitárias.

O Evangelho de Mateus narra que Jesus, que era perseguido pelas altas autoridades religiosas do judaísmo, foi vítima de uma tentativa de “pegadinha” quando estava numa refeição com seus seguidores. Os mestres das leis judaicas questionaram por que alguns de seus discípulos não haviam lavado as mãos, o que seria um desrespeito às normas divinas. Cristo então respondeu: “O que contamina o homem não é o que entra, mas o que sai da boca”.

Jesus obviamente estava questionando o apego à tradição vazia e tratando da maldade expressa em palavras – e não de etiqueta de saúde. Mas ensinamentos como esse contribuíram para os primeiros cristãos sentirem-se liberados de cumprir muitos dos mandamentos do Velho Testamento. Se o que contamina não é o que entra na boca, então não haveria problema em comer carne de porco. Não é?

Teoricamente isso não deveria ter promovido um liberou geral em matéria de cuidados de higiene. Afinal, o  cristianismo considera que o corpo é sagrado por ser a morada da alma. Por isso, deve ser preservado. O problema é que, por quase dois milênios, os cristãos não tiveram a menor ideia de que os antigos mandamentos de Moisés tinham relação com a saúde. Imaginaram ser apenas uma tradição judaica arcaica. Não relacionavam comportamentos anti-higiênicos com as doenças que contraíam. E tampouco achavam que isso era uma agressão ao próprio corpo e que poderia representar um risco a sua comunidade.

Mas hoje, especialmente em meio à pandemia, não há mais essa desculpa. Afinal, está na Bíblia: cuide de si e dos outros.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MARIA LUCIA FUZETTI PENSO

    ± 24 dias

    Muito bom e instrutivo, artigo deveria estar nas escolas para conhecimento dos nossos Jovens. Obrigada

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      WILSON

      ± 28 dias

      Alguém lá em baixo comentou que o "livrão" não é alienado . Não é mesmo , não é alienado nem um pouco , é verdadeiramente alienígena !!! Trocadilho bem veraz ,acreditem....Hehehehehe....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        MF

        ± 29 dias

        Isso mesmo... cuidemos da saúde, se estivermos doentes nos afastemos... Mas o restante com as devidas precauções não interrompam seus trabalhos, seus estudos, etc...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          José Tadeu Lúcio Machado

          ± 29 dias

          Descobri porque passamos de 130.000 óbitos, é devido ao uso de máscaras, nada como ter leitor bem informado para nos transmitir que máscaras matam.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            Felipe

            ± 29 dias

            Parabéns! Escreveu o óbvio, mas tem gente que tem que ler ou escutar o óbvio. Muito do que está na bíblia se refere a inteligência sanitária. E os bitolados não conseguem ver isso. E também há as passagens que tratam de relacionamentos, sexo, convívio social. São atemporais. Fiquei lembrando dos mandamentos. Não roubarás!! (7º) Políticos do Brasil inteiro em especial do RIO (pastores licenciados) roubam seus eleitores a todo tempo. É muita hipocrisia. Religião usada para acobertar crimes. ACORDEM!!! Abram os olhos!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              ALEX NASCIMENTO GONCALVES

              ± 29 dias

              o texto bíblico é excelente; o problema é que as autoridades de hoje, querem ir mais longe do que a bíblia, e ai, tem agora uma quarentena que não acaba nunca! se fosse apenas 14 dias, creio que a maior parte da população entenderia, porem, 3 meses e agora querem volta de novo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                luiz carlos gatto

                ± 29 dias

                Excelente texto!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  Weber

                  ± 29 dias

                  Usar máscara por longo tempo é um absurdo. Já há casos de mortes pelo uso da máscara. E, infelizmente, pode ocorrer mais doenças devido ao uso da máscara. Isso se deve ao gás carbônico concentrado dentro da máscara.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • N

                    NH4NO3

                    ± 29 dias

                    Não só a política se misturou com religião, como religião se misturou com Ciência. Uma pena esta contaminação! Vai ser difícil colocar cada um no seu devido lugar.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      salcutrim

                      ± 29 dias

                      Mas claro, na Biblia nao havia nenhuma mencao a lockdown. Quarentena para doentes, mas nao quarentena para saudaveis. O problema é que agora a biblia da saude é a declaraçao dos idiotas do Imperial college que fecharam a economia mundial, e matando todo mundo sob esse lockdown horizontal.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • N

                        NH4NO3

                        ± 29 dias

                        Como diria o Robin: "Santa ignorância!" Médicos serem confrontados com aventureiros políticos e suas falas ignorantes! É isto que dá eleger aventureiros ignorantes, que não sabem nada e, pior, usam a mídia para propagar mentiras, crendices populares. Eu ouço a Ciência e tampo meus ouvidos para fontes duvidos e, na maioria das vezes, ocultas, sem cara, sem identidade. O Imperial College tem identidade, já quem diz ao contrário, aparece só a voz, muitas vez uma voz robotizada que imita muito bem a voz humana. Pode ir.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • S

                      salcutrim

                      ± 29 dias

                      Gostei de seu artigo. Eu leio o livro de Levíticos e toda a lei que vejo ali tem a ver com saude. Alguns ceticos nao têm resposta e tentam dizer que deve ter sido ETs que falaram aquilo a Moisés no deserto porque ele nao tinha como saber daquilo. Todas as leis, se aplicada a ciencia hoje, tem a ver com a saude. Nao comer gordura, nao comer camarao, etc. Sou filho de pescador e ja vi gente ter alergias terríveis de camarao. Ou foi Deus que revelou isso a ele, ou Moisés era um anjo pra saber daquilo. Mesmo na civilização egípcia, eles nao tinham esse tipo de conhecimento naquela época, tanto que a média de vida era de 35 anos ou algo assim. Toda as leis cerimoniais do VT tem a ver com saúde

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Admar Luiz

                        ± 29 dias

                        O prezado, faz o seguinte,"fique em casa", e não esqueça: use máscara e gel. Disse o obvio, né?, e nem precisava usar o AT pra isso. O que se discute é a eficacia dessas medidas ditatoriais, Fernando. O "Moisés disciplinador" hodierno está aí pra provar. Já colocou a focinheira e as rédeas. Agora só falta montar no nosso lombo, não?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 29 dias

                          A quarentena sempre foi para doentes e não para saudáveis...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

                            ± 30 dias

                            Gratificante ler um texto como esse. Compartilhei.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Eduardo Prestes

                              ± 30 dias

                              Lockdown é coisa de maluco, nenhuma sociedade sobrevive sem trabalhar, entra em colapso em uma semana. Quem propôs isso deveria estar no hospício. A “quarentena de saudáveis” e o uso indiscriminado de máscaras produziu mais de 130.000 mortos no Brasil, está na hora da seita da terra parada reconhecer que essas medidas NÃO funcionam, só prejudicaram a economia sem ganho sanitário algum. Tanto que na medida que as pessoas saíram de casa e aumentou a circulação, os níveis de contágio e óbitos diminuiu, cada vez são menores. Como explicam isso ? Ou a Suécia, que nunca fechou e teve resultados parecidos ? Ou o Peru, pior resultado mundial depois de rigoroso lockdown ?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • C

                                Claiton Vidal Hilgert

                                ± 28 dias

                                Alguns querem a proibição da cloroquina ou censura do presidente por falar que ela funciona por não ter prova científica de sua eficácia. Bem, o lockdown também não tem prova, nem máscara de pano, nem ivermectina, nem azitromicina, nem dexametazona, nem vitamida D, nem zinco. Nada tem prova científica, mas porque o lockdown e a máscara são obrigatórios e os outros são quase proibidos se todos são igualmente sem comprovação científica?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • D

                                DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

                                ± 30 dias

                                Nunca houve lockdown no Brasil.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Eduardo Prestes

                                ± 30 dias

                                A maior parte das mortes foram de idosos e pessoas com as tais “comorbidades”. E a maioria pegou em casa mesmo. O vírus circula na quarentena, sem grandes impedimentos. Muito irritante esse pessoal que vive ditando regras doidas sem qualquer responsabilidade sobre os resultados que produzem. Melhor cada um cuidar de si, pois o planejamento centralizado estatal não funciona.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • S

                              sansão

                              ± 30 dias

                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • W

                                WILSON

                                ± 28 dias

                                Kkkkkkk...... isto mesmo ! Conluio com Moisés !!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • D

                                DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

                                ± 30 dias

                                Do que você está falando?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • T

                              Teodoro Jacob Winkler

                              ± 30 dias

                              Orra meu meu! Fernando Martins, faísca atrasada. Só você não sabia que estes livros, a seu devido tempo e contexto, são versadeiros tratados de saude pública.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Ricardo Maia

                                ± 30 dias

                                Excelente artigo

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CLEUSA

                                  ± 30 dias

                                  Interessante!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    paulorobertobuhler

                                    ± 30 dias

                                    Excelente texto. Parabéns.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Lucia Haracemiv

                                      ± 30 dias

                                      Muita sabedoria na BÍBLIA!!!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • P

                                        Piupolino

                                        ± 30 dias

                                        Falou, falou, e qual o seu ponto?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Ana

                                          ± 30 dias

                                          O articulista leu a Torá, sobretudo o Levítico, e tentou usá-la como argumento de autoridade para justificar as medidas sanitárias impostas pelos entes estatais. Entretanto, no final, acabou se dando conta que ignorara o Novo Testamento e sua mensagem revolucionária em relação ao estrito apego às formalidades rituais. No final tentou consertar, mas obviamente não deu certo. A atitude de Jesus na pandemia seria pregar nas igrejas, perto do seu rebanho de excluídos e segregados, admoestando os fariseus a tratar seu semelhante como um ser humano e não apenas como um transmissor de doenças e, para aqueles que tivessem medo, ele lhes diria: "Por que temeis, homens de pouca fé"?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • A

                                            Ana

                                            ± 29 dias

                                            Isso. Continue com o antigo testamento. Já imagino Jesus de máscara e àlccol gel curando os leprosos. Não há mais nada anticristão que ficar trancado em casa, sendo reduzido à mera existência física, sem o contato com os semelhantes. Como Jesus disse, meu reino não é deste mundo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

                                            ± 30 dias

                                            A atitude de Jesus seria a de curar os enfermos, não de "pregar" nas igrejas, expondo a população a um vírus mortal. Deus salva, não expõe à morte. Lembra quando Deus salvou os primogênitos dos hebreus (que FICARAM EM CASA após a aspersão do sangue do cordeiro sacrificado) do anjo da morte que matou os primogênitos dos egípcios? (Ex 11,1 - 12,42).

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Meg Litton

                                          ± 30 dias

                                          Ainda não tinha relacionado um fato ao outro! Vou ler outra vez, com certeza! Obrigada por despertar minha curiosidade!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • I

                                            Irani Maciel

                                            ± 30 dias

                                            Interessante, a correlação. Na pior das hipóteses, servirá para indicar a algumas pessoas que o "livrão" não é alienado e despropositado, como muitos argumentam por aí. E um retorno às origens de fé talvez não façam nenhum mal a muitos brasileiros, que se acham perdidos emocionalmente, socialmente, e também em seus fundamentos de fé, acendendo velas à direita e à esquerda... Parabéns, Fernando.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            Fim dos comentários.