i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Filipe Figueiredo

Foto de perfil de Filipe Figueiredo
Ver perfil

Explicações para os principais acontecimentos da política internacional

Gestão na pandemia

O péssimo exemplo do governo brasileiro na diplomacia da vacina

  • Filipe FigueiredoPor Filipe Figueiredo
  • 23/02/2021 09:32
vacina brasil
Enfermeira prepara uma dose da vacina Oxford-AstraZeneca contra a COVID-19 para aplicação na comunidade Nossa Senhora Livramento, às margens do Rio Negro, no Amazonas| Foto: MICHAEL DANTAS/AFP

Na última semana, o Instituto Finlay anunciou que começará a terceira fase de testes de sua possível vacina contra o novo coronavírus. Caso o leitor não conheça a instituição, não tem problema. É o principal centro de pesquisa epidemiológica de Cuba, o “Instituto Butantan” da ilha, numa analogia, que carrega os problemas de qualquer analogia. O imunizante cubano torna-se o oitavo do mundo, somando candidatos e os já em uso, originados de sete países diferentes. Nenhum desses é o Brasil, cujo governo tem dado péssimos exemplos na administração da pandemia do novo coronavírus, com enorme custo interno e externo ao país, movidos por visões ideológicas tacanhas.

O anúncio do início da terceira fase de testes significa que a vacina, batizada de Soberana-2, foi aprovada em animais nos testes pré-clínicos e é segura para uso em humanos, nas fases um e dois, com efeito imunizante. Agora, trata-se de determinar a sua eficácia, em estudos com grande número de participantes, comparando com o uso de placebos. A vacina, assim como várias outras, requer duas doses e, feita para a realidade cubana, não necessita de super-refrigeração, podendo ser conservada em geladeiras comuns, como a maioria das vacinas mais comuns para outras doenças, como as contra hepatite e sarampo. Seu custo provavelmente será baixo, e o governo cubano pretende produzir até cem milhões de doses, incluindo o fornecimento aos turistas, para reanimar a economia da ilha.

Vacinas pelo mundo

Em outras palavras, o país que é a 61ª economia do mundo, menos de 8% do Produto Interno Bruto brasileiro, está no caminho de produzir uma vacina barata e acessível, enquanto o governo brasileiro bate cabeça sobre a compra e uso de vacinas diferentes. Esses mesmos atributos da potencial vacina cubana, ser barata e acessível, também se fazem presentes nas vacinas pesquisadas e desenvolvidas pela China, em três instituições diferentes, pela Rússia, no Instituto Gamaleya, pela Índia, pela empresa Bharat Biotech, e pelo Reino Unido, entre a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca. A maioria dos imunizantes requer duas doses, mas uma vacina potencial é de dose única, diminuindo ainda mais os custos e acelerando a imunização da população.

A economia russa também é comparável ao tamanho da economia brasileira, com o agravante de que seu sistema financeiro está sob sanções dos EUA, devido a anexação da Crimeia, o que dificulta reservas em moedas fortes, como o dólar. A economia indiana, embora maior que a brasileira em números brutos, fica bastante atrás em termos relativos, como o PIB per capita, dado seu gigantismo demográfico. E ambos os países, assim como a China, enfrentam um desafio similar ao do Brasil e ao da maioria dos países onde a pobreza ainda se faz presente. O da logística de distribuir uma vacina por um território esparso, onde muitas regiões não contam com a estrutura de super refrigeradores ou linhas de comunicação integradas. Comunidades ribeirinhas na Amazônia, vilas na Sibéria ou na Patagônia, enfim, não é difícil imaginar do que se trata.

E essa é a situação da maioria dos países do mundo. Uma vacina barata e fácil de distribuir seria extremamente premiada. Essa foi a fundamentação da grande jogada russa, em anunciar sua vacina, batizada de Sputnik V, ainda em agosto de 2020. O nome faz clara referência ao pioneirismo russo, então soviético, na corrida especial, com o primeiro satélite artificial da Terra. Complementa a letra “V”, de vacina, não o numeral romano. Criticada inicialmente por supostamente apressar os testes clínicos, os estudos publicados recentemente em revistas científicas mostraram uma eficácia acima de 90%. E o fato é que uma vacina barata e fácil de distribuir já está sendo extremamente premiada.

Diplomacia da vacina

Só a Sputnik V já teve mais de um bilhão de doses encomendadas. A chamada vacina de Oxford, além de centenas de milhões de encomendas, será produzida em mais de meia dúzia de países, incluindo Argentina e México. Desses países, serão distribuídas para vizinhos latino-americanos. Mesmo as vacinas produzidas em instituições sem fins lucrativos, como a russa, terão retorno financeiro, pagando seus custos de desenvolvimento e de produção. Além dos ganhos econômicos, há o ganho político, com as vacinas como arma diplomática para aproximação entre governos e entre setores produtivos. A compra da vacina russa, por exemplo, é por vezes intermediada pelo fundo soberano de investimentos da Rússia, como no Paraguai, introduzindo esse ator econômico no país sul-americano.

A diplomacia da vacina está tão intensa que Emmanuel Macron, presidente francês, já busca articular uma política comum com os EUA e com a Alemanha para fornecer vacinas para países em desenvolvimento, cujos mercados estão sendo tomados por imunizantes russos, chineses e, potencialmente, indianos. E ignore-se caricaturas ideológicas da Guerra Fria. Israel, cujo governo Netanyahu é dito como admirado por Bolsonaro, está retomando sua economia após intensa campanha de vacinação, com o imunizante satirizado publicamente pelo presidente brasileiro, se referindo ao potencial “jacaré” fruto dos termos de uso da vacina. Oferecida ao Brasil meses atrás, inclusive. Israel iniciou hoje sua “diplomacia da vacina”, com convênio com Honduras, país em processo de designar Jerusalém como capital israelense. Outro exemplo recente é o Chile, governado pelo conservador Sebastián Piñera, iniciou sua campanha de vacinação com a chinesa Coronavac.

A mesma vacina foi ideologizada no Brasil, tanto por sua origem chinesa quanto por uma disputa partidária interna, já que ela contou com o convênio do Instituto Butantan para seu desenvolvimento e sua produção. O instituto é do estado de São Paulo, governado por João Dória, potencial rival eleitoral do atual presidente, Jair Bolsonaro, em 2022, com constantes trocas de farpas entre os dois. O fato é que o Brasil de 2020 perdeu uma grande oportunidade. E essa perda é responsabilidade do atual governo federal. Caso o Brasil tivesse um governo formado por um presidente comprometido e ministros competentes com visões além das suas ideologias, teria, meses atrás, encarado a pandemia com seriedade e anunciado que o governo federal forneceria todo o apoio, e investimento, necessário para as instituições de excelência brasileiras, como o Instituto Butantan e a Fundação Fiocruz, pudessem desenvolver e produzir uma vacina referência para países em desenvolvimento.

Esse presidente imaginário sairia ganhando, com prestígio político e reconhecimento. A população brasileira sairia ganhando, com uma vacina barata. O Brasil sairia ganhando, em imagem, na política, na diplomacia com países em desenvolvimento, e também economicamente, exportando o imunizante. O caminho adotado foi o totalmente oposto, com a diminuição da gravidade da pandemia, mudanças de ocupantes de cargos importantes, o desperdício de dezenas de milhões de dólares em ideias mentirosas e irresponsáveis, como o uso de hidroxicloroquina contra o novo coronavírus, a falta de entrosamento entre os diferentes integrantes do governo federal, um chanceler motivo de caricatura no exterior e um racha completo entre os entes da federação movido pelo comportamento eleitoreiro de Bolsonaro e de Dória.

Erros brasileiros

Todos esses erros foram acompanhados do desmonte da pesquisa e das universidades brasileiras, cuja única sustentação é a bobagem ideológica de “doutrinação comunista” e correlatos. A mesma bobagem e o mesmo erro da década de 1970, quando mais de mil professores e cientistas brasileiros foram perseguidos e exilados, indo parar em instituições de excelência estrangeiras. O Brasil custeou a formação de nomes como o físico Roberto Salmeron, que passou o auge de sua produção na Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), na Suíça, e como o médico Luiz Hildebrando Pereira da Silva, do Instituto Pasteur na França. Nos últimos dois anos, a fuga de cérebros do Brasil somente cresceu. Isso compromete a economia brasileira no curto, no médio e no longo prazo, ainda mais em meio uma nova corrida tecnológica da Quinta Revolução Industrial.

Enquanto os países expandem seus investimentos em universidades e institutos de pesquisa, o governo brasileiro pretende diminuir o orçamento disponível para investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações de 3,7 bilhões de reais em 2020 para 2,7 bilhões em 2021. O orçamento previsto para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para 2021 é de apenas 22,5 milhões de reais. Cerca de um quarto do desperdiçado com hidroxicloroquina. Existem professores individuais que controlam um orçamento maior que esse na Europa. Um pesquisador com mais recursos do que um país de 200 milhões de pessoas. Soa absurdo pois é. E esse texto não possui propósito partidário, já que o citado Dória também desejava cortar os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Pode-se argumentar que não se trata apenas de dinheiro, que países como Rússia e Índia possuem também pesquisadores mais qualificados. Além de ser efeito direto da presença de investimentos, é importante lembrar os vários avanços de cientistas brasileiros nas pesquisas sobre o novo coronavírus. Por exemplo, ainda em fevereiro de 2020, as cientistas Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP, (IMT-USP) e Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda com bolsa Fapesp da instituição, sequenciaram o genoma do vírus encontrado em um cidadão brasileiro infectado na Itália. O sequenciamento foi feito em dois dias, enquanto a média de outros países eram quinze. Elas realizaram a pesquisa antes mesmo da Itália, onde o homem havia sido diagnosticado.

Outro argumento comum é que o investimento em pesquisas e universidades não rende nada “prático”, não rende “coisas úteis para a sociedade” e, por isso, devem focar na iniciativa privada. A ciência de base, em qualquer área, é produzida justamente para ser produção de conhecimento, cuja aplicação prática virá depois. Um cientista de humanidades, como um economista, produzirá algo que baseará uma política pública futura, um físico descobrirá uma inovação que será incorporada na tecnologia. A descoberta da eletricidade veio antes do carregador USB, e não tinha “uso prático” então. A vacina da Pfizer–BioNTech, que usa um inovador método de RNA, baseia-se nas pesquisas da húngara Katalin Karikó, que passou três décadas pesquisando RNA em instituições da Hungria e dos EUA, sem a necessidade de “uso prático”. Até que ele veio, em 2021.

O fato é que o governo brasileiro conseguiu fazer todas as escolhas erradas possíveis nos últimos quinze meses no que concerne à saúde pública, política externa, pesquisa e desenvolvimento. O Brasil tem o potencial para desenvolver uma vacina própria, barata e acessível, contra o novo coronavírus e colher todos os frutos que ela renderia, com recuperação da economia mais rápida e imagem no exterior. E o governo também seria premiado pela competência, mas optaram pelo caminho totalmente oposto. Do descaso, do obscurantismo, da incompetência e do discurso de "patriotismo", mas um patriotismo vazio, mera idolatria de símbolos. Patriotismo seria ver o ganho que uma vacina brasileira proporcionaria, e que essa oportunidade não poderia ser perdida.

68 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 68 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    Pedro Lincoln Mattos

    ± 0 minutos

    Paupérrimo de argumentação diferenciada, de dados e fatos. O texto apenas recolhe o que de crítica ao Governo se tem visto na imprensa corrente de oposição. Esse rapaz é fraco. Perdi meu tempo procurando algo diferente e mais sólido no tema "erros do Governo na gestão da pandemia"! Foi, porém, esta a última.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Mario José Javarys

      ± 2 horas

      Perda de tempo ler este artigo . Forçar para esquerda , qual o objetivo ?????.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Arthur Piccolomini de Azevedo

        ± 2 horas

        Esse péssimo colunista está perdendo tempo, seu lugar é num picadeiro, vestido de palhaço. Além de distorcer os fatos para justificar suas infundadas críticas, fala de Cuba como esse país fosse referência mundial em produção de medicamentos e vacinas, coisa em que só os canhotas empedernidos, e convertidos, acreditam. Tudo é novo, nenhuma vacina tem segurança e eficácia comprovadas no médio prazo e seus efeitos colaterais são absolutamente desconhecidos. Estamos lidando com uma situação de guerra, num país onde a saúde jamais foi prioridade, sendo sucateada nos governos do PSDB e do PT de forma sistemática e criminosa. E essas múmias desses articulistas só agora acordaram? Voltem a dormir..

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eden Lopes Feldman

          ± 9 horas

          Mesmo reconhecendo as falhas do governo na administração da crise do COVID como um todo, temos que entender que o maior problema foi um sistema de saúde precário e sem capacidade de suportar o que aconteceu. E erros também se repetiram nos governos estaduais e municipais. A diferença entre os erros foi o ativismo ideológico da esquerda em aproveitar uma oportunidade de criticar o atual governo, em conjunto com a mídia. No final do mês de junho, em reportagem da própria Gazeta do Povo , foi informado que ainda no mês de junho o governo firmou o acordo com a AstraZeneca (Oxford). A crise das vacinas é de demanda. Citar a vacina de Cuba ? O colunista está sendo parcial em muitos aspectos

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            Denis

            24/02/2021 2:45:03

            E o Brasil já vacinou mais que Alemanha, Rússia, França, Itália, Espanha, Chile, Canadá... Pois é, vamos acusar tais países de desorganização, de ideologização das vacinas, ou de falta de investimento em universidades?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • D

              Denis

              24/02/2021 12:04:42

              Minha fonte para a firmar que o Brasil já vacinou mais que os países citados: Opera Mundi: Mapa da Vacinação, atualizado em 23-2-21, às 13:40h. Ademais, veja a seguinte informação do Opera Mundi: "cada dose é contada como única. A maior parte das vacinas é aplicada em duas doses. A primeira linha do gráfico (World) mostra a soma total de doses de todo o mundo". Pois é, minha informação está correta.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • F

              Filipe

              24/02/2021 9:53:40

              Olá Denis, essa afirmação, infelizmente, não é verdade. O Brasil já administrou mais doses de vacinas do que esses países, entretanto, Espanha, Itália e Alemanha já vacinaram mais pessoas do que o Brasil, contadas as duas doses necessárias. Além disso, na proporção da população, o Brasil continua bem atrás. Um abraço,

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • D

            Dilbert

            24/02/2021 1:44:52

            Brilhante texto, repleto de verdades inconvenientes para quem não tem senso crítico e se deixa guiar cegamente por delírios extremistas. Infelizmente é assustador o nível de despreparo e o negacionismo que levaram a um desgoverno de ações descoordenadas com efeitos desastrosos. Nesse momento tão crítico nos faltaram líderes e estadistas, e até adultos sensatos dificilmente conseguem algo quando tantos tão incompetentes estão no comando do país. Precisamos de muito mais vacinas para nos livrar desse vírus e muito mais Educação para nos livrar dessa infecção que destrói o país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Denis

              24/02/2021 1:19:52

              E a produção da vacina da AstraZeneca totalmente no Brasil se dará no segundo semestre. Tivemos que comprar a tecnologia, pois perdemos a capacidade tecnológica nos governos do PSDB e PT.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Denis

                24/02/2021 1:13:31

                Sinceramente, lugar de colunista que distorce os fatos não deve ser a Gazeta do Povo. Não é questão de censura, é questão de desonestidade intelectual para manipulação do leitor.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Denis

                  24/02/2021 1:16:57

                  Muita desonestidade intelectual! Deveria ser colunista do estadão. Há 15 projetos brasileiros de vacina contra a COVID. 4 desses irão iniciar testes com humanos (ou seja, no mínimo estão no mesmo estágio das vacinas cubanas). Outro aspecto, há 20 anos o governo deixou de investir e em 2012 já não tínhamos capacidade de produção de vacinas no Brasil. No fim do ano passado, o governo federal anunciou a construção de uma nova fábrica de vacinas na Fiocruz, com investimentos de R$ 3,4 bilhões. A capacidade de produção da nova fábrica será de 120 milhões de frascos de vacinas e biofármacos por ano. Mas é preciso recuperar todo o conhecimento perdido na fabricação de vacinas, e isso levará anos.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • D

                    Denis

                    24/02/2021 10:52:10

                    Filipe, há vacinas brasileiras que entrarão na fase 2, quando já é aplicada em humanos. A vacina cubana Soberana 2 (a que está mas avançada) está na fase 2B. Ainda vai entrar na fase 3

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Filipe

                    24/02/2021 9:54:24

                    Olá Denis, essa informação está errada, nenhuma possível vacina brasileira está na fase 3 de testes. Um abraço,

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • D

                  Dissenha

                  23/02/2021 23:41:59

                  Não é o primeiro texto que o professor da USP manifesta sua tendência esquerda. Em 70 (militares)... bororó...bororó, o quadro de cientistas do país foi dilapidado...bororó..., é? por quem? Não deu tempo para o pt organizar a ciência ?De fato na gestão atual ocorreram erros, mas existe a vontade de efetuar mudanças em prol do País, (o Brasil) e não em prol de países como: Venezuela, Cuba, Moçambique, Equador, Peru, Panamá, Nicarágua, Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai, Luanda, Aqueles governos eram, provavelmente um bom exemplo para o mundo na visão do professor Felipe, Mas não era bom para o Brasil. Que tal o Professor escrever a respeito dos referidos investimentos ?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    César

                    23/02/2021 23:17:37

                    O colunista esqueceu de mencionar as gotinhas venezuelanas, também resultado de grandes investimentos em pesquisa.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • C

                      César

                      24/02/2021 18:12:48

                      A tão falada Ciência, que deveria ser o critério para identificar fraudes na Medicina, é felizmente bastante dinâmica e não definitiva. O uso da HCC continua sendo mundialmente bastante polêmico. Cito, por exemplo, um artigo publicado em fevereiro de 2021 no Journal of Clinical Medicine. Nele, 9 médicos italianos descrevem a combinação de HCC com antivirais no tratamento precoce ( até 6 dias depois dos primeiros sintomas) em pacientes acima de 60 anos. O título do artigo é The Use of Antiviral Agents against SARS-CoV-2: Ineffective or Time and Age Dependent Result ? A Retrospective, Observational Study among COVID-19 Older Adults. Abraço.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Filipe

                      24/02/2021 9:55:17

                      Olá César, o texto é sobre a atuação do governo brasileiro e as fraudes endossadas por ele, não sobre as fraudes endossadas por Maduro. Um abraço,

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lúcio Domício

                    23/02/2021 22:41:10

                    A verdade está no equilíbrio. O colunista erra ao dar Cuba como exemplo ( essa vacina cubana é mera propaganda...). Mesmo a hidroxicloroquina no início da pandemia encontrava justificativa, ante o desconhecimento da doença. Mas acerta ao apontar o descaso e a desorganização quanto a vacinação acelerada. O Brasil tem condições de fazer muito, mas muito mais do que tem feito para vacinar rapidamente a população.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARCELO GONÇALVES VILLELA

                      23/02/2021 21:51:21

                      Ao citar Cuba como exemplo na produção de vacina, o articulista revelou cedo uma falta de isenção ao analisar a postura do Governo Bolsonaro diante da vulnerabilidade do País na produção de vacinas contra a Covid-19. Não apresenta dados e fatos, apenas, uma opinião muito pessoal.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • F

                        Filipe

                        24/02/2021 9:56:12

                        Olá Marcelo, o texto está recheado de fatos, como o fato de que a vacina cubana iniciará a fase 3 de testes, e de dados, como os orçamentos citados. Um abraço,

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • W

                      WILSON ZETI

                      23/02/2021 21:24:40

                      Só verdades, os que não concordam não tem argumentos, ataques vazios e comparações inúteis com a roubalheira do PT e do PP. O passado condena a esquerda e o presente condena o Dilmo, está direita não prestou, existe outra.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • L

                        Lúcio Domício

                        23/02/2021 22:42:51

                        Ótimo resumo. Esta direita não prestou, mas existe outra. Perfeito!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • C

                      Celso Arruda Salomé

                      23/02/2021 21:10:25

                      Traga o sapo barbudo bandido cachaceiro para resolver o problema da vacina no Brasil e dê uma aula desse seu grande conhecimento para ele. Talvez consiga alfabetizá-lo. Eu nunca li tanta besteira num só artigo, como deste colunista. É um destes jornalistas formado nas universidades federais, com os grandes professores marxistas que temos, com o nosso dinheiro. Que horror.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • W

                        WILSON ZETI

                        23/02/2021 21:20:04

                        A verdade machuca.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • F

                      FLAVIO AUGUSTO VIEIRA

                      23/02/2021 20:17:34

                      Faz o seguinte: quem quiser toma a vacina cubana, quem quiser toma a vacina de oxford, ou outra que melhor aprouver. Agora, falar de diplomacia, ainda mais com cubanos (leia-se porto de Mariel), é fácil quando comungava-se na mesma cartilha.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • W

                        WILSON ZETI

                        23/02/2021 21:20:44

                        Sem argumento, fala abobrinhas.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • Y

                      Yuri

                      23/02/2021 19:55:02

                      Esse aí é amigo do Atila "apocalipse" Mariano.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fernando Cavalcante

                        23/02/2021 19:56:12

                        Esse colunistinha boboca constrange os assinantes. E nem aluno para cursinho gratuito consegue (claro, sabendo que um boçal vai ser o instrutor, quem vai se inscrever?).

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mauricio M

                          23/02/2021 19:29:21

                          Recente notícia na Gazeta apontou que a iniciativa paranaense para produzir a Sputnik-V dependia de aporte de U$1,2 bilhão, por isso não vingou. A produção de vacinas dessa complexidade deve ser um programa de Estado, não de governo. Exige investimentos contínuos por décadas, não dá para improvisar. Não temos vacina nacional por decisões tomadas nos anos 80, quando valorizamos a importação em detrimento da manutenção da produção nacional, que é cara. Vc que ministra curso sobre relações internacionais mostra conhecimento limitado.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • F

                            Filipe

                            24/02/2021 10:00:03

                            Olá Mauricio, a dura verdade é que, perante a situação da pandemia, 1,2 bilhão de dólares é um trocado, que paga nem dois meses das UTIs do Brasil, fazendo uma conta aproximada. Sem falar nos custos econômicos e humanos. Um abraço,

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          João Rodrigo de Souza Uzzum

                          23/02/2021 19:20:37

                          Poucas vezes li um artigo tão mal redigido e isento de verdade. A gazeta do povo com jornalistas deste quilate vai perder leitores!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • A

                            Andreas Farage

                            23/02/2021 19:42:52

                            Concordo! Este colunista está num patamar muito abaixo dos demais que escrevem neste jornal. Apenas carrega nas tintas seu ressentimento com o governo atual. Pelo sobrenome até achei que era do nível do Paulo Figueiredo, mas não dá nem pra comparar. Como pode um curso feito por este colunista ganhar destaque na página? Devia escrever pra Revista Fórum ou Carta Capital.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rodrigo Henrique

                            23/02/2021 19:37:25

                            Descreva, então, quais as isenções de verdade que o artigo apresenta, por favor?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          LH

                          23/02/2021 18:46:19

                          Filipe, seu **** , o atual governo fez toda essa **** em 15 meses???!!! Será que a corja dos petralhas não ajudou em nada, em tantos anos de estupidez e roubalheira?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • I

                            Izidro Ramos do Nascimento Filho

                            23/02/2021 18:32:45

                            Presidente imaginário para o Sr. colunista deve ser o Haddad, Lula ou Dória. Bolsonaro é o Presidente de todos os brasileiros até dezembro de 2021, queira o Sr. ou não. Continue assim e serás rancoroso e infeliz até dezembro de 2025.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              gilson r c de oliveira

                              23/02/2021 17:04:55

                              Tá o Bolsonaro não ajuda, e o Ditadória e STF atrapalharam bastante, mas por que 3 vacinas produzidas por ditaduras comunistas tem automaticamente credibilidade ?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • F

                                Filipe

                                24/02/2021 10:00:54

                                Olá Gilson, qual seria a terceira ditadura comunista? Cuba, China e...? Um abraço,

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              pedro cruz

                              23/02/2021 17:03:52

                              Trinta anos, 1988/2018/, governos da nova república deixaram o país dependente de todos equipamentos e materiais utilizados no serviço de saúde e o kra culpa o governo que assumiu ontem por não produzirmos vacinas. Vá procurar o que fazer

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marcelo Jose Castilhos Grando

                                23/02/2021 16:21:23

                                Convenientemente o comentário cita 1970 como referencia de desmonte da ciência e tecnologia, mas esquece do desserviço prestado pelos governos FHC e PETISTAS, que contribuíram para transformar universidades em locais de doutrinação ideológica, corrompendo mentes débeis em busca da hegemonia da esquerda no poder, o que causa a falta de estrutura existente.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • F

                                  Filipe

                                  23/02/2021 16:25:13

                                  Olá Marcelo, é bastante fácil verificar empiricamente sobre os cientistas perseguidos pela ditadura e que foram trabalhar lá fora. O mesmo não pode ser dito do restante do seu comentário. Um abraço

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • W

                                WesFig

                                23/02/2021 16:13:14

                                Difícil é acreditar que não é água ou Sputnik... kkk

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  RODRIGO

                                  23/02/2021 16:04:49

                                  Meu deus!!! Da uma segurada ai blogueiro.... Ta delirando já. Descansa um pouco....

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Ernani

                                    23/02/2021 16:02:33

                                    O sujeito deveria ler na Gazeta do Povo de hoje o manifesto de mais de 2.000 médicos acerca do tratamento precoce, ao invés de ficar falando em "presidente imaginário e " ideias mentirosas e irresponsáveis" sobre hidroxicloroquina. Mentiroso e irresponsável é o colunista, que nitidamente se trata de mais um esquerdopata inconformado com o resultado das eleições de 2018!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • F

                                      Fernando Cavalcante

                                      23/02/2021 19:54:16

                                      E você, Filipinho, sabe de alguma coisa para dizer se funciona ou não? Ou só repete o que teus comparsas dizem? É formado em Medicina?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Filipe

                                      23/02/2021 16:18:22

                                      Olá Ernani, podem assinar quantos médicos forem que não vai mudar a realidade. E ela é: hidroxicloroquina não tem benefícios no tratamento de covid-19. Sugiro ver a meta-análise publicada na Cochrane. Um abraço

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    wilmar scoz

                                    23/02/2021 16:01:56

                                    O colunistas esta fora da rota. Pois Os institutos citados não eram tidos como referencia mundial? No entanto, quando se precisou não responderam a altura. Por outro lado, desenvolver vacina não é como fazer café. Não cabe ao governo atual a culpa, pois como dito, os institutos eram inquestionáveis. Ainda, se falta estrutura, isso não vem dos últimos dois anos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Claudinei

                                      23/02/2021 15:58:23

                                      Ativista.... Basta GP

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • F

                                        Filipe

                                        23/02/2021 16:18:57

                                        Olá Claudinei, não há ativismo algum, apenas verdades complicadas. Um abraço

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      PT NUNCA MAIS

                                      23/02/2021 15:58:16

                                      Faça bom uso da vacina cubana, afinal é um país tão maravilhoso, democrático e tecnológico.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Adilson

                                        23/02/2021 15:52:26

                                        Sr. Ativista de esquerda... tem tantas noticias boas que vc poderia dar pra nos depois do PT ter quebrado o país. Porque vc não nos mostras as tanta rodovias recuperadas ou novas ?? As novas linhas férreas. A alta das exportaçoes, a diminuicão da corrupção no Brasil ?? Ah poderia nos mostrar tambem que nossas crianças saem do primeiro grau escolar sem saber ler e escrever por causa do sistema educacional implantado pela sua ESQUERDA , que na Itália tem nome de SINISTRA. Vc tb é culpado , ja que apoiou este estado de coisa. Em tempo..mude pra Venezuela ..

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • O

                                          O Pragmático

                                          23/02/2021 15:23:39

                                          Os fabricantes poderiam fornecer os dados solicitados pela Anvisa. Aprovar na cega, apenas porque outras agências aprovaram, é passar atestado de vira-lata.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • C

                                            Cláudio gomes nascimento

                                            23/02/2021 16:02:19

                                            Então para quê serve a Anvisa? Se é só para dar um carimbo de "aprovado" nem precisa de uma instituição no tamanho e renome igual ao da Anvisa, eu mesmo vou lá "carimbar"...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fabio Marcondes

                                            23/02/2021 15:30:41

                                            Vira lata igual EUA, Europa, Australia, Israel e todos os outros países do mundo que aprovaram... mas claro que estao todos errados e o "mito" que esta certo. Já tomou a cloroquina com vermifugo de hoje ??

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          MARCIO ROGERIO DAVID

                                          23/02/2021 15:08:36

                                          O artigo tem algumas questões pertinentes. Agora quando se fala em Cuba, China e Rússia tudo precisa ser relativizado. Porém, o governo brasileiro errou em vários pontos no combate a pandemia. Concordo. Quanto aos remédios, que jocosamente foram citados, eles foram usados em vários lugares com resultados bem interessantes, negar isso acho um tanto estranho. Sobre a vacina brasileira, sim há uma com perspectiva pra Agosto 2021. Por que não a citou?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • F

                                            Filipe

                                            23/02/2021 16:21:47

                                            Complementando, sobre a vacina brasileira para agosto, o texto é bem claro em apontar que, agora, no presente, em fevereiro de 2021, já temos oito vacinas em estado avançado. Nenhuma é brasileira. Agora, nesse momento, uma vacina brasileira já poderia estar em estado avançado. Esse é o ponto. Outro abraço

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Filipe

                                            23/02/2021 16:20:44

                                            Olá Márcio, sobre os supostos "resultados interessantes", não mudam o fato de a hidroxicloroquina não tem benefícios no tratamento de covid-19. Sugiro ver a meta-análise publicada na Cochrane. Um abraço

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          CSG

                                          23/02/2021 15:00:09

                                          A cegueira ideológica nos levou a investir em Cloroquina ao invés de vacina.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          4 Respostas
                                          • C

                                            Cláudio gomes nascimento

                                            23/02/2021 16:06:01

                                            Fala em "cegueira ideologica" e nem ao menos chegou a pesquisar... sim, o Brasil está produzindo sua própria vacina e, será uma das mais seguras do mundo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Ernani

                                            23/02/2021 15:56:52

                                            PETRALIXO, EXPERIMENTE LER A GAZETA DO POVO DE HOJE E VER O MANIFESTO DE MAIS DE 2.000 MÉDICOS A RESPEITO DO TRATAMENTO PRECOCE. VC NÃO PASSA DE LIXO. CUIDADO QUE VOU CHAMAR O ROGER PARA DE DAR MAIS UMA LAPADA, OU JÁ SE ESQUECEU DO QUE LEVOU?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            mezz

                                            23/02/2021 15:57:32

                                            ADILSON: Não existe tratamento preventivo, meu amigo, Muito menos tratamento "precoce". Os remédios devem ser utilizados caso a caso para amenizar o sintoma, não acabam com a infecção, não tem receitinha mágica não.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Adilson

                                            23/02/2021 15:50:16

                                            Errado. A prevenção vem sempre primeiro. Vocé vai transar com uma desconhecida... Vocé vai usar a camisinha, ou vslai tratar da aids depois ??

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcelo Aquino

                                          23/02/2021 14:44:05

                                          Ataca o presidente brasileiro, elogia CUba e Rússia... e um **** desses é articulista aqui?? Me senti lendo a Foice de São Paulo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • B

                                            Bernardo Andrade

                                            23/02/2021 14:41:52

                                            Fala sério! A parte sobre universidades públicas no brasileiras é de uma ingenuidade extrema. E os números? O número de vacinados aqui e no resto do mundo? Estamos bem, não na ponta como países ricos e sedes das grandes farmacêuticas mas muito bem obrigado. Vacinamos já perto de 7 milhões pouco menos que a badalada Israel.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Pindorama

                                              23/02/2021 14:01:17

                                              Produzir uma coisa sofisticada destas, aqui não! Aqui se produz commodities! Exportamos o que tem de sobra aqui. Exportamos minério de ferro e importamos trilhos ferroviários. Exportamos café e importamos nnesppresso. Exportamos vírus e importamos vacina! Simples!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Aromero

                                                23/02/2021 13:35:44

                                                Exatamente. O nosso principal problema de saúde pública nessa pandemia é não ter vacinas prontas em 2021. Já me corrigiram que existem sim pesquisas, medicamentos e vacinas brasileiras. O que essas pessoas não têm é publicidade e apoio. Por motivos políticos se investiram em remédios para vermes e malária no tratamento de uma doença contagiosa do sistema respiratório. Antes de 2020, quem aqui com febre e tosse, tomou remédio para lombrigas ? nunca.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • D

                                                  DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                  23/02/2021 13:29:56

                                                  Novamente perdeste a mão, caro articulista. Você foi muito ingênuo achar que Cuba terá uma vacina contra a covid. Uma leve recaída esquerdista. As críticas ao presidente podem ser pertinentes. Quanto a nossa incapacidade tecnológica, ela não é apenas falta de recursos. Falta-nos uma sólida formação educacional. A Índia é ponto fora da curva. Na minha profissão farmacêutica, há livros importantes editados desde o século XIX, nunca traduzidos. Quando estava na faculdade, um dos meus professores dizia que uma única multinacional tinha mais doutores em Química que o Brasil. Quanto a diplomacia está respaldada por seus eleitores, inclusive eu. Entendeu, cara-pálida.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • R

                                                    RODRIGO

                                                    23/02/2021 16:01:12

                                                    joaozinho, da um segurada na emocao ai.... DESCANSE UM POUCO, TA DELIRANDO!!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Mauricio

                                                    23/02/2021 13:49:29

                                                    A ignorância da ideologia e do preconceito, reina em vc Denisson. Vc é do tipo de que por vc não ser capaz, outras pessoas tbém não o são, principalmente se forem mais pobre (financeiramente) do que vc.. Pensamento tacanha esse seu!!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.