i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Filipe Figueiredo

Foto de perfil de Filipe Figueiredo
Ver perfil

Explicações para os principais acontecimentos da política internacional

Pandemia

Uma segunda onda de lições pelo mundo

  • Filipe FigueiredoPor Filipe Figueiredo
  • 17/11/2020 13:44
corovavírus
Uma residente da casa de repouso perto de Veneza abraça sua filha, enquanto um plástico separa as duas. me meio à pandemia de coronavírus, em 11 de novembro de 2020, na Itália| Foto: Piero CRUCIATTI/AFP

Se um dos benefícios de acompanhar o noticiário internacional é compreender melhor situações que podem ensinar lições ao nosso país, o fato do mundo enfrentar uma “segunda onda” do novo coronavírus é um oceano de lições. Isso em meio uma retomada das internações por causa do vírus no Brasil, embora não se possa nem dizer que o país tenha saído da primeira onda. Então, o que está ocorrendo, como se explica essa segunda onda?

Infelizmente, o otimismo possui grande parcela de responsabilidade pelo que está ocorrendo atualmente. Após a primeira onda ter sido controlada em países do hemisfério norte, parte das populações afetadas ficou confiante de que o pior já estaria para trás. Mesmo em locais com alta mortandade, como a Itália, a imagem foi a de que a doença não afetava tanto as pessoas mais jovens. Isso foi somado ao desgaste de saúde mental das políticas de confinamento e de distanciamento, e muita gente “extravasou” durante o verão.

Muitos europeus realizaram viagens dentro do continente e locais como a Coreia do Sul retomaram sua vida cultural. Como os mais jovens e saudáveis também costumam sentir menos os efeitos do novo coronavírus, a maioria deles ficou assintomática, sem possibilidade de rastrear os casos. Como resultado, o vírus transitou “em silêncio” pelas sociedades por mais de um mês, atingindo muito mais pessoas do que na primeira onda. O alerta soou apenas quando ele chegou nos mais vulneráveis.

Outro fator que colaborou é biológico e, por isso, fora da pertinência da coluna. Em suma, o vírus teria passado por mutações que o deixaram mais adaptado ao ser humano, acelerando os contágios. Nesse contexto ocorreu a ordem de abate de milhões de visons, o bonito animalzinho parente do furão que é criado especialmente para o fabrico de vestuários de pele, uma afetação anacrônica ainda admirada por algumas pessoas.

Diversos países europeus quebraram seus recordes de casos do novo coronavírus nas últimas semanas, com mais casos do que no primeiro semestre. Mais preocupante ainda, o número de mortes cresceu enormemente. Na Tchéquia, por exemplo, o recorde de mortes da primeira onda foi de dez, em 12 de abril. No último 6 de novembro foram mais de 200 óbitos por Covid-19. Suíça, Áustria e Países Baixos são outros países que estabeleceram novos recordes diários de mortes. Os países mais populosos, como França, Alemanha e Itália, estão com crescimento de casos nessa tendência.

Recordes

O que torna essa notícia ainda mais preocupante é que, até esse momento, a proporção de mortes estava caindo, independente da proporção de casos. A experiência da primeira onda já estabeleceu as melhores abordagens disponíveis para lidar com o vírus, não há uma corrida internacional por insumos de saúde e políticas de rastreamento já estão estabelecidas. Mesmo países que lidaram de maneira extremamente eficiente com a pandemia, como a Coreia do Sul, estão sofrendo nesse momento.

O governo de Seul, entretanto, ainda não retomou políticas mais rígidas de distanciamento, ao contrário da Europa. França, Bélgica, Reino Unido, Dinamarca, Lituânia e Grécia retomaram políticas de confinamento, sejam nacionais ou regionais. A Alemanha, uma federação, possui tanto regiões em confinamento quanto outras mais abertas, embora o governo Angela Merkel tenha pedido por medidas mais rígidas de alguns entes regionais.

Outros países, mesmo sem política de confinamento, expandiram restrições. Mesmo a Suécia, durante muito tempo louvada erroneamente como grande exemplo de combate ao novo coronavírus, mudou sua postura. O “erroneamente” se deve aos fatos de que a Suécia teve proporcionalmente muito mais casos do que seus vizinhos e também teve grave recessão econômica.

Por causa da disparada de casos, o premiê Stefan Lofven anunciou "Esta é a nova norma para toda a sociedade, para toda a Suécia. Não vá a academias, não vá a bibliotecas, não organize jantares, não faça festas. Cancele. (...) Vai piorar. Cumpra o seu dever e assuma a responsabilidade de impedir a propagação da infecção". Quem descumprir as novas medidas de restrição enfrenta possíveis multas e prisão de até seis meses.

E fenômeno parecido ocorre do outro lado do Atlântico. Os números dos EUA mostram novos recordes, sejam casos por cem mil habitantes, sejam casos absolutos. No final de outubro foram mais de oitenta mil novos casos por dia. Na última segunda-feira, dia 16 de novembro, foram 150 mil novos casos, quase o dobro. Felizmente, o número de mortes, embora alto, com mais de mil por dia, está ainda distante dos números de abril, quando passaram dos dois mil óbitos diários.

Qual a lição ao tirar esse retrato da atual situação mundial? Conter o otimismo, infelizmente. Não é razoável pensar que “o pior já passou”, que a vida pode voltar ao normal. Mesmo os fora dos grupos de risco, pois, embora sofram pouco com a doença, carregam e transmitem o vírus por aí. O que não faltam são centenas de mortos, todo dia, pelo mundo inteiro, nos lembrando disso, com casos por vários e diversos países.

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 15 horas

    Mais um maluco da seita dos terra-paradistas espalhando o terror e o medo. Fique em casa, pare de comer, pare de respirar, morra com saúde. Que **** .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 16:08:14

    ATÉ O GENERAL DA SAÚDE NÃO AGUENTA MAIS O PSICOPATA >>> O Ministério da Saúde publicou na manhã desta quarta (18) no Twitter a seguinte mensagem: “Olá! É importante lembrar que, até o momento, não existem vacina, alimento específico, substância ou remédio que previnam ou possam acabar com a Covid-19. A nossa maior ação contra o vírus é o isolamento social e a adesão das medidas de proteção individual.”

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 15:04:44

    "Médicos e enfermeiros que enfrentam a Covid-19 na trincheira dos hospitais, com o sacrifício de vidas, e cientistas no fronte das pesquisas tiveram e ainda têm de superar outro inimigo poderoso: o obscurantismo. A pandemia nos faz constatar que, por mais que a ciência avance, sempre haverá uma parcela da humanidade que se deixa dominar pela ignorância e o culto à personalidade de gente tão **** quanto perigosa. Não há vacina completamente eficaz contra essa doença, porque ideias mortas sempre produzem mais fanatismo do que ideias vivas."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 14:43:06

    1.346.000 mortos até agora e uns e outros falando em gripezinha, etc. e tal. Quantos morreram no Brasil?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 14:39:11

    Neste exato momento, de acordo com o site Worldometers, foram registrados 56 milhões de casos de Covid-19 ao redor do mundo, com 1 milhão e 346 mil óbitos. É uma hecatombe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    18/11/2020 14:07:32

    Se o vírus é eterno, então opto pela normalidade completa. Lockdown é insanidade impossível, quarentena está provado que não funciona, essas máscaras são uma bobagem... É isso aí, confio que estarei nos 99% que tem no máximo uma “gripe” e o tratamento precoce reduz ainda mais o risco. Quem tem medinho fica em casa, mas que não torrem a paciência de quem tem problemas mais sérios a resolver. Essa picaretagem esquerdista vai acabar na marra... Chega, deu isso aí...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      18/11/2020 16:08:34

      O Ministério da Saúde publicou na manhã desta quarta (18) no Twitter a seguinte mensagem: “Olá! É importante lembrar que, até o momento, não existem vacina, alimento específico, substância ou remédio que previnam ou possam acabar com a Covid-19. A nossa maior ação contra o vírus é o isolamento social e a adesão das medidas de proteção individual.”

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 11:17:54

    O mundo teve ontem 11.115 mortes por Covid-19, segundo a universidade Johns Hopkins. Trata-se do maior número jamais registrado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    18/11/2020 11:17:08

    Perguntas: qual é a situação da China? e quais a medidas adotadas lá?Porque não tem segunda onda na China? Vírus estranho esse.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      18/11/2020 14:09:12

      Comunistas são mentirosos por natureza. Ou escondem (mais provável) ou possuem remédio eficaz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    18/11/2020 10:41:55

    A julgar pela maioria dos comentários , o Brasil terá uma "onda" contínua de casos de Covid-19. Afinal a cegueira é decorrente de orientação política ou apenas ignorância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    18/11/2020 10:38:57

    Temos 210 milhões de habitantes, que duram em média 70 anos. Então é fácil de calcular, que morrem no país 3 milhões de pessoas por ano. Devem morrer em 2020 de 160 a 180 mil pessoas de COVID, mais ou menos 5 ou 6 % do total de mortes. Gostaria muito de ver um levantamento, com análise séria das comorbidades desses mortos, e inclusive com informações sobre que tratamento precoce foi aplicado nessa população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    5 Respostas
    • F

      Freitas

      18/11/2020 14:45:28

      Eduardo Prestes: Mesmo que fosse uma única pessoa, seria uma morte precoce. Imagine se fosse a sua mãe, seu pai, seu irmão, sua esposa ou o seu filho? Aqui em Curitiba conheço muitos que perderam muitos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      18/11/2020 14:41:18

      Eduardo Prestes: Rapaz, será que você não enxerga o número de mortos no Brasil e no mundo todo? Que absurdo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      18/11/2020 14:39:46

      Eduardo Prestes: Neste exato momento, de acordo com o site Worldometers, foram registrados 56 milhões de casos de Covid-19 ao redor do mundo, com 1 milhão e 346 mil óbitos. É uma hecatombe.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      18/11/2020 14:11:28

      Freitas: Virus de baixísdima letalidade, na minha cidade de 50.000 habitantes foram 11 idosos mortos em 8 mesrs. Para né, não justifica toda essa histeria... Imagina se aparecesse um ebola por aqui...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      18/11/2020 11:10:41

      Hélio, a simples percentagem do aumento de mortes responde tudo. É um absurdo esse aumento de mortes em relação ao 2019 é muito maior que todas as médias anteriores. Portanto, do que mais você precisa para comprovar o perigo desse vírus?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO A. O. PRIETO

    18/11/2020 8:43:09

    Chega de terrorismo! Quem quiser que se tranque em casa, lave as mãos a cada 5 minutos, troque de roupa a cada meia hora, enfim, fique com TOC e fique maluco, mas deixe os outros viverem! E os que ficaram desempregados, não contam? Ah, mas são 160000 MORTOS... E os 350000 que morrem por problemas cardíacos todo ano (parte deles fica sem tratamento por causa desse alarmismo) E as vítimas d AVC, que, por medo de sair, morrem? Chega de presidente, governador, prefeito, e outros INÚTEIS darem palpite na nossa vida! Façam o que devem: reforcem os hospitais, NÃO ROUBEM, não pensem na reeleição (que nem deveria existir). Em tempo : sou do grupo de risco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      18/11/2020 14:13:06

      Estamos juntos Fernando ! Trabalhando, aproveitando a vida e surdo para o mimimi desse bando de esquerdistas picaretas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO

    18/11/2020 2:09:05

    Pelo visto acho que o milhão do átila até agosto vai ser ano q vem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Perrella

    18/11/2020 0:35:24

    O jornalista e médico?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 0:23:58

    "Com uma taxa de mortalidade per capita várias vezes maior do que a de seus vizinhos nórdicos, e um pouco menor do que alguns grandes países europeus como a Espanha, a Suécia recua e recomenda aos seus cidadãos o isolamento social, diante da nova onda da COVID-19. " "Ontem o primeiro-ministro Stefan Lofven proibiu encontros de mais de oito pessoas e fez um apelo à população de seu país: "Não vá a academias, não vá a bibliotecas, não faça jantares em casa. Cancele. Esta é a nova norma para toda a sociedade", disse Lofven em entrevista coletiva. "

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    18/11/2020 0:18:20

    https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/11/16/com-mortes-suecia-abandona-estrategia-contra-a-covid-19-e-impoe-restricoes.htm

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    18/11/2020 0:15:41

    Impossível não ver essa paranoia como uma seita mesmo.. Seita da terra parada... não saiam e “enganem” o vírus... e a China? Ah, testou todo mundo e nunca mais teve “casos”.... no mais, qto ao vision, vá enfrentar -20° com jaqueta de lycra e aí vc vai entender a “afetação” por casacos de pele...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bernardo Andrade

    17/11/2020 22:28:55

    1. A Rep. Tcheca não teve primeira onda. Assim como boa parte do leste europeu, a priemira fase da pandemia lá foi extremamente branda e só agora estão tendo uma epidemia propriamente dita. Corrija seu texto. 2. A letalidade agora não é maior do que na primeira onda na maioria dos países. Texto fraco, lucrando e lacrando com o medo e o pânico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      18/11/2020 0:28:42

      https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/10/22/polnia-e-repblica-tcheca-registram-recordes-de-casos-de-covid-19.ghtml

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      18/11/2020 0:27:21

      https://www.gazetaesportiva.com/futebol/futebol-internacional/campeonato-tcheco-tem-encerramento-antecipado-devido-a-covid-19/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    17/11/2020 20:00:20

    Suécia, o pior desempenho dos países escandinavos no combate à pandemia, hoje adotou medidas duríssimas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    8 Respostas
    • F

      Freitas

      18/11/2020 11:12:16

      TIAGO: A realidade escancara a hipocrisia. Contra fatos não há o que argumentar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO

      18/11/2020 2:08:09

      Freitas está afobado. Ao final saberesmo. Keep calm

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      18/11/2020 0:25:11

      Bernardo Andrade: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/11/17/interna_internacional,1206088/suecia-recua-e-recomenda-restricoes-a-reunioes-publicas.shtml

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      18/11/2020 0:24:28

      Bernardo Andrade: "Com uma taxa de mortalidade per capita várias vezes maior do que a de seus vizinhos nórdicos, e um pouco menor do que alguns grandes países europeus como a Espanha, a Suécia recua e recomenda aos seus cidadãos o isolamento social, diante da nova onda da COVID-19. " "Ontem o primeiro-ministro Stefan Lofven proibiu encontros de mais de oito pessoas e fez um apelo à população de seu país: "Não vá a academias, não vá a bibliotecas, não faça jantares em casa. Cancele. Esta é a nova norma para toda a sociedade", disse Lofven em entrevista coletiva. "

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      18/11/2020 0:15:44

      Suécia, o pior desempenho entre os PAÍSES ESCANDINAVOS...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      jose santos

      17/11/2020 23:11:04

      jose santos: 1000 mortes por mês são esperadas, nao por dia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      jose santos

      17/11/2020 23:08:25

      Na Suécia as mortes por covid são menos de 2% das mortes normais do país. Mas recebem 99% da atenção. No euromomo.eu voce nao encontra nenhum pais com excesso de mortalidade relevante, mas a "segunda onda" aparece nos jornais. Ainda tenho esperança de que a Gazeta passe a informar mortalidade de covid com uma perspectiva adequada. Com 2 milhões de habitantes é esperado que 1000 pessoas morram por dia em Curitiba, ainda assim a Gazeta aponta as 13 novas mortes "por covid" sem o contexto que permite interpretar adequadamente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bernardo Andrade

      17/11/2020 22:28:49

      Suécia tem desempenho melhor do que vizinhos que fizeram confinamento bem mais severo: Bélgica, GB, Suiça, Espanha entre outros. Explique. Confinamento NÃO TEM COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA. Faz algum sentido evitar grandes aglomerações/eventos. O resto é experimento social.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    17/11/2020 19:12:04

    E mais Filipe, a maioria das mortes poderia ter sido evitadas. Sabe por quê? Não fizeram o tratamento precoce. Já viu, já leu, já ouviu o Dr Antony Wong? Conhece o protocolo usado por milhares de médicos pelo Brasil afora que evitaram milhares de mortes e de milhares de internamentos desnecessários? Pelo jeito não. Ou melhor, acho que vc finge que não conhece. Teu negócio é o fique em casa, né? Tá usando sua focinheira? Que se dane empresas, trabalhadores, escolas, gente tendo seus negócios destruídos, suicídios, etc. Entenda de uma vez por todas: Essa gripe só vai acabar quando todos - os tais 60/70% da população - estiverem imunizados. O resto é política rasteira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      17/11/2020 19:59:09

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    17/11/2020 19:12:04

    E mais Filipe, a maioria das mortes poderia ter sido evitadas. Sabe por quê? Não fizeram o tratamento precoce. Já viu, já leu, já ouviu o Dr Antony Wong? Conhece o protocolo usado por milhares de médicos pelo Brasil afora que evitaram milhares de mortes e de milhares de internamentos desnecessários? Pelo jeito não. Ou melhor, acho que vc finge que não conhece. Teu negócio é o fique em casa, né? Tá usando sua focinheira? Que se dane empresas, trabalhadores, escolas, gente tendo seus negócios destruídos, suicídios, etc. Entenda de uma vez por todas: Essa gripe só vai acabar quando todos - os tais 60/70% da população - estiverem imunizados. O resto é política rasteira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Freitas

      17/11/2020 20:00:47

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e mais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz

    17/11/2020 19:00:31

    E na China, prezado? Vc é mais um desses arautos do fim do mundo. Segunda onda? Oras a mais casos porque a população se expôs. E só assim, eu disse só assim, é que obteremos a tal imunização de rebanho. Veja os times de futebol, existe mil e um cuidados, máscaras e diabo a quatro, mas qual?, todos infectados. Algum foi hospitalizado, Alguém na UTI, o prezado? Que bom que pegaram o vírus, né? só assim terão os anticorpos e não passarão pra ninguém mais. O que se deve cuidar dizem médicos competentes - e gente que usa apenas o bom seno e a lógica - é cuidar do vulneráveis. Esses sim merecem cuidados excepcionais, principalmente os com comorbidades. Qual é a letalidade do Covid-19 Filipe?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GLH

    17/11/2020 18:55:35

    Sim, vamos cancelar tudo e nos esconder do virus, e quando ninguem tiver mais o que comer reforçamos nossas preces aos deuses da seita da terra parada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz A Kuniyoshi

    17/11/2020 18:44:23

    Porque nao existe segunda onda na China?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Flavia Stock

      17/11/2020 21:46:13

      Mesmo a Europa em novo lockdown, as escolas estão abertas. O que justifica manterem as escolas fechadas no Brasil??? Melhor fechar as fronteiras.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      17/11/2020 20:10:26

      Você já pesquisou e viu o número de testes que a China fez? Lá tem aglomerações? Bares lotados? Baladas? Marchas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.