i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Filipe Figueiredo

Foto de perfil de Filipe Figueiredo
Ver perfil

Explicações para os principais acontecimentos da política internacional

Política da pandemia

Os verdadeiros motivos do uso do termo “vírus chinês” pelos EUA

  • Por Filipe Figueiredo
  • 27/03/2020 07:21
  • Atualizado em 27/03/2020 às 16:12
eua trump vírus chinês
Presidente dos EUA, Donald Trump, se refere ao novo coronavírus como o “vírus chinês”| Foto: Drew Angerer/Getty Images/AFP

Uma videoconferência dos ministros de relações exteriores dos países do G-7 terminou no dia 25 de março sem chegar a um acordo quanto a uma declaração única. Ministros de  Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido debateram, é claro, a pandemia do novo coronavírus e medidas em conjunto para mitigar suas consequências, inclusive seus efeitos econômicos. A declaração, entretanto, ficou travada logo em sua gestação, por uma questão de nomenclatura. O governo dos EUA insistia em chamar a pandemia de “vírus de Wuhan” ou “vírus chinês”, enquanto os outros países defendem a nomenclatura padronizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Covid-19. Parece picuinha, mas existem motivos para essa insistência dos EUA.

Primeiro, deixe-se claro todos os problemas da origem da pandemia. A China é um país com um governo autoritário, unipartidário, sem judiciário independente, militarizado e com censura ao trânsito de informação. O governo chinês provavelmente subestimou o possível impacto do novo coronavírus, seja por razões políticas ou por ignorância. A China possui altíssima densidade populacional e o consumo de animais selvagens faz parte da cultura de algumas regiões até hoje, o que favorece que doenças “pulem” de animais para humanos. Importante lembrar que essa densidade populacional e proximidade com animais selvagens passam longe de serem coisas novas. São, inclusive, a origem das epidemias de peste bubônica, uma das doenças mais mortais da História.

A grande disputa internacional

Uma dessas epidemias, a de Justiniano, surgiu na maior cidade européia de então, Constantinopla, e ceifou milhões de vidas. A mais conhecida, a Peste Negra, no século XIV, matou 25 milhões de chineses até chegar na Europa, levada pelos mongóis. Só que não são esses fatores que sustentam a ideia do “vírus chinês”. É apenas o que é usado para vender o rótulo.

O discurso do “vírus chinês” utilizado pelo governo de Donald Trump e papagaiado por seus apoiadores, partidários e aliados tem duas reais funções. A primeira é conquistar os corações e mentes para as disputas entre EUA e China, que são geopolíticas, tecnológicas e econômicas. O leitor mais fiel sabe que esse tema é frequente aqui e que um dos principais conselheiros de Trump é Michael Pillsbury.

Ele é autor de The Hundred-Year Marathon, livro que aborda a ascensão mundial chinesa e como isso seria ameaça aos EUA. O termo “vírus chinês”, então, ajuda em caracterizar a China e os chineses como os novos inimigos. Já foram os árabes, os russos, oras, até os britânicos e os mexicanos. É criar uma simbologia do que deve ser repudiado. O caso atual é facilitado, já que vilanizar a China socialista bebe no antigo “perigo vermelho”. Isso é uma ferramenta característica das disputas entre as potências e “faz parte do jogo”, por assim dizer, é importante destacar. Franceses retratavam alemães de forma pouco lisonjeira, italianos vilanizavam os austríacos, e assim por diante. Não se trata de julgamento moral, mas de apontar a verdadeira finalidade do uso do rótulo “vírus chinês”.

Pode-se ainda alegar que o termo “vírus chinês” é apropriado, mesmo dissonante das regras de nomenclatura de doenças, para determinar a origem da doença e poder, então, analisar e corrigir os problemas que proporcionaram a pandemia. Seria perfeito, se não fosse balela. A plataforma do governo dos EUA e de boa parte de seus simpatizantes é de negacionistas da ciência, pessoas que transformaram os termos “pesquisador”, “especialista” e “professor” em palavrões. No caso de um vírus, algo que não discrimina cor, religião ou fronteiras, é impossível analisar uma pandemia sem cooperação internacional, cujos órgãos são repudiados desde a medula ideológica que motiva setores do governo dos EUA e de seus aliados.

No fundo, boa parte do executivo de Washington não está nem aí da onde veio o vírus ou como a pandemia se desenvolveu. Se surgiu na China, chame-o de “vírus chinês”. Da mesma maneira, autoridades chinesas acusaram o vírus de ter sido levado à Wuhan por militares dos EUA, por ocasião de jogos militares, e o governo de Pequim tenta reforçar sua imagem positiva ao cooperar no combate ao novo coronavírus pelo mundo. É disputa num grande tabuleiro mundial. E usar o termo “vírus chinês” sob o mantra de “é a origem da pandemia, que precisa ser estudada”, nesse momento, não faz muito sentido na ordem dos fatores. Pouco se sabe, em qualquer lugar. Não se determinou ainda com precisão quais as sequelas do vírus, como ele pulou para seres humanos, dentre outras questões.

Apenas algumas semanas atrás cientistas provaram de forma conclusiva que o vírus não foi obra de engenharia em laboratório, ou seja, não é uma arma biológica. Isso sem falar em dúvidas sobre questões políticas, que ainda vão demorar bastante tempo para virem a público. Novamente, o governo chinês provavelmente subestimou o possível impacto do novo coronavírus, seja por razões políticas, de segurança, por ignorância, ainda não se sabe; e, antecipando, possivelmente outros países também tentariam abafar uma nova doença, ao menos em um primeiro momento, por motivos similares ou pelo discurso de “evitar o pânico” na sociedade, palavras tão presentes. O que muda é que a China consegue abafar por mais tempo do que países com maior liberdade de informação.

O álibi

O segundo motivo da administração Trump usar o termo “vírus chinês” é para criar um álibi para a própria inação, algo seguido por alguns de seus aliados também. Se a China possui todas as características já citadas de uma ditadura, a Coreia do Sul declarou seu mais alto nível de emergência sanitária ainda no dia 23 de fevereiro. Um país democrático, aliado dos EUA e país de origem de mais de dois milhões de seus cidadãos. Diversos países imediatamente suspenderam viagens originárias da Coreia. Na mesma época, Trump estava tuitando que “a mídia e os democratas” estavam tentando “criar pânico nos mercados”. No dia 26 de fevereiro, Trump comparou o novo coronavírus à uma “gripe”, retórica copiada no Brasil pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em 28 de fevereiro, uma montadora coreana fechou uma fábrica inteira por causa de um caso. Em primeiro de março, o governo de Seul pediu para que as pessoas ficassem em casa e suspendeu as aulas. No dia três, o governo da Coreia do Sul declarou “guerra à pandemia” e anunciou um pacote econômico de 30 trilhões de won, algo na casa de 124 bilhões de reais, para o combate ao vírus e aos seus efeitos socioeconômicos. Enquanto isso, Trump, em quatro de março, continuava com suas comparações com a gripe comum. Em 10 de março, Jair Bolsonaro disse que a pandemia era uma “fantasia”. Alguns podem dizer que a Coreia do Sul não seria um bom parâmetro, dada sua proximidade geográfica ao epicentro da pandemia, a China, quase vizinha.

Pois bem, olhe-se a Itália, também um país democrático e também um aliado dos EUA. País de origem de dezessete milhões de cidadãos dos EUA e de trinta milhões de brasileiros, mais de 10% da população. As sociedades do Brasil e dos EUA possuem profundos laços culturais e históricos com a Itália. A primeira morte por covid19 na Itália foi em 21 de fevereiro. Uma tentativa de argumento muito vista é a de que o “pânico” pelo novo coronavírus foi só depois do Carnaval, já que ninguém queria perder uma festinha ou por interesses econômicos. O carnaval de Veneza, talvez o mais famoso carnaval do mundo, foi cancelado ainda no dia 23 de fevereiro! No mesmo dia, autoridades regionais italianas determinaram quarentena e multas para quem as violasse.

A Itália, que hoje é o país que mais sofre com o novo coronavírus, passou pelos mesmíssimos fenômenos que hoje acontecem nos EUA e no Brasil. Quedas de braço entre poderes regionais, falta de consenso nacional e uma tentativa de preservar o funcionamento da economia antes de conter o espalhamento do vírus. Ao ponto de, no dia 19 de fevereiro, ter realizado o jogo de futebol entre Atalanta e Valência, na cidade de Milão, com um estádio lotado com 45 mil torcedores. Cerca de 40 mil desses voltaram para sua cidade de origem, berço da Atalanta, a cidade de Bérgamo – a que mais sofre com a epidemia, no que dificilmente é uma coincidência, segundo o cientista Francesco LeFoche, de Milão, ouvido por jornais italianos.

O governo italiano aprendeu a lição do jeito mais amargo e, no dia nove de março, impôs quarentena total no país e o fechamento de escolas, casas noturnas, bares, estádios, tudo. As cenas de caminhões do exército carregando caixões das vítimas rodaram o mundo. No dia seguinte, Trump disse que a pandemia “iria passar calmamente”, mesmo dia da declaração sobre fantasia de Bolsonaro. Em resumo, dizer que a China escondeu, mentiu, atrasou providências, nada disso muda o fato de que dois países aliados dos EUA deram quase um mês de alerta antecipado e de lições ao continente americano. Tempo e lições que foram desperdiçados. Não se trata de castigo divino, de algo inexplicável ou absolutamente inesperado, mas de inação, incompetência e escolhas erradas.

As lições

O selo “vírus chinês”, então, cria um álibi. Mortes? Desemprego? Crises institucionais? Oras, “culpa dos chineses, não tínhamos como fazer nada”. O que é mentira. Tampouco podem usar a partidarização como escudo. Políticos da direita italiana tomaram providências como quarentena, como a prefeita de Lodi, Sara Casanova, da Lega Nord. Benjamin Netanyahu, premiê de Israel e aliado de primeira grandeza de Trump, determinou políticas de quarentena, injetou recursos no sistema público de saúde e articulou a compra imediata de mais de milhão de testes, suficiente para cerca de 10% da população. Narendra Modi, que fez impressionantes recepções para Bolsonaro e para Trump, determinou uma quarentena nacional por 21 dias, mais de um bilhão de pessoas em suas casas.

Todos eles políticos de direita, todos eles com discursos nacionalistas. Talvez o melhor exemplo venha do Reino Unido, governado por Boris Johnson, que compartilha visões e estilo com Trump e com Bolsonaro. Inicialmente, o premiê britânico anunciou a adoção da política de “imunidade de rebanho”, ou seja, afetar o mínimo possível a vida normal, para deixar o vírus circular ao ponto de deixar a maioria da população imune. Quando apresentado com os custos econômicos, sociais e em vidas disso, mudou de ideia. Ouviu seus técnicos. O governo Boris Johnson, então, recuou da decisão e impôs a reclusão, ordenando até o fechamento dos pubs por trinta dias. Decisão essa que está sendo alvo de mentiras e distorções, inclusive.

Começou a circular a notícia de que Neil Ferguson, médico do Imperial College que aconselha o premiê, teria “voltado atrás”, “revisto” ou “errado” sua previsão que determinava até meio milhão de mortes no Reino Unido. Isso é mentira, segundo o próprio em seu perfil do Twitter. Seu novo relatório diz apenas que, na manutenção do ritmo atual, com quarentena, testagem e acompanhamento intensos, a situação vai melhorar após o pico de contágios. Ele mantém que, caso não seja feito nada, como era a proposta inicial, a projeção ainda leva ao número de 500 mil mortes. Um ótimo exemplo de como é essencial que um governo ouça seus técnicos, seu cientistas e tome providências embasadas e no interesse da maioria da população.

E, ao contrário do chavão popular por vezes evocado, religião e ciência não necessariamente se contradizem. Meca, a cidade sagrada do Islã, foi fechada ainda no fim de fevereiro, para todo e qualquer peregrino, enquanto a Santa Sé fechou a praça de São Pedro no início de março e o Papa Francisco determinou que as celebrações de Páscoa evitarão aglomerações, pedindo para que os católicos orem em suas casas. A pandemia do novo coronavírus também serve de ótimo exemplo da importância de acompanhar o noticiário internacional, o que está sendo feito em cada país, de acordo com suas dinâmicas internas, sejam políticas, sejam sociais. Se a tecnologia pode ser usada para espalhar o pânico, também serve para difundir a informação.

Conscientizar, mostrar que não há discurso de “vírus chinês” ou de “gripezinha” que esconda o fato de que uma pandemia impõe a necessidade de medidas tomadas em um âmbito democrático e de cooperação. Que não há rótulo que esconda que as razões do termo “vírus chinês” são políticas, pragmáticas em uma disputa externa e que tentam esconder os problemas internos. Não são motivos geográficos ou científicos. O que afeta a sociedade dos EUA, hoje, fins de março, é tão culpa do governo chinês quanto é de seu próprio governo, um discurso que pode seduzir e atrair apoio de outros lugares. Só que não é hora de discursos sedutores, nem de confronto, nem de álibis, muito menos de negação. É hora de encarar o desafio apresentado por uma nova doença de rápido contágio.

PS: Caro leitor, escrevo esse PS no dia 27 de Março, 16 horas de Brasília:

Após terminar meu texto, o presidente dos EUA, Donald Trump, conversou por telefone com seu homólogo chinês, Xi Jinping.

Ao comentar a conversa no Twitter, Trump usou o termo "coronavírus", não o termo "vírus chinês". Por cortesia, talvez? Possivelmente, mas é mais um exemplo de como a terminologia é política, e não médica ou científica. É mera política.

Esse é o ponto do texto, como respondi em alguns comentários dos leitores. Apontar as oportunidades perdidas de aprendizado e a insistência em uma discussão sobre rótulo político. Não se trata de uma conspiração americana, tampouco.

Um abraço e obrigado pela leitura.

69 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 69 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Jackson Alves Lessa

    ± 14 dias

    O vírus é chinês. Médicos chineses tentaram avisar e foram impedidos por seu governo. Informações nebulosas. Quem é o responsável por isso? Já sei! É Trump, é Bolsonaro, é o capitalismo, é o ocidente cristão...Me poupe. Só não a China.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo roberto costa da silva

    ± 15 dias

    Acho que o comentarista desconhece os interesses comunistas de conquista mundial. Algo próprio do regime ditatorial e totalitário. Não quero ver meu Brasil ser dominado pela China que tem sim muito dinheiro para comprar o mundo e estabelecer um poder político onde a vida é o que menos lhes interessa, haja visto os milhões de mortes impostos por Mao Tsé Tung ao seu povo para implantação do regime comunista, seguido pelo seu atual presidente Shi Jinping.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco

    ± 16 dias

    Muito fraquinho Filipinho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 19 dias

    Artigo fraco e com viés ideológico. Espero que seja uma exceção e não a regra. O autor tergiversa do começo ao fim para livrar a cara da China e jogar a culpa sobre os governos Trump, Bolsonaro e outros. É um pulha. Pela minha sanidade mental vou deletá-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 20 dias

    Que a gente nunca se esqueça de quem nos colocou nesta situação terrível: o Partido Comunista Chinês. O PC chinês cometeu crime contra a humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RICARDO DUQUE DE ALMEIDA

    ± 20 dias

    Esse aí vai passar a quarentena assistindo Netflix e comendo pizza, com a geladeira cheia e salário garantido no final do mês. Em nenhum momento o artigo aborda o perfil dos falecidos, o que agrava o problema na Lombardia. Dizer que o vírus é chinês não é apenas uma questão política, é atribuir responsabilidades onde elas realmente existem, inclusive para cobranças futuras em âmbito judicial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 20 dias

    Comece a tentar a ler as entrelinhas de qualquer jornalista que queria defender a China . Esta bom para você? : 1 - "O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o China Media Group assinaram um acordo de cooperação. O contrato prevê produções conjuntas e compartilhamento de conteúdo com o objetivo de promover o desenvolvimento das relações entre os dois países" Doria, 2 - Doria, Caiado e outros governadores, na surdina, reúnem-se com embaixador e estreitam laços com a ditadura do Partido Comunista Chinês. 3- Em nome da Câmara, Rodrigo Maia pede desculpas à China e por ai vai.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 20 dias

    Comece a tentar a ler as entrelinhas de qualquer jornalista que queria defender a China . Esta bom para você? : 1 - "O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o China Media Group assinaram um acordo de cooperação. O contrato prevê produções conjuntas e compartilhamento de conteúdo com o objetivo de promover o desenvolvimento das relações entre os dois paises" Doria, 2 - Doria, Caiado e outros governadores, na surdina, reúnem-se com embaixador e estreitam laços com a ditadura do Partido Comunista Chinês. 3- Em nome da Câmara, Rodrigo Maia pede desculpas à China e por ai vai.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCOS VELOSO PEREIRA

    ± 20 dias

    Acho mais razoáveis as opiniões que afirmam que este vírus terá evolução e letalidade semelhantes ao H1N.1. E até menos. A gripe suína matou mais de 200 mil pelo mundo, sem provocar lockdown ou pânico. Aliás, por que o morticínio não se alastrou pela Itália toda se ela demorou um mês pra parar? Por que 70% das mortes acontecem na Lombardia? Parece haver peculiaridades ali que não se repetem nem no resto do país, nem em outros países. Acho que, com pesar pelos mortos, essa montanha vai parir um rato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luca

    ± 21 dias

    O partido comunista chinês escraviza sua população, deixa muitos viverem na extrema pobreza, como todos governos comunistas, que sofrem pra comprar ou achar comida, assim muitos comem alimentos crus, caso da China que comem ratos, insetos e morcegos vivos, por isso se não houver uma retaliação consistente contra esses lixo comunistas, vão haver muitos outros vírus chinês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Otacilio Bandeira

    ± 21 dias

    Qual é o problema em dar nome aos bois? Por aqui temos reações histericas como a da Band onde censura e trata como idiotas aqueles que ousam criticar a famigerada ditadura mais longeva do planeta. Esconderam o assunto por dois meses perseguindo e prendendo os chineses recalcitrantes. Permitiram seus cidadãos viajando pelo mundo inteiro no ano novo chinês e agora que contamos os mortos temos que ter tato pra dar a César o que é de César?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Senor Rodriguez

    ± 21 dias

    Como já foi lembrado nos comentários, EBOLA é um rio no Congo, onde foi identificado o vírus ebola , e MERS significa Síndrome Respiratória do Oriente Médio. Mas, nesses casos, não era jogada política chamar o vírus por sua origem geográfica. Mas, no discurso de quem prega que há um "anticientificismo" em Trump e Bolsonaro, isso é convenientemente relevado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 21 dias

    Que tal uma campanha para cobrar uma indenização mundial da China pela besteira que fizeram?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    ± 21 dias

    Um artigo que escreve uma bobagem do tipo "a plataforma do governo dos EUA e de boa parte de seus simpatizantes é de negacionistas da ciência, pessoas que transformaram os termos “pesquisador”, "especialista" e "professor", não merece ser lido! Científico mesmo deve ser o governo chinês... kkkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irineu Berestinas

    ± 21 dias

    Meu Caro Felipe Figueiredo, estou escrevendo aqui neste espaço porque no local apropriado não estou conseguindo. Conforta-me saber que vc. já tenha tratado desses temas, certamente dever ter feito com sabedoria. No mais reafirmo, com segurança, que a sua prioridade de enfoque, num momento de tamanha gravidade de fatos, soa como diletantismo tal abordagem! Perdoe-me pela franqueza!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor H

    ± 21 dias

    Não existiu a gripe espanhola? Qual o problema em vírus Chinês ? Segue o jogo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • L

      Leonardo Neves Luz

      ± 20 dias

      A europa eatava em fuerra e havia cebaura na imprensa. A espanha, neutra, não impusera restrições à midia. Quando exlodiu a epidemia, a imprensa espanhola foi a primeira a reportar, enquanto as mídias da Entente e das potências centrais obtiteraram os acontecimentos para não afetar o moral do soldado. Daí o termo gripe espanhola.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 21 dias

      null: Otário. E alguém usou o nome científico. Canalha!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo Adaime

      ± 21 dias

      E o pior é que a gripe espanhola provavelmente nem começou na Espanha (lá era chamada de gripe francesa - hehehe). O motivo de usar esse nome é diferente do coronavirus, pelo menos na "versão oficial".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • ± 21 dias

      Olá Victor, belo exemplo, já que gripe espanhola não é o nome utilizado na biologia. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 21 dias

    O colunista gorduchinha, com cara de bebê, é só mais um militante na Gazeta. Como disse o Pasquotto, mais abaixo, "o Trump está certo, o vírus é chinês e não existiria se não fosse a ditadura chinesa e os hábitos repulsivos e a péssima higiene do seu povo. O resto é consequência. Vamos colocar ordem nesse galinheiro." A economia chinesa é o que é porque lá não tem democracia, não tem STF, não gastam tempo e dinheiro tratando da poluição, de seus péssimos hábitos de higiene e de direitos humanos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Olá Fernando, quem dera a cara fosse de bebê. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago Vieira de Mello

    ± 21 dias

    Ótimo texto, Filipe. Importante procurar enxergar com clareza a situação e basear-se em fatos. Análise sem viés é primordial nessa época de desinformação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Obrigado, Thiago. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    ± 21 dias

    O importante combater o vírus, e não a China, um puro diversionismo. Em Milão no começo da epidemia, empresários lançaram a campanha “ Milão não pode parar”. Ontem, o prefeito teve de ir a público pedir as desculpas. A história cobrará os especuladores de cadáveres alheios. Temos que aprender com os erros da Itália, Espanha e EUA que demoraram a fazer a contenção, e agora enfrentam grandes dificuldades. Temos de esperar passar a fase aguda de contaminação, para depois pensar na economia. Falidos se recuperam, falecidos não.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      O exemplo italiano é o mais importante, Fernando. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mirtão

    ± 21 dias

    É vírus Xaxim. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Senor Rodriguez

    ± 21 dias

    Então, quem não concorda com sua visão "não consegue entender" o texto ? Esse é seu argumento? Certamente há pessoas mais instruídas que o Sr. que não concordam . Isso só revela suas limitações. Grato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Andrade

    ± 21 dias

    virus é chines, veio da china, se espalhou por la, serviu de propaganda pra poder militar chines de trancar todo mundo em casa, etc... qual o problema do termo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Neves

    ± 21 dias

    Muito bom e informativo o artigo escrito por Filipe Figueiredo. Pena que, pelos comentários, poucos leitores da Gazeta do Povo conseguem entende-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • S

      Senor Rodriguez

      ± 21 dias

      Leandro Neves: entendi que o Sr não captou o viés disfarçado no texto e, logicamente, atribuiu a quem percebeu a velha narrativa nesse texto novo, a não percepção como sinônimo de”não entendeu”. Fiz-me claro?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leandro Neves

      ± 21 dias

      Senor Rodriguez: Não falei em concordar ou discordar. Apenas em entender o que esta escrito. Pelo visto, o sr. não entendeu, não é mesmo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Senor Rodriguez

      ± 21 dias

      Então, quem não concorda com sua visão "não consegue entender" o texto ? Esse é seu argumento? Certamente há pessoas mais instruídas que o Sr. que não concordam . Isso só revela suas limitações.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 21 dias

    Resumindo, o Trump está certo, o vírus é chinês e não existiria se não fosse a ditadura chinesa e os hábitos repulsivos e a péssima higiene do seu povo. O resto é consequência. Vamos colocar ordem nesse galinheiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Olá Paulo, gostaria de destacar que, após uma conversa com Xi Jinping, Trump usou o termo coronavirus. Um abraço, você pode ver aqui: https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1243407157321560071

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Matheus

    ± 21 dias

    Há de considerar que além das diferenças pontuadas no texto, a principal, entre o povo da Coréia / Japão é a homogeneidade do povo que reside lá, que historicamente preserva hábitos mais saudáveis e influenciou no resultado das infecções. Enquanto nos EUA/Brasil temos diversas etnias, diversas culturas que reagem de maneira diferente a um caso como esta pandemia e que dificilmente conseguiria responder a crise de forma unida como ocorreu na Ásia. No mais, o uso da terminologia não influência em nada a não ser para que os se preocupam mais em não ofender uma ditadura sanguinária que já deu diversas provas que falhou e escondeu a epidemia no início do que em realmente mitigar o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO FABIANO MAZUR

    ± 21 dias

    Tudo bem! Mas a Gripe é chinesa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 21 dias

    A China vai ficar devendo para o mundo todas as doenças que produziram em seu país e espalharam sem dó nem piedade. Claro que pode ser chamado de gripe chinesa sim. Não foi fabricado em laboratório, porem a falta de contenção e o descaso na fase inicial gerou esta pandemia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo de toledo cerqueira

    ± 21 dias

    Concordo. O virus não é chinês É JAMAICANO. E você é um absoluto ******.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Henrique Provin Almeida

    ± 21 dias

    Isso aí é um agente de desinformação. Impressionante. Quanto ao artigo científico citado (q comprova que o vírus não era de laboratório) seria bom que alguém tenha tempo de traduzi-lo e publicá-lo, pois ele não é conclusivo, e afirma, usando o método lógico, que é IMPROVÁVEL que tenha sido fabricado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Olá Carlos, fique à vontade para fazer quaisquer correções que eu publico na próxima coluna. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    salcutrim

    ± 21 dias

    A China foi responsável até pela peste bubônica, imagina isso. Claro que é vírus chinês. O H1N1 também veio do modo de vida chinês de comer tudo o que se move. Se eles querem que sejam respeitados, que o governo chinês que sabe controlar a massa e a informação sob pena de morte, impressa esses mercados se continuar funcionando. Assim, a população não maia teria contato com esses animais livremente. Outra coisa, o Brasil tem 60% de seu povo vivendo de trabalho informal, como essas pessoas vão ficar em casa? Quem vai dar pão a elas? Fácil em países ricos que todo mundo tem emprego. Aqui só servidor público. São medidas diferentes. A fome é mais perigosa do que o vírus. O caos pode imperar logo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Olá Salcutrim, apenas para deixar claro, a peste bubônica não é de origem chinesa. Uma das epidemias que foi. Antes disso já ocorreram epidemias de peste bubônica, como a de Justiniano, que citei, que não possui relação com a China. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irineu Berestinas

    ± 21 dias

    Sugiro ao ilustre articulista, Filipe Figueiredo, que faça um texto sobre o apoio que Xi Jinping e Putin emprestam ao Maduro. Só assim Maduro se mantém dizimando o seu povo, em vez de vir vender filigranas para os leitores da Gazeta, como se fôssemos obrigados a ser idiotas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Olá Irineu, talvez você seja um leitor novo, mas, de cabeça, três textos que falam dessa relação aqui na minha coluna são O quê cada interessado na Venezuela quer na Noruega, O xadrez internacional na posse de Maduro na Venezuela e Quem apóia e quem critica a Venezuela de Maduro na ONU 2018. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Philipe dos Santos Pompeu

    ± 21 dias

    A questão de chamar de vírus chinês é responsabilizar a China, eles são responsáveis e precisam sofrer consequências

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Ricardo Costa Pinto

    ± 21 dias

    Vamos todos assinar o Brasil sem Medo porque esse jornaleco de m.... já deu!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renato Borba

    ± 21 dias

    que tal “vírus sino-continental”, seu milit*nto cara pálida?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Irineu Berestinas

    ± 21 dias

    O analista faz ponto fixo em um aspecto de pouca relevância... Gostaria que fizesse um texto sobre as matanças históricas de Mao Tsé Tung, empreendidas na Grande Marcha Adiante e na Revolução Cultural...., cujo regime hoje tem pretensões de estender o seu domínio ideológico mun afora, que só não enxerga quem não quer ver... e traz superficialidades para fugir do que realmente interessa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 21 dias

    Graduado em história pela USP. Militância explicada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    victor luiz neves carramaschi

    ± 21 dias

    Perdoe-me o articulista. Nunca soube de algum vírus surgido nos EUA ou no Brasil, ou em Israel, que se espalhasse pelo mundo. O vírus é chines sim. Queira voce ou não. Mijam, cagam e cospem no chão dos locais onde vendem aquela porcariada toda de carnes abjetas para consumo humano deles lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Olá Victor, a pandemia de influenza de 1918, chamada popularmente na época de gripe espanhola, possivelmente se originou no Kansas, e foi levada à Europa pelos soldados dos EUA. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giancarlo

    ± 21 dias

    Estranhamente o autor não comenta ou não enfatiza suficientemente o fato de que todas as pandemias recentes foram originadas na China. Vamos ficar esperando a próxima igual carneirinhos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    victor luiz neves carramaschi

    ± 21 dias

    Perdoe-me o articulista. Nunca soube de algum vírus surgido nos EUA ou no Brasil, ou em Israel, que se espalhasse pelo mundo. O vírus é chines sim. Queira voce ou não. Mijam, cagam e cospem no chão dos locais onde vendem aquela porcariada toda de carnes abjetas para consumo humano deles lá.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giancarlo

    ± 21 dias

    Perguntas simples para o autor: estaríamos vivendo esta pandemia se a China adotasse práticas sanitárias aceitáveis? Precisamos ter passado por todas as pandemias recentes e originadas na China pelos mesmos motivos? Vamos continuar morrendo e lutando contra os sintomas e nunca vamos nos perguntar sobre as causas? Fazer a mesma coisa e esperar resultado diferente é coisa de louco, segundo o cientista Einstein.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Araucária

      ± 21 dias

      Pior, com a conivência da OMS, que até meados de janeiro afirmava não haver evidências de Transmissão entre humanos, e que no final de janeiro quando o Trump disse que iria proibir voos para a China, afirmou que não era necessário e que tal atitude só iria criar um pânico desnecessário....********.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson F Kovalski

    ± 21 dias

    Se surgiu na china é chines....se tivesse se iniciado no Brasil, brasileiro, se tivesse se iniciado em marte, marciano...e assim por diante... facil de entender...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 21 dias

    Precisava dar toda essa volta pra falar mal do Trump? Quer esconder o tônus militante do artigo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • ± 21 dias

      Olá Pzig, gostaria de destacar que, após uma conversa com Xi Jinping, Trump usou o termo coronavirus. Um abraço, você pode ver aqui: https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1243407157321560071

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giordano Macedo Chamone

    ± 21 dias

    Belo artigo. Os leitor raivoso daqui não consegue olhar para um artigo que não infle o seu ego ignorante. O autor claramente separou-o da discussão do vírus ter a sua origem na China (o que é obvio) e entrou nos termos de estratégia de discursos e disputa geopolítica. Essa galera que acha que o Trump tem alguma intenção de gastar energia para o bem do Brasil é hilária.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • S

      Senor Rodriguez

      ± 21 dias

      "Então, quem não concorda com sua visão é ignorante? Esse é seu argumento? Certamente há pessoas mais instruídas que o Sr. que não concordam . Isso só revela suas limitações."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      Giordano Macedo Chamone

      ± 21 dias

      Correção: **O leitor

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO KINSEL

    ± 21 dias

    Cheguei a verificar se por acaso estava lendo a Folha de São Paulo. Artigo ridículo. O vírus é chinês, o governo Chinês agiu dolosamente (dolo eventual ao ao permitir os mercados fonte deste e de outroa vírus), agiu com dolo direto para disseminar o vírus ao impedir as informações falando médicos e sumindo com jornalistas. Pode até não ter sido fabricado propositalmente, mas o vírus é chinês e o governo Chinês tem responsabilidade perante o mundo. Por fim, papagaio é quem usa nomenclatura da OMS que é comandada por um comunista que premiou a China pela transparência neste caso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vitor Hugo Glaudencio Johnson

    ± 21 dias

    O artigo é um dos piores que já li nesse excelente jornal, totalmente sem lógica, ficaria ótimo se publicado em algum desses sites comunistas que existem por aí.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Araucária

    ± 21 dias

    Porque o vírus surgiu na China, e de lá se espalhou....viu, bem mais simples.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 21 dias

    Em que tipo de bolha ideologica vive alguem que acredita que chamar doencas de MERS (Middle East Respiratory Syndrome) ou de Ebola (nome do vale do rio da Africa onde se originou a doenca) nao sao nomenclaturas cientificas?? Sao EXATAMENTE o mesmo caso do "VIRUS CHINES" ou "VIRUS DE WUHAN". Mas este mesmo Filipe acredita que se trata de uma conspiracao americana, para levantar a bandeira do "anti-chinesismo" no Ocidente...como se o FATO do governo COMUNISTA CHINES TER ESCONDIDO A DOENCA POR DOIS MESES, E NAO TER FEITO DURANTE ESSE TEMPO ABSOLUTAMENTE NADA EM IMPEDIR A PROPAGACAO PARA TODOS OS DEMAIS PAISES NAO FOSSE FATO SUFICIENTE???!!!PORR4!!! EM QUE BOLHA TU VIVE CARA?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcos eisenschlag

      ± 21 dias

      null: Ola Filipe, me refiro ao trecho em que voce afirma que o fato dos EUA fazer questao da nomenclatura trazer o nome de origem do virus seja um "alibi" para dirimir uma provavel culpa de Trump. Acho uma leitura errada. Se os EUA insistem nisso e' porque querem demonstrar que a China foi o lugar de origem de varias das ultimas pandemias que atingiram o Ocidente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • ± 21 dias

      Olá Marcos, em nenhum momento, seja no texto, seja em qualquer trabalho meu, defendi que o vírus seja uma conspiração americana. Não é. Um abraço

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JORGEHF

    ± 21 dias

    quanta besteira. parece militante petista

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.