i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

A Peste Vermelha

  • Por Flavio Gordon
  • 26/03/2020 14:49
xi jinping
O presidente da China, Xi Jinping, em visita a hospital de Wuhan.| Foto: Xie Huanchi/Xinhua/AFP

“Tenho medo. À minha frente está o vírus. E às minhas costas está o poderio legal e administrativo da China.” (Chen Qiushi, blogueiro chinês que desapareceu depois de postar vídeos documentando o começo da epidemia da Covid-19 em Wuhan)

“Cheguei à conclusão de que o objetivo da propaganda nos países comunistas não era persuadir, e muito menos informar, mas humilhar e emascular. Nesse sentido, quanto menos ela fosse verdadeira, quanto menos correspondesse à realidade, melhor; quanto mais contradissesse a experiência das pessoas às quais se dirigia, mais dóceis e mais impotentes elas ficavam, desprezando-se mais e mais por não protestar.” (Theodore Dalrymple, Viagens aos Confins do Comunismo)

Desde que a pandemia do coronavírus chegou ao país, e como costuma ocorrer em tempos de peste, teve início uma caçada ao bode expiatório supostamente responsável pelo mal. Nesse contexto, muita gente passou a culpar abertamente a China e a cultura chinesa pela crise. Em alguns casos – como denunciou o empresário sino-brasileiro Winston Ling em seu perfil no Twitter –, chegamos a ter manifestações lamentáveis de xenofobia e racismo.

Além de moralmente reprovável em si, esse tipo de atitude ignora um dado básico da realidade: o que aconteceu na China não se deu por nenhum traço nacional particular. Embora muitos responsabilizem, com boa dose de razão, os chamados “wet markets” chineses – mercados nos quais se comercializa toda sorte de animal vivo, em condições precárias de higiene –, a verdade é que esse tipo de negócio não é uma exclusividade da China, sendo muito comum em outros países asiáticos e também na América Latina.

O problema, portanto, não é a China enquanto nação, nem a cultura chinesa ou o povo chinês. Por outro lado, não seria incorreto dizer que o problema está na China – como está e esteve em muitos outros países do mundo ao longo dos séculos 20 e 21. Pois o grande responsável pela pandemia já deteve o poder na Albânia, na Romênia, na Tchecoslováquia, na Alemanha Oriental, na Polônia... E continua no poder (embora muitas vezes disfarçado) na Rússia, em Cuba, na Venezuela, na Coreia do Norte. Assim como a Covid 19, essa espécie de vírus político também não respeita fronteiras nacionais. Logo, o problema não é a China. O problema é o comunismo.

No livro Viagens aos Confins do Comunismo, o psiquiatra Theodore Dalrymple relata a sua experiência de visitar países que, em 1989, momento em que o comunismo parecia ruir em sua pátria-mãe, insistiam na manutenção do sistema político (em tese) moribundo. Em certo trecho, o autor menciona a capacidade que tem o comunismo de borrar particularidades nacionais e culturais: “Minhas visitas foram breves, e por isso minha experiência de cada país, por mais intensa que tenha sido, foi necessariamente limitada; porém, como os países tinham culturas muito diversas, os efeitos comuns produzidos pelo comunismo ficavam ressaltados ainda mais claramente” (grifos meus).

O problema não é a China enquanto nação, nem a cultura chinesa ou o povo chinês. Mas não seria incorreto dizer que o problema está na China: o problema é o comunismo

Entre as características básicas, comuns e transculturais, que Dalrymple identificou nos países comunistas que visitou, uma delas tem especial interesse no contexto da atual pandemia. Sobre isso, escreve o autor: “Tirando os massacres, as mortes e as fomes pelas quais o comunismo foi responsável, a pior coisa do sistema era a mentira oficial, isto é, a mentira de que todos eram obrigados a participar, por consentimento ou por não contradizê-la” (grifos meus).

Quem conhece minimamente a literatura sobre essa pandemia político-ideológica há de concordar com o autor. De fato, a mentira oficial parece ser o grande denominador comum dos regimes comunistas. Foi ela, por exemplo, a responsável pelo desastre nuclear em Chernobyl, quando a realidade latente dos defeitos estruturais no projeto das usinas foi soterrada pela máquina de propaganda soviética. “Nossos segredos e mentiras são praticamente o que nos define. Quando a verdade ofende, nós mentimos e mentimos, até que não nos lembremos mais que ela existe, mas a verdade ainda existe. Cada mentira que contamos gera uma dívida com a verdade. Cedo ou tarde essa dívida deve ser paga” – eis como o químico Valery Legasov abre o seu monólogo final na minissérie Chernobyl, da HBO.

Legasov (na série, brilhantemente interpretado pelo ator Jared Harris) foi um dos cientistas responsáveis pelo projeto das usinas nucleares soviéticas, e o primeiro a exibir a singular coragem de denunciar as suas falhas, enfrentando, ao risco da própria vida, o vasto sistema soviético de ocultação da verdade. O que Legasov começou por revelar é que, mais que um acidente, a explosão do reator da usina nuclear de Chernobyl (joia da coroa da propaganda da industrialização soviética) foi o resultado de uma sucessão interminável de mentiras impostas pelo regime comunista. Por medo do regime, todos mentiam para todos e, sobretudo, para si mesmos, até que a verdade recalcada explodisse, enfim, junto com o núcleo do reator.

Podemos dizer que a pandemia do coronavírus é a Chernobyl do século 21. Com o seu edifício de mentiras, o regime comunista chinês permitiu a universalização da peste. Como já havia feito em 2002, quando ocultou do mundo a irrupção da epidemia de Sars (síndrome respiratória aguda grave), a ditadura chinesa voltou a fuzilar a verdade.

Em seu perfil no Twitter, Rodrigo Silva, fundador do site Spotniks, fez um apanhado de notícias que perfazem a linha de tempo da pandemia, resultado do comportamento criminoso do Partido Comunista Chinês. Ficamos sabendo, entre outras coisas, que, já em fins de dezembro, a Covid-19 fora responsável pelo adoecimento de pacientes de um hospital de Wuhan. Quando Li Wenliang, médico local, tentou alertar os colegas, a polícia chinesa forçou-o a assinar uma declaração classificando o alerta como “comportamento ilegal”. Além de Wenliang – espécie de Legasov contemporâneo, e que que viria a ser uma das mortes causadas pela Covid-19 (isso segundo as fontes oficiais) –, outros sete médicos foram levados pela polícia e obrigados a assinar um documento admitindo ter “espalhado mentiras” sobre o novo vírus.

Naquele contexto, um outro médico, o cirurgião Wang Guangbao (que também é um escritor popular no leste do país), confessou que notícias de um novo coronavírus já vinham circulando na comunidade dos profissionais de saúde desde o início de janeiro, mas que a detenção de Li e outros colegas intimidou muita gente, incluindo ele próprio. “As detenções fizeram com que todos nós, médicos, nos sentíssemos em risco” – disse Guangbao.

Também em dezembro, um técnico de laboratório contratado por hospitais informou ter recebido amostras provenientes de Wuhan, concluindo pela existência de um novo coronavírus muito similar ao da Sars. Uma amostra do vírus foi retirada de um paciente e enviada a um laboratório para o sequenciamento do genoma. Com os resultados prontos três dias depois, as autoridades de Hubei mandaram que as amostras fossem destruídas.

A pandemia do coronavírus é a Chernobyl do século 21. Com o seu edifício de mentiras, o regime comunista chinês permitiu a universalização da peste

Em janeiro, as informações sobre o coronavírus continuavam vetadas pelo regime – que, como se sabe, exerce um controle rígido e impenetrável sobre a internet e os meios de comunicação, todos submetidos às autoridades do PC chinês. Os internautas foram fortemente “aconselhados” a não espalhar “rumores” e “boatos”. O aplicativo de mensagens WeChat (versão chinesa do WhatsApp) continua censurando menções ao coronavírus.

Como se não bastasse, em fevereiro começou o desaparecimento de jornalistas e ativistas que cobriam o coronavírus e, de algum modo, denunciavam na internet a postura das autoridades. Destacam-se os casos do empresário Fang Bin e do advogado Chen Qiushi, que ficaram relativamente famosos ao postar lives direto das ruas de Wuhan. Depois de abordados e interrogados pela polícia por causa do material “subversivo”, ambos sumiram misteriosamente. Desde então, de acordo com uma ONG chinesa de defesa dos direitos humanos, mais de 350 pessoas ao redor do país já foram punidas por “espalhar rumores” sobre a epidemia.

Esses são, enfim, apenas alguns exemplos do que tem acontecido na China desde os primeiros sinais de surgimento da pandemia. Eles deixam claro que o comunismo chinês mantém viva a tradição de aniquilar a verdade, perseguir e humilhar os seus defensores. E se, como sugeriu o pai fundador dessa ideologia perversa, a história se repete, primeiro como tragédia, e depois como farsa, resta-nos concluir que, na história comunista, é a própria farsa que se repete como tragédia.

“Cada mentira que contamos gera uma dívida com a verdade. Cedo ou tarde essa dívida deve ser paga” – disse Valery Legasov. E o mundo tem agora de pagar a dívida gerada pela grande muralha de mentiras erguida pelo comunismo chinês. Chernobyl é aqui. E a peste do século 21 é vermelha.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • E

    Eduardo Leivas Bastos

    ± 12 dias

    Sempre brilhante. Flávio é, sem dúvida alguma, um dos melhores jornalistas ensaístas nacionais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antenor

    ± 24 dias

    Brilhante, claro e objetivo, PARABÉNS, eu sei que para jornalistas os elogios não tem valor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 24 dias

    Texto magistral. Deveria ser liberado para todos. O comunismo é um mal absoluto e não uma ideologia. Pode colocar a humanidade em risco. Todos os países do mundo deveriam isolar a China e impedir que seus cidadãos saiam de lá. É cruel, mas necessário. Estamos todos em risco com esses criminosos vermelhos à solta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alberto De Araujo

    ± 24 dias

    Legal. Parabéns. Essa estratégia de sequestrar a verdade, mentindo sem pudor, até convencer o povo, lembra os mesmos mecanismos petistas. A mentira tem o poder entre eles, de se aprofundar em sua consciência. Mentem com consciência. Transforma-se em seu meio na pura realidade.As mentiras para os petistas tem pernas compridas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laudicéa Batista Macêdo

    ± 25 dias

    Parabéns Flávio Gordon pelo magistral texto. Sempre aguardo as quartas feiras com grande ansiedade para ficar bem informada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Semira Adler Vainsencher

    ± 26 dias

    Meus agradecimentos pelo belo texto, Flávio. Se eu pudesse, o semearia aos sete ventos. Por enquanto, fica aqui os parabéns desta sincera leitora. Grande abraço. Semira Adler Vainsencher

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 26 dias

    "Roubatilhei" e compartilhei...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 26 dias

    Sempre que possível, o que é difícil hoje em dia, devemos boicotar produtos Made in China, pois é o único modo que temos de punir o PC chinês!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 26 dias

    Infelizmente o maldito comunismo se resume a isso: Mentira, mortes, sofrimento, violência, fome, tortura, pobreza, prisões, execução, tudo o que de pior pode existir é que filhos da putta de esquerdistas defendem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TITO LIVIO SOUSA DANTAS

    ± 26 dias

    Brilhante, parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aldo

    ± 26 dias

    Excelente ver alguém dizendo o óbvio: que o partido comunista chinês criou esta arma biológica para criar uma recessão global e sair fortalecido ao final da pandemia vermelha,

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO SANTOS

    ± 26 dias

    EXCELENTE

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 26 dias

    Com a manipulação da informação os governantes brasileiros transformaram a "democracia" em uma ditadura com implementação de controle de liberdades individuais...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 26 dias

    Parabéns Flávio! Torço para que o mundo civilizado puna o Partido Comunista Chinês pelo genocídio que produziram mais uma vez no mundo. E tomara que os demais Países repensem que tipo de relação comercial devem Com essa Ditadura Comunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson

    ± 26 dias

    Parabéns Flávio, cada artigo seu é uma aula de honestidade histórica sobre fatos atuais, eleva o pensamento e abrilhanta a razão em tempos de completa estupidez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO FABIANO MAZUR

    ± 26 dias

    Muito bom ! Usou da ciência e da razão e sem emoção! Comunismo é uma praga (A Praga Escarlate que meu avô polonês falava para o meu pai )!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Enio Soares

    ± 26 dias

    Magistral

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    eneida

    ± 26 dias

    Como acreditar nos dados da China e seguir seu receituário? Mas é o todos estão fazendo. Inclusive OMS. O mundo enlouqueceu?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor Luiz

    ± 26 dias

    Espero que o menino Figueiredo, que escreveu sobre o mesmo assunto, aprenda um pouco agora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo de Mello Araujo

    ± 26 dias

    Perfeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Akollyka

    ± 26 dias

    Perfeito. Os regimes totalitários comunistas são construídos sobre uma pilha de cadáveres de dissidentes e de civis inocentes. Milhões de vítimas no caso chinês onde seus gritos amordaçados são propositalmente ignorados pelos que insistem em defender esse hediondo regime.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André PC

    ± 26 dias

    Essa semana ia cancelar a assinatura da Gazeta do Povo, mas Flávio Gordon salvou a suspensão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 26 dias

    É isso, prezado Gordon. botou o dedo na ferida. Socialismo/comunismo, são pragas resistentes. São difíceis de combater, são mais resistentes que o própio COVID-19. Não vimos nesta semana a UFRJ homenageando a China? Eles tem método. Mentira, mentiras. No Brasil, a esquerda canalha e hipócrita sai do esgoto e passar por limpinha. Querendo dar lição de moral aos brasileiros. Vide o Lula querendo se passar por líder dando conselhos como se fosse uma Poliana. Mio Dio!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Herrero Arrabal Filho

    ± 26 dias

    Flávio Gordon sempre com textos excelentes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Carlos Muniz de Figueiredo

    ± 26 dias

    Obrigado por mais um texto elucidativo sobre os males que o comunismo continua a fazer. Eles conseguiram a glória de abalar todo o planeta, expandiram a desgraça globalmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcio

    ± 26 dias

    Muito esclarecedor. Tira a máscara do regime ditatorial chinês. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 26 dias

    Essas revelações explicam porque o embaixador chinês ficou tão alarmado. Sabia perfeitamente que se não o fizesse, seria mais um a perder o pescoço. Todos sabemos que em países comunistas não existe liberdade de expressão. Os russos já não são hoje um problema de grandes dimensões, mas os chineses, graças ao grande crescimento, estão se tornando uma ameaça para o mundo ocidental.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 26 dias

    Muito bom para esclarecer as mentes que os defendem para posarem de “politicamente corretas”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 26 dias

    E mesmo conhecedores de todas as atrocidades praticadas pelos comunistas chineses, o mundo nao se acanhou em garantir-lhes um fluxo inesgotavel de dinheiro financiando fabricas e mais fabricas que se utilizam de trabalho semi-escravo. Temos ate', INCRIVELMENTE, altos escaloes de um governo que se diz conservador considerando deixar toda nossa infraestrutura de comunicacoes NAS MAOS DE ESTATAIS CHINESAS. Quem le o llivro "Unrestricted Warfare" escrito por dois coroneis chineses logo percebe que na otica chinesa a querra ja' nao se limita a dominio territorial e forcas armadas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giovani

    ± 26 dias

    Perfeito! Parabéns pelo texto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    ± 26 dias

    Caro Flavio, não tenho a menor afeição pelo regime comunista, mas tenho algumas dúvidas. Existe ou existiu algum governante que não “trata” seus resultados antes da divulgação? Não seria a manipulação extrema destes resultados algo mais ligado aos governos ditatoriais ou muito centralizados do que haver uma conexão única ideológica? Obrigado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Carlos Eduardo

      ± 26 dias

      O tratamento da informação é como dizer, razão pela qual existe assessoria de imprensa, secretaria de comunicação, porta-voz e afins. Lá é não dizer, destruir a informação e prender quem quer que possa a transmitir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Victor Luiz

      ± 26 dias

      Daí a prender, dar sumiço, intimidar, calar vai uma diferença muito grande.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 26 dias

    O comunismo é o câncer que corrói o mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tiago dos Reis Vieira

    ± 26 dias

    Um dos melhores textos que li sobre a atualidade em que vivemos. Esclarecedor, parabéns Flávio Gordon.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tiago dos Reis Vieira

    ± 26 dias

    Um dos melhores terceiros que li sobre sobre a atualidade em que vivemos. Esclarecedor, parabéns Flávio Gordon.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cassiano

    ± 27 dias

    Excelente. A Gazeta deveria dar mais destaque aos textos do Flavio Gordon e parar de replicar fofocas do Estadão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.