i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

O racismo permitido

  • Flavio GordonPor Flavio Gordon
  • 23/07/2020 09:54
Bandeira do movimento Black Lives Matter
Bandeira do movimento Black Lives Matter| Foto: BigStock

“A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou” (Matilde Ribeiro, ex-ministra da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial do governo Lula, março de 2007)

Peço a atenção do leitor para as duas frases a seguir:

“[A ‘raça’ X] é a mais degenerada das raças humanas, cuja forma se aproxima da do animal e cuja inteligência nunca é suficientemente grande para chegar a estabelecer um governo regular”.

“[Os indivíduos da ‘raça’ Y] são menos humanos. Graças a uma deficiência [natural], só conseguem agir de maneira cruel. Por não terem o que nós temos [uma determinada característica morfológica], são necessariamente selvagens e bárbaros. Só conseguem agir como animais. De fato, são eles que estão mais próximos dos animais. São eles os verdadeiros selvagens”.

Em comum entre as duas afirmações há, evidentemente, o conteúdo racista. O que as distingue, no entanto, é o intervalo de mais de 200 anos que as separa no tempo.

A primeira frase foi escrita em 1812 por Georges Cuvier, um dos pais fundadores da paleontologia, no livro Investigações Sobre Ossadas Fósseis. A que eu glosei como ‘raça’ X era a dos “negros africanos”, numa época em que opiniões cientificamente racistas como as do naturalista francês eram quase consensuais entre os membros das elites intelectuais europeias.

A segunda foi dita há alguns dias pelo rapper americano Nick Cannon, em entrevista para um Podcast no YouTube, ocasião em que apresentou a sua teoria sobre a diferença essencial entre negros e brancos.

Para Cannon, que também é militante do Black Lives Matter (BLM), a presença de melanina no organismo é responsável pela capacidade humana de desenvolver compaixão pelo próximo. Sendo assim, por carecerem de melanina (a tal “deficiência”), os brancos ou caucasianos (que glosei como indivíduos da ‘raça’ Y) seriam menos humanos que os negros (ou “melaninados”), restando mais próximos dos animais selvagens.

Se manifesta por um indivíduo “branco” sobre um indivíduo “negro” nos dias de hoje, uma declaração racista como a de Cuvier causaria escândalo de grandes proporções, e decerto seria considerada criminosa. Em compensação, uma fala como a de Cannon, conquanto tenha sido criticada, não acarreta grandes consequências nem gera comoção universal.

Longe, aliás, de idiossincrasia pessoal, a visão do militante BLM parece estar se tornando cada vez mais naturalizada na América contemporânea, sobretudo para as facções mais radicas da esquerda, que enxergam o racismo de “negros” (ou de seus autoproclamados representantes) contra “brancos” como o exercício de um direito, a cobrança de uma dívida histórica.

Em artigo intitulado “The War Against White People”, o antropólogo Philip Carl Salzman, professor emérito da McGill University, registra manifestações no país desse racismo socialmente permitido. Cita, por exemplo, algumas opiniões da jornalista Sarah Jeong, especializada em informática, e, desde setembro de 2018, membro do conselho editorial do The New York Times (NYT).

Entre 2013 e 2017, a jornalista de ascendência coreana publicou em suas redes sociais comentários como os seguintes: “Brancos desgraçados, marcando a internet com suas opiniões tal como cães urinando em hidrantes”. Ou: “Seriam os brancos geneticamente predispostos a queimar no sol, e portanto logicamente aptos a viver apenas no subterrâneo, tal como Goblins rastejantes?”. Ou ainda: “O mundo seria bem melhor sem pessoas brancas”.

Reveladas as postagens racistas, o The New York Times tratou de botar panos quentes, afirmando que Jeong não quis dizer exatamente o que disse, e que se expressava de maneira satírica. Por ter sofrido ofensas de teor racista na internet, a jornalista estaria apenas parodiando a retórica dos ofensores. Outros jornalistas, como Reihan Salam, da The Atlantic, e Zack Beauchamp, do portal Vox, saíram em defesa aberta da colega. De acordo com o segundo, a mídia conservadora estaria forçando a barra ao chamar de “racistas” os ataques racistas de Jeong.

Mais uma vez, o discurso de ódio racial da conselheira editorial do NYT está longe de ser fenômeno isolado. No seio da esquerda americana, muitos são os brancos racialmente culpados que, em exibições de autoflagelo moral, esperam expiar a maldição intrínseca à sua cor de pele. Por exemplo, o professor de história James Livingston, da Rutgers University, postou em seu perfil no Facebook: “Ok, agora é oficial: eu odeio gente branca. Sou branco, meu deus do céu, mas será que não podemos manter essa gente – ou seja, nós – longe da vizinhança?” Depois de descrever a desagradável experiência de frequentar uma lanchonete abarrotada de adolescentes brancos mal-educados, o professor desabafou: “De agora em diante, abdico da minha raça. Que se danem essas pessoas”.

Outro professor, da Drexel University (Filadélfia), resolveu aproveitar o período natalino para pedir no Twitter: “Tudo o que desejo de presente de Natal é um genocídio branco”. Em novo tuíte, achou por bem reafirmar a sua posição: “Para esclarecer: quando os brancos foram massacrados durante a Revolução Haitiana, isso foi uma coisa boa”.

Na Geórgia, um doutorando em filosofia e professor assistente declarou num de seus vídeos no YouTube: “Alguns brancos talvez tenham que morrer para que as comunidades negras triunfem em sua luta pela liberdade”.

Os exemplos multiplicam-se ao infinito. Como sintetiza Salzman no artigo citado: “O ódio contra os brancos tornou-se mainstream na cultura americana”. E, como veremos no próximo artigo, esse ódio racial socialmente permitido tem frequentemente transbordado do discurso para a prática, encetando episódios de violência que, ao contrário de casos como os de George Floyd, jamais ganham destaque no noticiário.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Arys

    ± 94 dias

    Tenho amigos estrangeiros que residem aqui no Brasil. Mais caucasianos impossível - vão de ruivos a cabelos tão louros que parecem brancos. Dentre eles há um subconjunto que é esquerdista escocês - tomando de empréstimo a fala do VP Mourão - professam as ideologias que lhes são tão caras... Fiquei chocado quando, recebendo alguns na minha casa de uma certa feita, um deles notou na minha estante o calhamaço que a Editora Brasiliense publicou com a obra completa infantil ee Monteiro Lobato. "Racista, como é possível ter um livro destes aqui?" Respondi doando à pessoa, imediatamente, dois outros livros. 1984 e Fahrenheit 451 (Ray Bradbury). Reescrita da história e queima de livros. Sumiu...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      José Tadeu Araujo

      ± 95 dias

      "O homem é um animal racional que sempre perde a cabeça quando chamado a agir pelos ditames da razão." Oscar Wilde.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Renan Domingos Henley de Mattos

        ± 100 dias

        Como disse uma outra pessoa aqui nos comentários: Flávio Gordon é um dos motivos de eu assinar este jornal, mesmo sendo carioca (como o autor, aliás :)). Parabéns ao autor e à Gazeta pela coragem.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Ricardo de Mello Araujo

          ± 100 dias

          As perspectivas da civilização ocidental me parecem cada vez mais tristes...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo L.

            ± 100 dias

            No futuro próximo, acredito que em torno de 30-40 anos, provavelmente não existirão mais carros a base de combustível fóssil. Quem os usou, como agora usamos , serão ''cancelados''? Serão taxados de genocidas ambientais ? E nossos filhos, netos , etc, serão taxados de herdeiros de poluidores de mierda? De herdeiros fascistóides, proto-delinquentes , de destruidores hereditários de petroleiros de carros a combustão? Pega na minha e balança

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo L.

              ± 100 dias

              No futuro próximo, acredito que em torno de 30-40 anos, provavelmente não existiram mais carros a base de combustível fóssil. Quem os usou, como agora usamos , serão ''cancelados''? Serão taxados de genocidas ambientais ? E nossos filhos, netos , etc, serão taxados de herdeiros de poluidores de mierda? De herdeiros fascistóides, proto-delinquentes , de destruidores hereditários de petroleiros de carros a combustão? Pega na minha e balança

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Leonardo Schwinden

                ± 100 dias

                Veja esse material sobre o racismo do movimento antifa. https://cruzesousa.paginas.ufsc.br/files/2020/07/Manual-Antifa-tradução-e-estudo-cr%C3%ADtico.pdf

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  ALLAN

                  ± 100 dias

                  Ótimo artigo, excelente para debate e aprimoramento intelectual. Entendo que são racismos diferentes. Este que pede genocídio de branco é crime de ódio, que deve ser combatido com educação e no pós, por meio do poder judiciário.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Stela Jacomel de Aguiar

                    ± 100 dias

                    Que grata surpresa ao ler o seu texto! Antropólogo, vindo da UFRJ, espetacular que não tenha sido influenciado pela militância reinante nesta e em quase todas as universidades. Moro nos U.S. e um dos pontos importantíssimos para escolhermos com as nossas filhas a universidade que irão é que não seja (ou seja o mínimo possível) esquerdista.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      FB

                      ± 100 dias

                      A doença mental da extrema-esquerda tem um lado bom: é tão ridícula que torna cômico as manifestações vindas dela para qualquer ser humano, independente da raça, com a cabeça no lugar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Denis

                        ± 100 dias

                        Gordon como sempre um lúcido, arguto, contundente, corajoso e inteligente articulista. É ele uma das razões de eu assinar este jornal, mesmo sendo paulista. Minhas mais sinceras congratulações! Clap clap clap.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo H.

                          ± 100 dias

                          Ótimo artigo! Excelente paralelo!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            RFC

                            ± 101 dias

                            Mais um artigo primoroso. Parabéns.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              DENISSON HONORIO DA SILVA

                              ± 101 dias

                              Esta coisa vem de longa data, vide as universidades americanas na decada de 80, fazendo estardalhaço sobre racismo de autores clássicos. Aos poucos, com ações afirmativas, temos um período de caças as bruxas. Sou descendente de escravocratas, então por isso, sou racista e insensível socialmente? Naquele site maldito, uol, traz um outro modismo para nós. A indiferença de professores brancos contra crianças negras, com consequencias terriveis no aprendizado. Voltemos então a segreçao racial nas escolas, igrejas. Simples, somente o pastor e professor seriam simpáticos à causa progresistas. E por ai vai.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Renata

                                ± 101 dias

                                Que coisa triste é impensável para uma época em todas as vivências anteriores deveriam nos conduzir para a fraternidade, união , enfim para os valores que realmente nos conduzem para um mundo digno! Que lástima !!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Admar Luiz

                                  ± 101 dias

                                  É Gordon, to ralado. Sou branco, hétero, cristão, descendente de europeus, mais precisamente de italianos. Mamma mia! Logo me colocarão num paredão, hein? Não ria Gordon, vc também, kkkk Putz, logo eu que sempre tive amigos negros e nunca fui racista. Mas que são os racistas mesmo?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • D

                                    Destemido

                                    ± 101 dias

                                    Esses poHas que não tem o q fazer. Erro histórico é a.....vão estudar e entender o contexto dos fatos bando de desmiolados.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eduardo Prestes

                                      ± 101 dias

                                      Reparação é o picareta folgado que nunca foi escravo cobrando “dívida histórica” de quem nunca teve escravos e sequer era nascido quando isso aconteceu. A esquerda é racista e doida, mas muito doida mesmo. Como sempre foi, basta lembrar do Khmer Vermelho e do Sendero Luminoso, exemplos recentes da loucura marxista.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Ana Luiza

                                        ± 101 dias

                                        A academia virou um prostíbulo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          João Teixeira Pires

                                          ± 101 dias

                                          Obrigado Gordon, por expor o outro lado do racismo. Quaisquer movimentos que objetivem o revide ou a vingança dos negros com os brancos optaram pelo caminho errado. Movimentos para promover igualdade de tratamento e de direitos são legítimos e vale para quaisquer raças. Se no passado essa luta significava violência, já somos seres suficientemente desenvolvidos para equacionar isso em paz.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • V

                                            Vaz

                                            ± 100 dias

                                            Parabéns pela sua opinião!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          All Jr

                                          ± 101 dias

                                          Essa “geração” atingiu o nível de demência jamais visto na história da humanidade. Obrigado pelo excelente artigo Flávio! Sucesso!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            mup

                                            ± 101 dias

                                            Flávio, O que dizer? Nossos inteligentinhos continuam copiando o que diz a esquerda norte-americana. É gozado esse hábito - pra dizer o mínimo - já que me lembro bem que nos anos 60 o slogan preferido da nossa esquerda era ser contra os americanos, não havendo distinção qual a posição política do ianque. Quanto ao resto, imperam as velhas ignorância e a má fé dessa gente oportunista....

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              Nico Gavelick

                                              ± 101 dias

                                              Essa tal "culpa branca" foi a coisa mais sem pé nem cabeça que já inventaram. Os brancos que sentem isso são simplesmente patéticos.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marco Polo

                                                ± 101 dias

                                                Essas narrativas são necessárias para que os complexados e inadequados à vida ponham a culpa de seus fracassos nos outros. E como a esquerda é composta desses complexados, seja lá de que etnia for, ela compra e alimenta essa briga, pois que lhe rende adeptos. São pessoas sem cérebro ou com cérebro malformado que acabam se corrompendo na mais profunda ignorância e maldade, atrapalhando e, em muito, possíveis avanços sociais para todos!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  FELIPE FERREIRA DOMINGUES

                                                  ± 101 dias

                                                  Tem que ficar monitorando esses grupos raciais extremistas. Parabéns pela vigilância Gordon. Beautiful people e seus gremilins. É apontar e seguir a grana.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Mirtão

                                                    ± 101 dias

                                                    Pior. Eu já vi negro com ódio de negro, seria o racismos deles contra eles mesmos.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carlos fastruck

                                                      ± 101 dias

                                                      Isto tudo não tem nada a ver com racismo, como também a tal suposta preocupação ambiental ou qualquer destes movimentos, o que se busca é a divisão, é a ruptura, colocar intrigas de toda ordem com o propósito de desunir e enfraquecer a sociedade para poder ver o triunfo de um regime totalitário de esquerda para depois dar uma banana em todos estes movimentos e preocupações, seremos então todos escravos, portanto, inferiores igualmente, excluindo o grande líder.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        Júlio

                                                        ± 101 dias

                                                        O racismo seja de qualquer espécie é um caminho péssimo! Todas as pessoas são iguais em sua natureza essencial e diferentes quando a sua individualidade! Os erros ocorreram durante a trajetória humana na face da terra,mas agora a vingança não levará a humanidade a lugar nenhum!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • F

                                                          Fernando N

                                                          ± 101 dias

                                                          Parabéns pelo texto, Flavio! Sempre lucido e coerente!!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • B

                                                            Bruno Carneiro

                                                            ± 101 dias

                                                            Eu fico pensando: quando será que essa "dívida história" de brancos para com negros será finalmente paga? Quando será que os negros darão o recibo de quitação de débito? Após 500 anos de regime de escravidão dos brancos?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              Marcelo Faria

                                                              ± 101 dias

                                                              Essa questão de cobrar da história é ****. Aqui os subversivos armados são indenizados por terem perdido a guerra. Os brancos são condenados por um passado escravocrata o de os próprios negros vendiam negros (de tribos rivais) para os brancos. Só falta os nazistas quererem uma reparação por terem perdido a guerra.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.