• Carregando...
Alemães invadem a sede da Stasi em Berlim, em 15 de janeiro de 1990, durante a queda do regime comunista na Alemanha Oriental.
Alemães invadem a sede da Stasi em Berlim, em 15 de janeiro de 1990, durante a queda do regime comunista na Alemanha Oriental.| Foto: Thomas Uhlemann/German Federal Archives/Wikimedia Commons

“Fico pensando naqueles homens da Stasi. Eles nunca na vida teriam imaginado que deixariam de existir e que seus escritórios se transformariam num museu. Um museu!” (palavras de Miriam Weber, ex-prisioneira e viúva de um assassinado pela Stasi, em Stasilândia: como funcionava a polícia secreta alemã, de Anna Funder)

“Esse capitalismo é, acima de tudo, exploração! É injusto. Brutal. Os ricos ficam cada vez mais ricos, e os pobres, sempre mais pobres. Além disso, o capitalismo conduz à guerra! (...) E tem mais: o capitalismo devasta o planeta, com esse buraco na camada de ozônio, com a exploração das florestas, com a poluição. Precisamos nos livrar desse sistema social! Senão a raça humana não vai durar nem 50 anos mais!” Eis o que foi dito à jornalista e escritora australiana Anna Funder por seu entrevistado num café de hotel na cidade de Potsdam (Alemanha). Em telefonema da véspera, atendendo a um anúncio de jornal publicado pela entrevistadora, o autor dessas palavras identificara-se simplesmente como Winz.

Funder é autora de Stasilândia: como funcionava a polícia secreta alemã, vencedor do prêmio Samuel Johnson (atual Baillie Gifford Prize) de não ficção do ano de 2004. Em meados dos anos 1990, durante a preparação para a obra, ela entrevistou vítimas, ex-agentes e colaboradores informais da Stasi, a temível polícia política da Alemanha Oriental. Seu entrevistado no café de Potsdam, Herr (“senhor”) Winz, pertencera à última categoria, a de colaborador informal, ou simplesmente IM (siga para o alemão inofizielle Mitarbeiter), a mais odiada na nova Alemanha pós-queda, porque, ao contrário dos oficiais uniformizados da Stasi e do pessoal administrativo que fazia o trabalho burocrático diário, esses informantes relatavam atividades da própria família e dos amigos, sem que os envolvidos soubessem.

Cinco anos atrás, a noção de um regime de exceção me era puramente abstrata, de sabor histórico, e a realidade totalitária da Alemanha Oriental parecia pertencer a um outro planeta. Já não sinto o mesmo relendo a obra da perspectiva do Brasil de 2024

Herr Winz contou à autora haver trabalhado no setor de contraespionagem do Ministério de Segurança do Estado (o nome oficial da Stasi) entre os anos de 1961 e 1990. Sua motivação para falar devia-se ao desejo de, segundo ele, desfazer as mentiras ocidentais sobre a instituição e contar a história do ponto de vista de quem participou da luta “antifascista”. Presenteou a autora com a dissertação que escrevera sobre o seu trabalho no Ministério, em cuja folha de rosto aparecia a instituição patrocinadora: “Grupo de Trabalho do Insiderkomitee de Potsdam para a Reavaliação da História do Ministério para a Segurança do Estado”. O Insiderkomitee – depois rebatizado com o belo nome de “Sociedade para a Proteção dos Direitos Civis e da Dignidade Humana” – era uma sociedade semiclandestina de ex-agentes da Stasi que escreviam sua versão da história, pressionavam pelos direitos de ex-oficiais e ajudavam uns aos outros quando um deles era levado a julgamento.

É muito provável que, com sua atividade colaboracionista, o comunista impenitente tenha arruinado diretamente a vida de milhares de cidadãos da Alemanha Oriental, muitos dos quais acabaram perseguidos, presos, torturados e assassinados por obra da Stasi, proporcionalmente a maior polícia política já existente em todos os tempos e lugares. A Stasi chegou a contar com quase 100 mil funcionários, mais do que o suficiente para vigiar um país de 17 milhões de habitantes. Ademais, dispunha também de aproximadamente 200 mil informantes entre a população. No Terceiro Reich de Hitler, estima-se que havia um agente da Gestapo para cada 2 mil cidadãos; na União Soviética de Stálin, um agente da KGB para cada 5.830 pessoas. Na Alemanha Oriental, havia um oficial da Stasi ou um informante para cada 63 pessoas. Ainda assim, demonstrando aquela inconsciência moral tão típica da psique comunista, o ex-colaborador desse empreendimento totalitário monstruoso foi capaz de desfiar diante da entrevistadora todo o novo rosário do moralismo politicamente correto, ostentando a sua comovente preocupação com a justiça social, o meio ambiente e a paz mundial. Nada como um espião com consciência ESG!

Eu havia lido Stasilândia uns cinco anos atrás. Mas a releitura de agora suscitou uma impressão totalmente diferente, e deveras angustiante. Apesar de se tratar de um romance-reportagem, na primeira leitura todos os personagens descritos, fossem vítimas ou perpetradores, me eram muito distantes, quase tanto quanto personagens de ficção. Ali, então, a noção de um regime de exceção me era puramente abstrata, de sabor histórico, e a realidade totalitária da Alemanha Oriental parecia pertencer a um outro planeta, um planeta extinto com o qual – pensava inocentemente – eu jamais teria contato. Já não sinto o mesmo relendo a obra da perspectiva do Brasil de 2024. Hoje, os personagens do livro parecem-me muito mais próximos do que eu gostaria, e o ambiente político e social não me soa mais tão alheio. Já não estranho, em especial, aquela mistura inextricável de ações terrivelmente cruéis com um discurso pseudo-humanista de indignação moral, tão bem exemplificado pela fala de Herr Winz. É espantoso notar a presença dessa mesma contradição diabólica – que consiste em praticar tanto mais o mal quanto mais se o denuncia – no contexto brasileiro presente. Em certo trecho do livro, escreve Anna Funder:

“A República Democrática da Alemanha defendia da boca para fora as instituições democráticas. Havia promotores públicos, cujo trabalho era fazer justiça; advogados, cujo trabalho era defender seus clientes; e juízes, cujo trabalho era julgar. Ao menos no papel, existiam outros partidos políticos além do Partido Socialista Unitário, no governo. Mas a verdade é que só existia mesmo o Partido e seu instrumento, a Stasi. Com frequência os juízes recebiam ordens da Stasi, a qual, por sua vez, apenas repassava o que o Partido determinava – e isso incluía até mesmo o resultado de um julgamento e a extensão da sentença. O vínculo entre o Partido, a Stasi e a lei estabelecia-se já a partir da base: a Stasi, em consulta aos diretores das escolas, recrutava estudantes obedientes para o estudo do direito, ou seja, aqueles que revelassem atitude apropriada de lealdade.”

Para um leitor brasileiro contemporâneo, a leitura de Stasilândia decerto trará ressonâncias sombrias. O único consolo é pensar que até mesmo a Stasi acabou um dia, e de maneira bastante súbita

É difícil ler esse tipo de coisa e não pensar imediatamente no regime brasileiro atual. E a conclusão da autora parece ter ainda mais a ver conosco: “Não havia como uma pessoa se defender do Estado, porque todos os advogados de defesa e todos os juízes eram parte dele”. Portanto, para um leitor brasileiro contemporâneo, a leitura de Stasilândia decerto trará ressonâncias sombrias. O único consolo é pensar que até mesmo a Stasi acabou um dia, e de maneira bastante súbita, para a perplexidade de seus agentes e colaboradores, tomados por húbris, pela certeza da impunidade e pela convicção revolucionária de que, em nome de um bem maior (a defesa da “democracia” popular contra o “fascismo”, por exemplo), é permitido fazer todo o mal. Quando, diante do povo irado que, em novembro de 1989, invadiu os escritórios da polícia política em cidades como Leipzig, Berlim e Dresden, exigindo acesso aos documentos e punição aos agentes de espionagem, a polícia secreta se deu conta do que se passava, já era tarde demais. Tudo o que lhe restou foi picar, rasgar e incinerar os documentos que testemunhavam os seus crimes contra a humanidade.

Concluo, pois, com as palavras alvissareiras de Funder:

“Obcecada pelos detalhes, a Stasi não foi capaz de prever o fim do comunismo e, com ele, o fim do próprio país. Entre 1989 e 1990 viraram-na do avesso, transformando-a da noite para o dia de unidade stalinista de espionagem em museu (...) Acho que não há paralelo na história para essa transformação, da noite para o dia, da sede de um serviço secreto, tão temido que quase não se podia mencioná-lo, em um museu, onde a gente pode se sentar numa espreguiçadeira ao lado do mictório particular do chefão e assistir a um vídeo que mostra como o prédio foi tomado.”

Queira Deus que, mais cedo ou mais tarde, o Estado policialesco hoje vigente no Brasil também possa ser reduzido à condição de uma mera curiosidade museológica...

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]