i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Gordon

Foto de perfil de Flavio Gordon
Ver perfil

Sua arma contra a corrupção da inteligência. Coluna atualizada às quartas-feiras

Uma verdade inconveniente: os ambientalistas não estão nem aí para você

  • Por Flavio Gordon
  • 16/10/2019 16:12
Al Gore discursa no C40 World Mayors Summit em Copenhague, Dinamarca, em 10 de outubro de 2019.
Al Gore discursa no C40 World Mayors Summit em Copenhague, Dinamarca, em 10 de outubro de 2019.| Foto: Ida Guldbaek Arentsen/Ritzau Scanpix/AFP

“Mais e mais pessoas se juntam ao movimento de resistência [à destruição ecológica], mas é chegado o tempo de fazer desta luta o princípio organizador central da civilização mundial” (Al Gore, Earth in the Balance)

“Conclui-se, de fato, que leis de controle populacional compulsório, incluindo as que imponham o aborto compulsório, podem ser constitucionalmente justificadas se a crise populacional se tornar grave o bastante a ponto de ameaçar a sociedade”.

O trecho acima foi extraído do livro Ecoscience: Population, Resources, and Environment (1977), co-autorado por Paul R. Ehrlich e John P. Holdren. Ehrlich, professor do departamento de biologia da Universidade de Stanford, ficou conhecido pelo best-seller The Population Bomb (1969), um libelo neomalthusianismo que previa, em tons alarmistas, uma grande fome universal para as décadas seguintes, devido à superpopulação do planeta. Hoje ridícula por suas previsões estapafúrdias, a obra tornou-se, à época, leitura de cabeceira dos membros do Clube de Roma, influenciando na redação de Os Limites do Crescimento, o famoso relatório publicado pelo grupo em 1972, que utilizava modelos lineares simplistas para prever o colapso do planeta (modelos similares aos utilizados pelo IPCC da ONU), e que veio a se tornar um marco do ambientalismo globalista.

O outro autor daquele livro em que se propõe com todas as letras o aborto compulsório (dos pobres, bem entendido), John P. Holdren, viria futuramente a ser nomeado como principal conselheiro do ex-presidente americano Barack Obama para questões de ciência e tecnologia, recebendo o apelido de “czar da ciência” da Casa Branca. Junto com Al Gore, Holdren foi, nos EUA, um dos grandes difusores da mitologia do aquecimento global antropogênico. Já em 1969, ele havia co-autorado com Ehrlich um artigo intitulado “Population and Panaceas A Technological Perspective”, no qual se lia que “se medidas de controle populacional não forem tomadas imediatamente, e efetivamente, toda a tecnologia desenvolvida pelo homem não será capaz de superar a miséria que está por vir”.

Entre as previsões feitas à época por Ehrlich e Holdren, encontramos coisas como: 1) A batalha para alimentar a humanidade está perdida. Nos anos 1970, o mundo enfrentará grandes fomes. Centenas de milhões de pessoas morrerão de fome, não importa o que se comece a fazer a partir de agora; 2) Quatro bilhões de pessoas – incluindo 65 milhões de americanos – vão passar fome nos anos 1980; 3) Em dez anos [isto é, nos anos 1980], a maior parte da fauna marinha estará extinta. Grandes áreas costeiras terão de ser evacuadas graças ao fedor de peixe morto. E assim por diante…

O consumo de energia da mansão de Al Gore na capital do Tennessee é infinitamente maior que a média das famílias americanas

Que essas previsões equivocadas não tenham minado o prestígio do ecofundamentalismo – como seria comum em qualquer ramo da ciência – dá bem a medida do fervor quase religioso do paradigma ambientalista, e do quão corrompida pela ideologia (em especial a do elitismo neomalthusiano, como vimos no artigo da semana passada) tem sido a ciência climática contemporânea. O alarmismo alastrou-se como pólvora nesse ambiente, e continua hegemônico no discurso das autoridades políticas e cientificas, não obstante a realidade insista em negar as profecias apocalípticas dos ecofundamentalistas.

Em 1994, por exemplo, dois anos após a Rio 92, e como um dos seus desdobramentos diretos, ocorreu no Cairo (Egito) uma conferência da ONU sobre população. Al Gore, um dos maiores entusiastas do evento, declarou em seu discurso de abertura: “Nenhuma solução isolada bastará para produzir os padrões de mudança de que tanto necessitamos. Mas juntos, com tempo suficiente, conseguiremos uma estratégia para alcançar uma população estabilizada e, assim, melhorar a qualidade de vida para os nossos filhos”.

É preciso, antes de tudo, ressaltar que, com a expressão “para os nossos filhos”, e ao contrário do que possa parecer, Al Gore não está se referindo a toda a humanidade, a gente comum como eu e você, caro leitor. Não, quando ele fala em “nossos filhos”, o diálogo é com os seus pares de conferência, a elite globalista reunida em torno das organizações internacionais. Trata-se de melhorar a qualidade de vida dos filhos deles (que não serão vitimados por abortos compulsórios, claro está) mediante o impedimento do nascimento dos filhos dos outros.

Al Gore, aliás, um mestre das previsões catastrofistas quase caricatas de tão exageradas (e, evidentemente, fracassadas), é um personagem que ilustra bem o grau de hipocrisia do discurso ecofundamentalista, que exigem dos outros uma mudança de mentalidade e hábitos que eles próprios não realizam. Pois é para manter a exclusividade de seu alto padrão de desenvolvimento e consumo que exigem que abdiquemos do nosso.

Perguntado certa vez na CNN sobre acusações de hipocrisia, Al Gore respondeu que o seu estilo de vida era “na medida do possível, livre de carbono”. Um estilo de vida carbon-free? Será mesmo? Segundo informações que o National Center for Public Policy Research obteve junto a arquivos públicos e à companhia de energia elétrica de Nashville (onde Gore tem uma mansão), parece que as coisas não são bem assim. Os dados coletados são interessantes.

Em 2016, por exemplo, o consumo de energia da família Gore superou os 19 mil quilowatts-hora (kWh) por mês, enquanto a média americana é de 900 kWh. Al Gore mama mais energia num ano do que uma família americana média em 21 anos. Apenas em setembro daquele ano, a mansão consumiu 30.993 kWh, quantidade de energia suficiente para abastecer uma residência americana de classe média por 34 meses. Apenas para aquecer a sua piscina, Al Gore abocanhou 66.159 kWh ao longo do ano, energia bastante para iluminar seis lares americanos. De agosto de 2016 a julho de 2017, a conta de energia elétrica de Al Gore foi de US$ 22 mil. E, ainda que o Democrata tenha gasto US$ 60 mil para a instalação de 33 painéis solares no local, a energia “limpa” produzida foi de 1.092 kWh por mês, o que representa apenas 5,7% do consumo mensal médio da mansão.

Enfim, o consumo de energia da mansão de Al Gore na capital do Tennessee é infinitamente maior que a média das famílias americanas, o que não deixa de ser uma “verdade inconveniente” para alguém que, hipocritamente, pede aos seus compatriotas que reduzam o seu consumo doméstico de energia elétrica. A hipocrisia de um dos campeões do aquecimentismo global não para por aí, todavia. Mas esse é um assunto para o próximo artigo.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • S

    Sr. Walker

    ± 197 dias

    Parece Al Gore e seus amigos andaram lendo os livros que aquela angelical figura austríaca chamada Afolf Hliter leu antes de desbundar de vez

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    ILTON FRANZONI

    ± 197 dias

    Muito bom, bem escrito. Esta a cada dia aumentando o cinicsmo desta raça esquerdista. O Stedile vai ao Vatincano a convite. A Venezuela eleita para o conselho de DIREITOS HUMANOS DA ONU. ***.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Neto

    ± 197 dias

    A ideia de estabilizar a população do planeta é muito boa mas isto deve ser feito através da educação e métodos contraceptivos, nunca com abortos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 197 dias

    Mais uma vez, um excelente artigo que pode (e deve) ser compartilhado, sobretudo com adolescentes bombardeados diariamente nas escolas com informações deturpadas sobre o tema. Essa sequencia de artigos envolvendo a temática "ecofundamentalista" está simplesmente espetacular. Precisamos falar sobre isso com nossos filhos/sobrinhos e esses artigos ajudam demais. Parabéns!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isabelle Marques

    ± 197 dias

    E eu aqui pensando que essa coisa de matar a galera do planeta para diminuir a população fosse coisa só do Thanos... Será que teremos a equipe dos Vingadores para nos salvar?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco Carneiro Neto

    ± 197 dias

    Excelente artigo para mostrar (mais uma vez) a hipocrisia dos papas do ecoterrorismo mundial: socialismo e "consciência ambiental" para vocês, capitalismo e conforto para mim...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Araucária

    ± 197 dias

    Excelente como sempre....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André PC

    ± 197 dias

    Como diria Pondè: Desconfiem de pessoas que querem salvar o mundo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      peace!

      ± 197 dias

      Como profissional conheço o Pondé há mais de 30 anos, verifiquei e, quelle surprise, vc retirou de contexto e utilizou na questão ambiental. Eu desconfio é da pessoa que tenta subverter a dialética de alguem utilizando de engodos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 197 dias

    Vem cá, eu sempre pergunto: por que cargas d'água todo esquerdista/ ecofundamentalista defende o abortamento, as drogas, o fim das religiões e o relativismo de tudo? Essa cambada de hipócritas se sustentam - como Al Gore - no discurso do ambientalismo, na defesa dos pobres e oprimidos. Tudo falso como nota de três reais, né? Como sempre digo: Esquerdista/socialista gosta menso é de cartão de crédito, verdinhas, viajar pra a europa, NY, que ninguém é ferro, né não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 197 dias

    Vem cá, eu sempre pergunto: por que cargas d'água todo esquerdista/ ecofundamentalista defende o abortamento, as drogas, o fim das religiões e o relativismo de tudo? Essa cambada de hipócritas se sustentam - como Al Gore - no discurso do ambientalismo, na defesa dos pobres e oprimidos. Tudo falso como nota de três reais, né? Como sempre digo: Esquerdista/socialista gosta menso é de cartão de crédito, verdinhas, viajar pra a europa, NY, que ninguém é ferro, né não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Colli

    ± 197 dias

    Acho importante desmitificar pessoas que "lutam pela Terra" sem nenhum interesse

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ACIR MELLO JUNIOR

    ± 197 dias

    Excelente Gordon! Coragem de não se render à nova religião ambientalista. Parabéns!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARIEL TEIXEIRA

    ± 197 dias

    Enquanto Al gore e Obama temem pelo aumento do nível do mar, eles continuam comprando imóveis e vivendo a beira mar. Hipocrisia eh pouco pra eles

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    peace!

    ± 197 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Ronald Bremberger

      ± 197 dias

      Não está escrito em lugar algum do artigo que não há fome no mundo, seu analfabeto. Está escrito que APESAR do crescimento populacional, os desastres previstos pelos catastrofistas. E sim, mesmo havendo fome e miséria, a condição humana de vida na terra tem melhorado no decorrer dos últimos 200 anos. É claro que não em todo lugar, Venezuela e Coreia do Norte não estão inclusos, por que será, né?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 197 dias

      Você deve procurar ajuda porque tem problemas sérios com interpretação de texto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.