i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flavio Quintela

Foto de perfil de Flavio Quintela
Ver perfil

João 8,32

  • Flavio QuintelaPor Flavio Quintela
  • 24/09/2019 16:07
O presidente Jair Bolsonaro discursou na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (24)
O presidente Jair Bolsonaro discursou na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (24)| Foto: Alan Santos/PR

Algo que tem me incomodado há tempos no governo Bolsonaro é o uso constante de João 8,32. O presidente e alguns ao seu redor parecem ter entendido que o versículo bíblico em questão pode ser usado para qualificar suas declarações, algo como um selo de veracidade com autenticação divina. Em minha opinião, é um uso errado da palavra de Deus, um desrespeito para com seu verdadeiro significado:

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Meu incômodo com esse uso vem justamente de minha fé. Sempre entendi essa passagem como algo divino, uma referência clara à Verdade encarnada, Jesus Cristo, que liberta o homem do pecado. Como não sou teólogo, apesar de já ter cursado seminário durante um tempo, resolvi pesquisar sobre o texto, e o resultado é o restante deste artigo.

Em seu aclamado comentário bíblico, Charles J. Ellicott diz o seguinte sobre João 8,32:

E conhecereis a verdade. — Na grande Oração Intercessória de João 17, Jesus ora por Seus discípulos: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade” (João 17,17). Na resposta à pergunta de Tomé, Ele declara: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6). É este pensamento que está presente na conexão entre a continuidade de Sua palavra e o conhecimento da verdade. Esses judeus alegavam conhecer a verdade e se achavam seus expositores oficiais. Eles ainda tinham de aprender que a verdade não é apenas um sistema, mas também um poder; não somente algo a ser dito ou escrito, mas também para ser sentido e vivido. Se permanecessem em Sua palavra, seriam Seus discípulos; ao viver a vida da verdade, ganhariam percepção da verdade. “Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4,15).

E a verdade vos libertará. — Aqui, como em João 17,17, verdade e santidade são usados como correlativos. A luz da verdade dissipa a escuridão na qual se estabelece a fortaleza do mal. O pecado é o cativeiro dos poderes da alma, e esse cativeiro é voluntário porque a alma não enxerga seu mal assustador. Quando percebe a verdade, recebe um poder que a tira de seu estupor e a fortalece para quebrar os grilhões que a têm mantido cativa. Ser livre do domínio romano era uma das esperanças nacionais para com o advento do Messias. Há, porém, uma liberdade de um inimigo muito mais esmagador que as legiões de Roma.

A verdade à qual se refere Jesus é infinitamente superior a qualquer discurso humano

Em outro famoso comentário bíblico, o de Johann Albrecht Bengel, podemos ler o seguinte:

Τὴν ἀλήθειαν (a verdade), no tocante a Mim, como enviado pelo Pai; no tocante a vocês, como Meus discípulos verdadeiros. 

ἡ ἀλήθεια (A verdade), sendo conhecida, a Meu respeito; e Eu Mesmo. Pois o Filho liberta (João 8,36). Compare com João 1,12: “deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome” e Ele é a verdade, como diz João 14,6: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” 

ἐλευθερώσει (vos libertará) Como sempre, em acordo com Sua sabedoria infinita, Jesus falou especificamente daquilo que atacaria os preconceitos do homem, trazendo-lhe benefício. A Liberdade é a isenção dos filhos de Deus de todo o controle adverso, a saber, do pecado e sua escravidão; João 8,34 diz “todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado”; e João 8,51 diz "se alguém obedecer a minha Palavra, jamais experimentará a morte.”

O teólogo inglês Matthew Poole, que viveu no século 17, comenta o mesmo trecho da seguinte forma:

“E conhecereis a verdade” – ou seja, conhecerão mais clara e completamente a verdade; pela qual poderão tanto compreender Cristo, que se definiu como o Caminho, a Verdade e a Vida, quanto as proposições que Cristo revelou. Deve haver algum conhecimento da verdade na alma antes que creia; pois como crerão (disse o apóstolo) nEle se dEle não tiverem ouvido? Mas um conhecimento mais amplo e claro da verdade se consegue aos poucos, pelos que assim o buscam, caminhando perto de Deus.

“E a verdade vos libertará” – de acordo com João 8,36, quando fala em verdade Ele se refere a Si mesmo; diz também que o Filho liberta. De fato, ainda que o conhecimento da proposição da verdade dê aos homens alguma liberdade da escravidão da ignorância e de algumas concupiscências, é apenas o conhecimento salvador da pessoa de Cristo que leva o homem à liberdade perfeita tanto da lei como do domínio do pecado e da corrupção.

Ao usar João 8,32 todo o tempo, o tempo todo, Bolsonaro diminui a força divina do texto bíblico

Finalizando com as citações, a Bíblia de Cambridge define os termos “a verdade” e “vos libertará” da seguinte forma:

“a verdade” – tanto a doutrina divina (João 17,17) como Cristo mesmo (João 14,6), cujo serviço é a perfeita liberdade.

“vos libertará” – livres da escravidão moral do pecado. Compare com o que diziam os estóicos: “O homem sábio, em si, é livre”.

Assim, depois de ler todos esses comentários sobre esta breve, porém maravilhosa passagem bíblica, cheguei à conclusão de que meu incômodo é fundamentado. A verdade à qual se refere Jesus é tão infinitamente superior a qualquer discurso humano que o uso do versículo para indicar algo como “estamos falando a verdade, e por isso estamos libertando vocês” é de uma prepotência sem limites. De modo semelhante, a libertação do pecado é um evento tão impactante na vida de um homem ou mulher que equipará-lo a qualquer libertação da ignorância sobre fatos mundanos só faz reforçar esse desrespeito com a sacralidade das escrituras.

Resumindo, ao usar João 8,32 todo o tempo, o tempo todo, Bolsonaro diminui a força divina do texto bíblico, tanto pelo desrespeito com sua sacralidade como pelo uso político de uma Verdade – essa, sim, libertadora – descortinada ao mundo mais de 2 mil anos atrás.

18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Maria Emilia Xavier da Silveira

    ± 57 dias

    Doeu, né? Mas experimente entender e praticar - quem sabe você passa a escrever menos bobagens ressentidas!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FLAVIO AUGUSTO VIEIRA

    ± 57 dias

    Mas é aí mesmo que ele está acertando ! Tem até jornalista fazendo texto sobre o versículo, e assim, dando publicidade ao mesmo. Deus escreve certo por linhas certas mesmo !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 57 dias

    "Conhecer , segundo a sentença evangélica, não se traduz como mera informação, mas assimilação de conhecimentos que favoreçam o combate as informações". (DE) Precisa-se entender a verdade. Ela é aquela que conhecemos na atividade incessante do Bem. Penetrá-la é compreender as obrigações que nos competem. Discerni-la é renovar o próprio entendimento e converter a existência num campo de responsabilidade para com o melhor. Perceber, é portanto, conhecer o sentido da vida. Conhecer a verdade é uma questão de consciência, de sentir a vontade de buscá-la. É despertar. Estamos longe de entender a verdade no sentido que Jesus colocou. Somos seres em permanente evolução. Aprender sempre!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 57 dias

    "Conhecer , segundo a sentença evangélica, não se traduz como mera informação, mas assimilação de conhecimentos que favoreçam o combate as informações". (DE) Precisa-se entender a verdade. Ela é aquela que conhecemos na atividade incessante do Bem. Penetrá-la é compreender as obrigações que nos competem. Discerni-la é renovar o próprio entendimento e converter a existência num campo de responsabilidade para com o melhor. Perceber, é portanto, conhecer o sentido da vida. Conhecer a verdade é uma questão de consciência, de sentir a vontade de buscá-la. É despertar. Estamos longe de entender a verdade no sentido que Jesus colocou. Somos seres em permanente evolução. Aprender sempre!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 57 dias

    Esse deu preguiça de ler, viajou demais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Conservador

    ± 57 dias

    Quem dera neste país muitos outros trechos da Bíblia fossem citados, é isso que falta aos homens desta nação. A verdade incomoda a muitos......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Renata

    ± 57 dias

    Concordo com o articulista. Além disso esse é um expediente também muito usado por Lula. Uma vez que dentre outros muitos episódios, quando ele foi preso celebrou uma missa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    ± 57 dias

    Cara, larga essa obsessão ressentida, pois até o que é correto soa birrento quando você o diz. https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/artigos/visao-estetica-de-mundo-da-esquerda-discurso-de-bolsonaro-na-onu-incomoda-turma-da-bolha/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Aurelio Lima

    ± 57 dias

    Também me incomoda a utilização bíblica de nosso presidente em vários momentos. Ao meu ver, presidência não deveria ser um púlpito de Igreja para se proclamar tantas citações divinas. Porém, me incomodava muito mais as proclamações comunistas e socialistas que tínhamos no passado, e que tanto mal fez ao nosso povo brasileiro. Rezemos para nosso presidente levar esta nação tão sofrida a uma vida melhor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elton

    ± 57 dias

    Não conhece nada esse sujeito. Temos que rir. Deus é com o nosso Presidente!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 58 dias

    Resumindo, conforme este texto, todos as citações bíblicas podem ser questionadas quando usadas para referenciar situações da vida. Ou o autor apenas discorda pelo fato de ter sido Bolsonaro? De qualquer maneira, ficou muito estranho. Afinal, existem diversas referência a textos da Bíblia no dia-a-dia. Estamos todos errados?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      josé roberto knauber

      ± 1 dias

      Concordo, tendencioso mesmo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    helio

    ± 58 dias

    O Estado tem que ser laico. A liberdade de expressão de sua crença é direito de todo brasileiro. Desde que não incomode a ninguém. Deixa o homem falar de Deus, da Bíblia. Vamos ficar de olho se ele vai cumprir suas obrigações de Presidente, ser honesto, não roubar e não deixar que roubem. Já é meio caminho andado. O resto, não depende só dele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeferson

    ± 58 dias

    Quem tem medo de falar de Deus ...Deus tera vergonha de falar dele tambem. Corretissimo Bolsonaro. Feliz é a nação que Deus é o Senhor. Chega de esquerda , de ateus que mamam no governo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isabelle Marques

    ± 58 dias

    Eu comungo do mesmo sentimento que você. Detesto essa espetaculização e politização de Deus e da Fé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      Pedro Malazartes

      ± 57 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wilbur Archibald III

      ± 58 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 58 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.