• Carregando...
A senadora por Nevada, Catherine Cortez Masto.
A senadora por Nevada, Catherine Cortez Masto.| Foto: Divulgação

Em 2022, o estado de Nevada nos premiará com cinco disputas acirradas: Senado, governador e três assentos no Congresso. E há ainda um fato que apimentará um pouco mais a disputa. O estado é um dos poucos em que Trump reduziu sua margem de derrota de 2016 (2,42% atrás de Hillary) para 2020 (2,39% atrás de Biden), dando esperança ao Partido Republicano.

Vamos dar uma olhada em todas essas disputas acirradas.

Senado de Nevada: Cortez Masto (D) x Laxalt (R)

Em 2016, quando da vitória de Trump sobre Hillary Clinton, a procuradora-geral Catherine Cortez Masto venceu a disputa sobre Joe Heck por uma pequena margem. O resultado final foi de 47,1% a 44,7%, o que significou apenas 26.915 votos a mais para Cortez Masto. A partir daquele dia, ela passou a ocupar um lugar no topo da lista de alvos do Senado para 2022 do Partido Republicano.

Cortez Masto deve enfrentar seu sucessor como procurador-geral, Adam Laxalt, que busca se tornar um senador de terceira geração. Seu avô, Paul Laxalt, representou Nevada de 1974 a 1987 e seu pai, Pete Domenici, representou o Novo México de 1973 a 2009.

Durante a campanha, Cortez Masto tem usado o histórico privilegiado de Laxalt como arma para difamá-lo, enquanto que Laxalt tem atacado Cortez Masto por suas conexões com Joe Biden. De acordo com as principais pesquisas eleitorais, os dois candidatos têm vivido uma disputa acirrada durante todo o ano. Os principais portais de análise política, no entanto, mostram Laxalt à frente nessa reta final: o RealClearPolitics o coloca à frente por 2,2 pontos e o FiveThirtyEight por menos de um ponto.

Quando a Noite das Eleições 2022 chegar, estas são as disputas que mais importarão em Nevada. Importantes para o estado e para a nação como um todo

Com os democratas se mantendo fortes nas corridas do Senado no Arizona e em New Hampshire, Nevada e Geórgia devem ser a melhor chance de o Partido Republicano conseguir assentos. Portanto, é bem possível que todo mundo esteja de olho em Nevada na madrugada do dia 9, pois de lá pode sair a definição de quem obteve a cobiçada maioria.

Governador de Nevada: Sisolak (D) x Lombardo (R)

Quatro anos atrás, Laxalt estava concorrendo como o candidato do Partido Republicano na disputa aberta para governador contra o candidato democrata, Steve Sisolak. A vitória do democrata foi estreita – 49,3% a 45,3% –, com uma diferença de apenas 39.687 votos sobre o candidato republicano.

Sisolak busca a reeleição em um ambiente menos favorável, contra um candidato republicano bastante popular, o xerife do condado de Clark, Joe Lombardo. Em sua propaganda política, o atual governador está focado na proteção do direito ao aborto e na promessa de não criar novos impostos. Já Lombardo tem enfatizado sua experiência como agente da lei.

No único debate ocorrido entre os dois candidatos, Lombardo se recusou a endossar a alegação de Donald Trump de que a eleição de 2020 foi roubada. Mesmo assim, Trump foi ao estado no último dia 8 de outubro e falou por uma hora e meia em um comício em favor de Laxalt e Lombardo.

No tocante a análise das pesquisas, o FiveThirtyEight aposta no atual governador à frente por apenas 0,3%, enquanto que o RealClearPolitics apresenta Lombardo com vantagem de 1,5%.

Nevada 1, Nevada 3 e Nevada 4

Neste ano, três dos quatro distritos de Nevada são considerados competitivos pela maioria dos analistas políticos.

O 1º distrito de Nevada é o mais democrata do estado. Por conta disso, uma vitória republicana sinalizaria uma verdadeira onda vermelha. A disputa se dará entre a atual congressista desse distrito, a democrata Dina Titus, de Las Vegas, e o coronel aposentado do Exército dos EUA, Mark Robertson.

Enquanto Titus se coloca como protetora da Previdência Social e do Medicare contra as ideias econômicas republicanas, Robertson ataca Titus e Biden nos quesitos inflação e segurança da fronteira.

O 3º distrito do estado, representando a porção sul do condado de Clark, configura uma disputa muito mais equilibrada. A deputada em exercício, Susie Lee, foi eleita pela primeira vez em 2018 e está tentando seu terceiro mandato em novembro contra a advogada republicana April Becker.

Em seus anúncios de TV, Lee está usando a decisão da Suprema Corte de derrubar Roe v. Wade e a história de 6 de janeiro para pintar Becker como uma extremista. Becker, por outro lado, tenta ligar Lee a Nancy Pelosi e os altos preços da gasolina em seus próprios comerciais.

Por fim, há o 4º distrito de Nevada, que se estende do norte de Las Vegas por toda a vasta porção central do estado. Assim como Susie Lee, o congressista Steven Horsford (D) é outro que entrou para o Congresso em 2018 e agora busca seu terceiro mandato. A disputa é com o veterano da Força Aérea, Sam Peters (R).

Horsford colocou mais recursos do que a maioria para promover sua história pessoal, enquanto que Peters escolheu uma mensagem conservadora sobre imigração, armamento e anti-socialismo.

Quando a Noite das Eleições 2022 chegar, estas são as disputas que mais importarão em Nevada. Importantes para o estado e para a nação como um todo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]