• Carregando...
Donald Trump discursa em comício “Save America” no estado do Wisconsin, em 5 de agosto de 2022. O ex-presidente vem apoiando vários candidatos nas primárias republicanas para as eleições de meio de mandato que ocorrerão em novembro.
Donald Trump discursa em comício “Save America” no estado do Wisconsin, em 5 de agosto de 2022. O ex-presidente vem apoiando vários candidatos nas primárias republicanas para as eleições de meio de mandato que ocorrerão em novembro.| Foto: Tannen Maury/EFE/EPA

A candidata republicana ao governo do Arizona será Kari Lake, que levou 47,7% dos votos contra 43,4% da segunda colocada, Karrin Robson, tendo vencido em todos os condados do estado. Lake, que tem o apoio declarado de Donald Trump desde setembro do ano passado, enfrentará a democrata Katie Hobbs nas eleições de novembro. A vitória de Lake é a vitória de Trump sobre Mike Pence e sobre o atual governador do estado, Doug Ducey, que declararam apoio a Robson.

Mas a força de Trump não ficou apenas na candidatura ao governo estadual. O candidato republicano ao Senado Federal pelo Arizona será Blake Masters, que levou a disputa com exatos 40% dos votos. No 2.º Distrito, o vencedor foi Eli Crane, mais de 11 pontos à frente do segundo colocado. De quebra, Trump fez também o vencedor para a disputa de secretário de Estado, com Mark Finchem, que deverá enfrentar o democrata Adrian Fontes em novembro. Aproveitamento de 100% para Trump no Arizona.

A vitória de Kari Lake é a vitória de Trump sobre Mike Pence e sobre o atual governador do estado, Doug Ducey, que declararam apoio a Karrin Robson

No Michigan, tudo dentro do previsto. Tudor Dixon levou a indicação republicana com 40% dos votos e Trump conseguiu sua vingança contra Peter Meijer, que perdeu a vaga para John Gibbs. Na disputa democrata para o 11.º Distrito, a vitória ficou com Haley Stevens e, por conseguinte, com a ala moderada do partido (ou, melhor dizendo, com a ala não-tão-radicalmente-progressista do partido). No 13.º, o deputado estadual Shri Thanedar confirmou a liderança das últimas pesquisas e deve se tornar o próximo deputado federal por esse distrito fortemente azul e que votou em massa para Joe Biden em 2020.

Em Missouri, a estratégia republicana para soterrar a candidatura de Eric Greitens ao Senado federal deu certo. Ele ficou na terceira colocação, com míseros 19% dos votos. O escolhido para disputar essa vaga foi Eric Schmitt, atual procurador-geral do estado. Schmitt deve ter vida relativamente fácil em novembro, quando enfrentará Trudy Busch Valentine, herdeira do império cervejeiro Anheuser-Busch e escolhida do prefeito de St. Louis, segunda maior cidade do estado. Uma história no mínimo curiosa sobre essa disputa republicana aconteceu na noite anterior às primárias do partido no estado. Donald Trump disse o seguinte: “Há uma eleição importante no Grande Estado do Missouri, e precisamos enviar um campeão e guerreiro MAGA [Make America Great Again] para o Senado dos Estados Unidos, alguém que lutará pela segurança das fronteiras, pela integridade das eleições, pelas forças armadas e veteranos de guerra, e que ao mesmo tempo tenha uma firmeza poderosa em relação a crimes nas fronteiras. Precisamos de uma pessoa que não se curvará aos lunáticos da esquerda radical que estão destruindo o nosso país. Eu confio no povo do Missouri, nesta eleição, para tomar a decisão correta, como quando me deram vitórias de lavada nas eleições de 2016 e 2020, e estou aqui para anunciar, com muito orgulho, que Eric tem meu endosso completo e total”. O detalhe é que havia dois Erics na disputa, e ambos agradeceram publicamente o apoio do ex-presidente. Até agora não se sabe se foi uma falha de Trump ou se ele resolveu fazer uma de suas brincadeiras.

No estado de Washington, dois deputados federais que votaram pelo impeachment de Donald Trump ainda não garantiram sua vaga para a disputa de novembro. Até o momento em que este texto foi finalizado, Jaime Herrera Beutler tinha meros 257 votos de vantagem sobre Joe Kent, com mais de 22 mil votos ainda não apurados. A situação de Dan Newhouse é um pouco mais tranquila, com quatro pontos de vantagem sobre Loren Culp. A vantagem numérica de Newhouse é de cerca de 6 mil votos, e ainda restam pouco mais de 19 mil votos para serem apurados. Diversos analistas políticos já declararam a vitória de Newhouse, que disputará a vaga com o democrata Doug White, e que gastou em sua campanha mais que todos os outros candidatos somados, de ambos os partidos.

No geral, não houve surpresas nessas primárias. Trump saiu vencedor, e se continuar assim ele ganhará cada vez mais prestígio na disputa da vaga para presidente em 2024.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]