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Os obstáculos e as limitações de uma alimentação restrita

Feliz dieta nova

  • Gabi MahamudPor Gabi Mahamud
  • 29/01/2020 17:21
A pasta feita com grão-de-bico e beterraba fica
saborosa e com cor vibrante.
A pasta feita com grão-de-bico e beterraba fica saborosa e com cor vibrante.| Foto: Leticia Akemi

As férias são sempre um convite ao exagero. De todos os tipos. Comemos demais, compramos demais, festamos demais. O problema é que elas antecedem (ou coincidem) justamente com a época mais quente do ano. A época em que vamos para praia, piscina, saímos mais, usamos menos roupas…

E aí é que mora o perigo. Nós, mulheres, principalmente, começamos a nos cobrar absurdamente pra estarmos magras, definidas e saudáveis para usar um biquíni “em paz”.

O culto ao corpo magro é cultural e, ainda bem, vem caindo por terra. Mas minha problematização da vez não vem nem daí, vem do quanto as mídias (e influencers, inclusive) aproveitam esse momento pra vender promessas de emagrecimento, de como desinchar rápido, de como se conter na ceia e nas festas, e você passa o verão todo sob uma pressão absurda só pra não engordar ou para se sentir parte do grupo que está no mood “foco, força e fé”.

É nessa atmosfera que empresas acabam investindo em industrializados "malucos" que prometem 20 gramas de proteína, pouco carboidrato, zero açúcar (mas muito adoçante e/ou gordura), baixas calorias, produtos detox, paleolítico, raw etc. A indústria toda se movimenta para atender a demanda de milagres emagrecedores. O problema desse tipo de movimentação é que acabamos por nos afastar da “comida de verdade” – aquela sem (ou com pouca) embalagem, sem conservantes, agrotóxicos ou aditivos.

Tome cuidado com “a dieta nova” que promete milagres. O que você consome afeta o seu organismo e o meio ambiente. Sua compra molda o mercado.

Seu consumo impacta diretamente o planeta. Você e seu corpo sabem exatamente o que precisam. Não é necessário extremismo, e uma refeição não vai te fazer engordar. Seu organismo não precisa de nenhum ingrediente superdetox (você nasceu com órgãos responsáveis por isso). O segredo para ter uma alimentação equilibrada é cuidar do emocional, manter o equilíbrio e ser feliz! A felicidade e a inteligência emocional contribuem muito para que a gente mantenha hábitos alimentares saudáveis (e sem estresse).

Nesse verão, ao invés de procurar a dieta perfeita, procure os ambientes e as pessoas que te fazem bem, e seja feliz. A seguir compartilho uma receita simples, fácil e saudável, que é a cara da estação.

Receita de Hummus de beterraba
Ingredientes
2 xícaras de grão-de-bico cozido
1 de beterraba pequena cozida
2 colheres de sopa de azeite
sumo de 1 de limão
1 colher de sopa de tahine
2 dentes de alho
a gosto de sal

Modo de preparo
Bata tudo no processador ou liquidificador até virar uma pastinha homogênea. Se você não gostar do sabor do alho muito forte, pode retirar o miolo (perde a ardência e fica mais suave). Para quem gosta de agridoce, uma sugestão é servir com batata-doce assada e crocante. Fica demais e é uma supercombinação de proteína com um carboidrato bom, cheio de nutrientes.

  • Gabrielle Mahamud é culinarista, autora do blog e livro best seller Flor de Sal e fundadora do projeto social Good Truck.Bio: Chef e culinarista, autora do blog e livro best seller Flor de Sal e fundadora do projeto social Good Truck.
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