• Carregando...
GoodTruck oferece programa de Voluntariado Corporativo remoto
| Foto: Va

Chegamos à marca de 1 ano de pandemia no Brasil. Para além das infinitas preocupações, consternações e sensação de completa desolação frente às mais de 250 mil vítimas da nova doença no país, estamos ainda na tentativa de nos adaptar às novas realidades que vieram até nós.

Não era um cenário para o qual tínhamos nos preparado para viver – pelo menos não tão cedo. Mas o fato é que estamos defronte a cenários quase futurísticos, nunca a tecnologia esteve tão presente em nosso cotidiano e isso traz um distanciamento não só físico, mas também emocional a todas as nossas relações.

1 ano atrás, quando ainda não sabíamos o que nos esperava, esse cenário parecia temporário e, por isso, não exigia adaptações tão profundas, mas hoje já começamos a entender que muitas das mudanças vieram para ficar. Passou da hora de repensarmos muitas das nossas verdades e hábitos para podermos conquistar uma vida também nova e plenamente adaptada às condições inerentes aos novos tempos.

Se essa dica vale para nós, vale também para as corporações. No GoodTruck já começamos a incorporar essa nova realidade de distanciamento e, para uma ONG baseada na presença e em mãos na massa – literalmente – encontrar saídas para continuar atuando em momentos de liberdade restrita foi um desafio e tanto.
E segue sendo! Mas, ao enfrentá-lo, percebi que as novas habilidades que o mundo de hoje exige de nós giram em torno das 3 esferas: pessoal, profissional e social.

Para estarmos aptos ao mundo moderno, precisamos reinventar nossas rotinas e estilos de vida, transformar o ambiente de trabalho em um “lugar” (agora mais virtual que físico, é verdade) de acolhimento e conforto e atender, enquanto instituições, à contundente exigência da sociedade para que o mercado assuma ativamente seu papel de responsabilidade social.

Entendi, então, que poderíamos oferecer aqui uma forma de atender a esses 3 pontos, mas antes de prosseguir, pergunto: Você sabe o que é Voluntariado Corporativo?

| PJr

Voluntariado Corporativo

Quando falamos em voluntariado pensamos quase automaticamente em pessoas reunidas distribuindo doações a grupos mais necessitados.
Mas a realidade é bem diferente disso. As Organizações da Sociedade Civil já conquistaram um patamar bem desenvolvido e trazem propostas muito mais profundas e complexas na tentativa de transformar a realidade não só das pessoas atendidas, mas da sociedade como um todo.

Uma dessas propostas é o Voluntariado Corporativo. Para explicar, vou usar o exemplo do programa que oferecemos no GoodTruck como ilustração (você também pode conferir alguns vídeos de nossos eventos aqui se ficar curioso).

| Va

Cidadania Ativa e Felicidade no Trabalho

Muito além das benesses que o trabalho voluntário traz ao indivíduo e que já conhecemos tão bem, percebemos que precisávamos construir ambientes coletivos mais empáticos e que propiciassem a prática orgânica da solidariedade no cotidiano e não apenas em datas especiais.

Orientados pelas diversas pesquisas que indicam o papel fundamental da Felicidade no Trabalho no aumento dos índices de produtividade e eficiência das equipes, montamos um cardápio completo com imersões e dinâmicas baseadas na problemática da fome e insegurança alimentar e nutricional e do desperdício de alimentos – pilares da atuação do GoodTruck – para trabalhar conceitos como orgulho, igualdade, respeito e trabalho em equipe, citados como os pontos fundamentais para um ambiente corporativo feliz pela pesquisa “Chegou a hora de ser feliz no trabalho – Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, realizada em 2016 pela Robert Half com mais de 23 mil profissionais de oito países.
Ou seja, na prática, auxiliamos equipes inteiras a construir vínculos, trabalhar competências essenciais para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e fortalecer sua autonomia e liderança enquanto conscientizamos o grupo sobre um problema social crônico que afeta direta ou indiretamente a toda sociedade brasileira e mundial.

Toda ação do GoodTruck Brasil é um momento muito emocionante para mim, mas os depoimentos dos colaboradores que participam do Voluntariado Corporativo provam que essa emoção atinge a todos os envolvidos. Depois de toda ação de voluntariado corporativo, recebemos feedbacks como esse:

“No dia que participei da ação [com o GoodTruck], eu vivi uma das melhores experiências da minha vida. Não consigo descrever a minha felicidade por ter ouvido aquelas histórias e por poder levar alimento a aquelas pessoas. Acredito que comecei a entender um pouco do meu propósito a partir daquele dia.”
Leticia Sayuri Ferreira - 22 anos – voluntária em 2020

| PJr

GoodTruck na pandemia

Pensando no cenário atual e nas oportunidades que ele nos traz de se reinventar, desenvolvemos um programa de voluntariado remoto, em que os participantes recebem seus kits em casa, participam de dinâmicas online, e nossos voluntários se responsabilizam por toda parte logística de coleta e entrega dos materiais e alimentos.

Sabemos que manter uma cultura organizacional sólida, o comprometimento e o engajamento de um funcionário já é desafiador em dias normais, e foi pensando nisso que resolvemos oferecer soluções viáveis, práticas e efetivas para as empresas.

O Voluntariado Corporativo, em especial o do GoodTruck, é um ótimo caminho para desenvolvermos a pessoa que queremos ser, estreitar o vínculo do funcionário com a empresa, construirmos o ambiente agradável em que queremos trabalhar, e o mundo no qual sonhamos viver.

Se você sente que seus funcionários estão enfrentando desafios de comunicação, rotina, criatividade e produtividade durante a pandemia, e que um bom programa de team building, desenvolvido à partir de conceitos de neurociência e psicologia comportamental poderia ajudar, não deixe de entrar em contato conosco (atendemos em qualquer cidade dentro do Brasil).

O GoodTruck Brasil te espera para mudarmos o mundo juntos (e deixar a sua empresa ainda melhor), um prato por vez!
Acesse o site www.goodtruck.org.br e veja como participar, ou entre em contato pelo e-mail contato@goodtruck.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]