i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Flor de Sal

Foto de perfil de Flor de Sal
Ver perfil

Os obstáculos e as limitações de uma alimentação restrita

Polêmica

Mitos da alimentação saudável: açúcar faz mal

  • PorGabi Mahamud
  • São Paulo
  • 28/01/2021 17:38
Fudge de chocolate - arquivo pessoal
Fudge de chocolate – Gabi Mahamud| Foto: unknown

Desde que descobri meu quadro de Síndrome do Ovário Policístico que tenho pesquisado bastante sobre açúcar. Isso porque esse diagnóstico trouxe junto outros dois: Resistência à insulina e Disbiose - ambos muito ligados ao consumo de açúcar.

Pra quem não conhece muito: a síndrome do ovário policístico é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais e acarretam uma série de sintomas péssimos (tipo queda de cabelo, acne, pelos em excesso, menstruação irregular, etc). A resistência à insulina acontece quando a ação deste hormônio, de transportar a glicose do sangue para o interior das células, está diminuída, fazendo com que a glicose de acumule no sangue (quase como um quadro de pré diabetes). E a disbiose é um desequilíbrio das bactérias boas e ruins do intestino e pode afetar a capacidade de absorção do corpo dos nutrientes e causar diretamente a carência de vitaminas. Todos os três são intimamente vinculados ou agravados pelo consumo de açúcar.

Desde que o estilo de vida saudável virou "moda" que o açúcar tem sido visto como vilão, mas quanto mais eu estudo, mas eu vejo que ele não está só e que, muitas vezes, na tentativa de fugir dele, fazemos escolhas bem piores. (Leia meu artigo sobre o sabor doce aqui)

É bem comum encontrarmos por aí uma série de produtos de rótulo "sem açúcar", mas quando se para pra analisar, eles contém outros ingredientes que podem ser tão ruins, ou piores que o açúcar dependendo do ponto de vista. Por exemplo: alguns adoçantes tem a capacidade de alterar nossa flora intestinal e causar um desequilíbrio ainda maior que o açúcar, outros são ultra processados e vêm acompanhados de inúmeros ingredientes super químicos que, em geral, não são nada benéficos para nosso organismo. E, por fim, existem algumas opções que, apesar da quantidade reduzida de calorias, também alteram os níveis de açúcar do sangue - que é justamente o que deveríamos evitar (em exagero).

Além disso, o que pouca gente sabe é que os adoçantes artificiais confundem os nossos "receptores do sabor", que recebem um sinal de açúcar – grande energia/carboidratos -, só que essa energia não chega, fazendo uma baita confusão em todo o organismo, que passa a resposta final de que o alimento não chegou e ele não está satisfeito e precisa de mais. E, sim, acabamos comendo ainda mais do que deveríamos.

Dentre os adoçantes que eu uso, o que dou preferência em tipo 98% das vezes é a stevia, que é um adoçante natural, sem calorias, que não altera a glicemia e que nem tem outros "efeitos" no nosso corpo (como é o caso do xilitol, que pode ter efeito laxativo). Sua única desvantagem é o retrogosto meio amarguinho, mas nada grave! Vez ou outra acabo usando xilitol e/ou eritritol para alguma receita de bolo ou em que a stevia não funcione (quimica e fisicamente falando). No mais, procuro evitar açúcar, mas quando estou com vontade, dou preferência para o mel, melado, agave, açúcar de coco, mascavo ou o convencional mesmo. Afinal, sou filha de Deus e de amarga basta a vida (piadinha hehe).

Cuidado pra indústria e as modinhas não te confundirem também e você acabar tendo uma piora na saúde mesmo tentando se cuidar, só porque não se atentou ou se informou direito sobre o que anda ingerindo. O segredo entre o remédio e o veneno é a dose!

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Rafael França de Souza

    ± 0 minutos

    Eu uso sucralose para adoçar chá, mas só esse. De resto é açucar mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso