• Carregando...
Foz vira parada pré-olímpica para atletas
| Foto:

Meia-Maratona das Cataratas se consolida no calendário esportivo e atletas da elite usam o circuito de Foz do Iguaçu na preparação para Londres

Cristhian Rizzi/ Gazeta do Povo
A novidade para a edição 2012 da Meia-Maratona é o percurso, desta vez todo dentro do Parque Nacional do Iguaçu

Incluída neste ano na Liga de Ouro das Corridas de Rua, a Meia-Maratona das Cataratas, em Foz do Iguaçu, também servirá de preparação para atletas classificados para a maratona olímpica de Londres.

Na lista estão o brasileiro Paulo Roberto de Almeida Paula e os portugueses Jés­­sica de Barros Augusto e Rui Pedro Sá Alves da Silva. A largada da sexta edição será dada amanhã às 8 horas e reunirá cerca de 2,3 mil corredores.

Acompanhado do irmão gêmeo, o brasileiro que estará em Londres participará da prova pela segunda vez. No ano passado, foi o vice colocado, um segundo atrás do mineiro Frank Caldeira.

Neste ano, o objetivo, adian­­ta, é tentar baixar a própria marca. “Se conseguir, vou ficar mais confiante para a Olimpíada”, observou ao comentar que planeja fazer uma corrida bastante estratégica, com o esforço maior voltado para a segunda parte da prova e aproveitando o treinamento que fez na altitude da Bolívia.

Para os portugueses, a prova tem a vantagem de ser bastante rápida. “Percursos menores como este ajudam no condicionamento porque exigem mais. Serve de teste para avaliarmos se o que fizemos até aqui é o bastante para termos fôlego suficiente para a maratona”, explica Jéssica. “E, já que viajamos até agora, não vamos desperdiçar a chance de correr para conseguir um lugar no pódio”, completou Silva.

A disputa, já consolidada no calendário esportivo nacional, contará ainda com a participação dos temidos africanos – famosos pela resistência nas provas de longa distância – e de pelo menos oito dos 12 atletas mais bem posicionados no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), entre eles dois campeões da meia maratona: Damião Anselmo de Souza e João Ferreira de Lima, o João da Bota.

Outra novidade é a mudança no percurso: o trajeto de pouco mais de 21 quilômetros será todo dentro do Parque Nacional do Iguaçu. “Estamos tornando ainda mais completa a proposta da união entre o esporte e a natureza que a prova já tinha nas edições anteriores. Vantagem ainda maior será a da segurança dos atletas com o parque fechado durante toda prova”, destaca o organizador Adélio Demeterko.

Na categoria feminina, a queniana Dorcas Kiptarus, duas vezes campeã em Foz do Iguaçu, tentará a terceira vitória consecutiva. Entre as brasileiras, o destaque fica por conta da atual líder do ranking da CBAt, a alagoana Marily dos Santos, vice nos últimos três anos e atual campeã da Maratona de Pádova, na Itália. Outra forte concorrente ao título é a bicampeã da Maratona de São Paulo (2002 e 2008) Maria Zeferina Rodrigues Baldaia.

A 6.ª Meia-Maratona das Cataratas tem a supervisão e certificação da Confederação Brasi­­leira de Atletismo, da Federação Internacional de Atletismo e da Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua.

A prova começa às 7h30, com a largada dos atletas cadeirantes (masculino e feminino) em pelotão único. Às 7h45 larga a categoria Elite Feminino. Às 8 horas é a vez do pelotão de Elite Masculino. A premiação é de R$ 60 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]