• Carregando...

Como fotografar aves silvestres.

Fotografar pássaros requer além de habilidade e bons equipamentos, uma boa dose de paciência.

O primeiro passo é obter informações sobre as aves, o meio onde vivem, e conhecer hábitos e comportamentos.

Fotografar aves na natureza exige, sempre, o recurso de aproximação da imagem. Os pássaros são, em geral, pequenas, ariscas, agitadas, e costumam ficar em locais que não temos acesso: copas de árvores, galhos finos, áreas alagadas, penhascos, etc.

Assim, é fundamental que você tenha uma câmera com obturador de disparos rápido e cartão de memória de grande capacidade de armazenamento e velocidade de gravação de fotos .

Uma tele objetiva clara e de longo alcance (o ideal é uma 600 mm 4 ), que permita uma boa aproximação das imagens e grandes aberturas de diafragma.
Um tripé ou mono pé serão de grande utilidade, porque esta lente é pesada.

Ter completo domínio de foco selecionando o ponto central. Em muitas situações você vai ter que fazer o ajuste manualmente, devido a folhas e galhos que vão ficar na frente.

Usar a fotometragem no modo pontual, e diafragma bem aberto para ter o efeito do desfoque das folhas e galhos que vão ficar na frente.

Um ponto importante é priorizar a maior velocidade que o ambiente permitir. As melhores imagens são as que os pássaros estão chegando ou saindo do galho ou do ninho. Com sorte até consiga congelar a imagem de uma briga por território entre elas.

O melhor horário para fotografar são nas primeiras horas da manhã e no final da tarde. É nesses momentos que elas se mostram mais e possibilitam maiores chances de uma boa foto.

Tome cuidado que é nestas horas que a luz está mais difusa e exige maiores aberturas e o uso de ISO alto. Lembre-se que a prioridade é a velocidade alta.

Evite movimentos rápidos e barulho para não espantar os pássaros. E não esqueça de passar repelente senão vai ser difícil ficar evitar barulhos.

O investimento em equipamento é alto, além do que já foi dito sobre o peso da tele objetiva. Ficou desanimado? Não é para tanto!

As grandes fabricantes de câmeras lançaram nos dois últimos anos máquinas fotográficas digitais compactas com zoom poderoso (entre 25 a 35 vezes o zoom).

Pesando muito menos que as profissionais que trocam objetivas, as compactas com super zoom tem um preço acessível para quem quer começar na fotografia de natureza. O uso de tripé é aconselhável para as maquinas compactas também.

dicas de Albari Rosa e Antonio Costa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]