Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Francisco Escorsim

Francisco Escorsim

8 de janeiro

Doutor Estranho no Multiverso do Brasil

doutor estranho 8 de janeiro
Brasília é o verdadeiro Multiverso da Loucura, concluiu o Doutor Estranho. (Foto: Imagem criada utilizando Whisk/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

Se o leitor desconhece o Doutor Estranho, personagem da Marvel, saiba que é um super-herói diferente, um médico que se tornou mestre em artes místicas. O “doutor” vem da ciência; o “estranho”, da magia.

Nos cinemas, um de seus filmes chama-se Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. E, se o leitor também não sabe direito o que seria o multiverso, é um termo dito científico usado para a hipótese de que haveria outros universos além do nosso.

Há várias teorias a respeito, supondo que haveria regiões do espaço em planos diferentes, até universos-bolha separados que estariam constantemente surgindo. Alguns desses universos-bolha surgiram no Brasil e dois deles colidiram em 8 de janeiro de 2023.

Um deles acampava em frente a quartéis nas semanas finais de 2022, suplicando e esperando que os militares fizessem alguma coisa para salvar o país. Do que consta, não foram incomodados pelas autoridades, sendo tratados como manifestantes políticos.

A teoria do multiverso fala em universos-bolha separados que estariam constantemente surgindo. Alguns desses universos-bolha surgiram no Brasil e dois deles colidiram em 8 de janeiro de 2023

Quando ficou claro que nada aconteceria, a frustração explodiu em revolta e houve a invasão e quebradeira de prédios públicos na Praça dos Três Poderes, no famigerado 8 de janeiro de 2023.

Foi quando houve o choque com o outro universo-bolha que achava que quem tinha salvado o país eram eles, com o resultado das eleições de 2022. Aproveitando o ensejo, incrementaram ainda mais seu bolhismo tratando aquela quebradeira como se fosse uma Blitzkrieg, a tática alemã de realizar ataques rápidos, coordenados e decisivos, sem dar chance de reação.

Três anos depois, o Doutor Estranho chegou ao multiverso do Brasil, precisamente em 8 de janeiro de 2026. Achou estranho, rindo de si mesmo. No roteiro dizia que ele iria para o Multiverso da Loucura. Achou que tinham se enganado e o tivessem colocado em outro set de filmagem. Nele, não havia nada além de telas ligadas em canais diferentes de tevê e do YouTube.

VEJA TAMBÉM:

Prestou atenção em um que passava um documentário sobre a reconstrução do interior do edifício do STF, com servidores dando depoimentos. Dado o tom de gravidade com que tratavam a situação, ficou esperando falarem de genocídio e campos de concentração. No fim, não foram além de valorizar móveis e objetos. Aliás, um tapete parece possuir poderes mágicos, pois só isso explicaria o que disse alguém no vídeo: “Por aqui, em férias passadas, passaram as chinelas de um advogado famoso que usava bermudas”.

Mudou de canal e foi como saltar para outra dimensão. Havia uma narrativa completamente diferente, sustentando que, na verdade, quem tinha golpeado a democracia era quem dizia defendê-la. Contavam histórias das pessoas presas, do que foram acusadas e como se deu o processo e julgamento.

Tudo parecia absurdo. Em quem acreditar? Decidiu procurar fontes oficiais. Encontrou uma tela em que transmitiam ao vivo um evento oficial do governo. Um senhor lia um discurso em que dizia: “Testemunhamos mais, a disseminação de discursos contra a criminalidade que serviram e continuam servindo de pretexto para o enfraquecimento das garantias do cidadão em juízo”.

“Ué”, intrigou-se o estranho doutor, “ele tá tratando criminoso como cidadão e cidadão como criminoso?”, perguntou, ficando mais estupefato quando apareceu na legenda do vídeo a informação de que o orador era ministro da Justiça. “É o universo da loucura mesmo”, concluiu.

Conteúdo editado por: Marcio Antonio Campos

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.