• Carregando...
As teorias conspiratórias sobre o 11 de Setembro tiveram grande influência sobre Isaac Kappy.
As teorias conspiratórias sobre o 11 de Setembro tiveram grande influência sobre Isaac Kappy.| Foto: Michael Foran/Creative Commons Attribution 2.0 Generic license/Wikimedia Commons

Conhece a história de Isaac Kappy? Era ator, tendo feito breves aparições em filmes como Thor e O exterminador do futuro: A salvação. Mas não se tornou conhecido por isso. Isaac, nascido em 1977, sempre foi interessado em teorias da conspiração, como algumas sobre o 11 de Setembro.

Durante as primárias presidenciais democratas dos Estados Unidos em 2016, ele se convenceu – a exemplo de muitas pessoas nos EUA – de que a elite do partido havia conspirado para evitar a vitória de Bernie Sanders, manipulando os resultados a favor de Hillary Clinton. Foi quando surgiu a teoria conhecida como Pizzagate, que circulou na internet naquele ano.

Em resumo, a teoria dizia que uma pizzaria em Washington tinha porões secretos onde se escondia o quartel-general de uma rede de tráfico sexual infantil conduzida por Hillary Clinton e a elite do Partido Democrata. Isaac, na época, não estava conseguindo trabalhos como ator e passava muito tempo na internet, obcecado por esses supostos porões, acompanhando o programa de Alex Jones, dos mais famosos apresentadores de talk shows radiofônicos no EUA, comumente associado a teorias conspiratórias, sendo considerado de “extrema-direita” e banido de praticamente todas as redes sociais.

“Fiquei tão focado com as exteriorizações do mal que não encontrei o mal interno.”

Isaac Kappy, em sua última transmissão pela internet.

Nesse programa, Alex chegou a enviar repórteres à pizzaria, dizendo que a coisa ali seria “bem assustadora”. A teoria circulava e ganhava força, até que em 4 de dezembro de 2016 um homem armado com um fuzil AR-15 abriu fogo na entrada da pizzaria. Ninguém se feriu, graças a Deus. E se descobriu que o lugar não tinha porões.

Em uma noite de março de 2017, Isaac estava na casa de um casal de amigos próximos, atores de Hollywood, quando confidenciou a eles que, depois de muitos meses de pesquisa exaustiva, havia concluído que certas pessoas em Hollywood fariam parte de uma sociedade pedófila secreta global. Os amigos, achando tudo absurdo, decidiram fazer um trote com Isaac, dizendo que eles mantinham uma criança em cativeiro naquela casa e que, se ele quisesse se tornar um ator famoso, era só estuprá-la.

Isaac se recusou, mas os amigos não desmentiram, tornando aquilo para Isaac como prova cabal da teoria. Ficou paranoico; chegou a ir ao programa de Alex Jones falar a respeito, mas o próprio apresentador não lhe deu crédito, chegando a dizer que aquilo parecia até um sintoma de loucura. A partir dali começou a fazer transmissões por seus perfis de rede social, especialmente o extinto Periscope, ligado ao ex-Twitter.

Em paralelo a isso, houve o surgimento da teoria do QAnon que, em resumo, diz que o então presidente Donald Trump estaria travando uma guerra secreta contra pedófilos adoradores de Satanás no alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa. Issac acabou adquirindo notoriedade entre quem acompanhava a teoria, sendo uma das vozes principais a respeito, acusando várias pessoas de pedofilia, inclusive atores antes seus amigos.

E assim foi até 2019, quando realizou o que achava que seria sua última transmissão. Três dias depois, Isaac saiu para visitar seus pais. Às 7h20 de 13 de maio de 2019, a câmera do painel de um carro que passava registrou Isaac sentado de costas em uma ponte em Flagstaff, Arizona – no meio do caminho entre Los Angeles, onde morava, e Albuquerque, onde seus pais moravam. Dois homens jovens, que vinham pela ponte de caminhonete, acharam que Isaac iria pular da ponte, segundo disseram. Aceleraram o carro para tentar impedi-lo. Isaac não os vê chegando e, quando se dá conta, vê a caminhonete com a porta aberta e um homem tentando agarrá-lo. Isaac acabou caindo da ponte, de costas, morrendo.

Iria se suicidar ou apenas pensava na vida, como sua mãe acredita que fazia, parecendo profundamente meditativo pela câmera do painel daquele outro carro? Teria se assustado com os jovens, achando que estavam tentando, na verdade, sequestrá-lo? Dadas as teorias em que acreditava e o quanto se sentia em perigo, é possível. Ou teria sido assassinado, como tempos depois o advogado Lin Wood tuitou, dizendo que Issac poderia ter mudado o curso da história, pois estaria na posse de um vídeo mostrando o juiz-chefe da Suprema Corte estuprando e matando uma criança, e que entregaria o vídeo ao presidente Trump?

Não sei, tudo pode ser como não ser. Quis contar essa história por aqui não pelas teorias que Isaac defendia, muito menos para alimentar suspeitas de qualquer ordem sobre quem quer que seja. Interessa-me, conhecendo a história, dar muita atenção ao alerta que Isaac deu em sua última transmissão: “Essa aqui é minha última transmissão? Sim, provavelmente vai ser… Tô passando uma vibração de pânico para vocês. Não entrem em pânico, tá bem? Não fique tão focado nos monstros que estão por aí, pois você mesmo acaba se tornando um deles. (...) Porque, caras, uma vez que descobri sobre o Pizzagate, dediquei milhares de horas a isso, mas sabe o que aconteceu? Fiquei tão focado com as exteriorizações do mal que não encontrei o mal interno. Talvez eu volte mais tarde. Amo vocês. Se cuidem. OK?”

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]