Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Gabriel Sestrem

Gabriel Sestrem

20 conselhos sobre paternidade

Carta a um futuro pai

20 Conselhos paternidade futuro pai
20 conselhos simples, mas exigentes, para quem será pai em breve e para quem já vive essa missão (Foto: Freepik)

Ouça este conteúdo

Daqui a dois meses serei pai novamente, e nos últimos dias comecei a lembrar da minha primeira experiência de paternidade. Como meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, minhas referências sobre o que um bom pai deve fazer sempre foram escassas, e a responsabilidade de ser para alguém o que eu nunca tive gerou uma apreensão considerável.

Mas um dos vários ensinamentos que a paternidade me deu é que um homem chamado a ser pai encontra seu caminho naturalmente, desde que ele esteja comprometido em cumprir as quatro funções essenciais da paternidade: amar, proteger, prover e orientar.

A verdade é que existe algo dentro de nós que nos direciona a ser o pai que nascemos para ser, independentemente do que tenha acontecido ou de qualquer circunstância. Mas isso não vem de graça, precisa ser cultivado.

Dessa reflexão dos últimos dias, à espera da Julia, resolvi escrever alguns conselhos que gostaria de ter ouvido nos meses que antecederam a chegada do Vitor, meu primeiro filho. São aprendizados simples, mas exigentes. Úteis a quem será pai em breve, mas também a quem já vive essa missão. Eis os 20 conselhos:

VEJA TAMBÉM:

1. A partir de agora, sua vida vai mudar profundamente, mas para melhor. Você vai sentir o amor mais forte deste mundo e logo vai conhecer a pessoa que vai mudar seus conceitos, redefinir suas prioridades e revelar quem você realmente é.

2. Você subirá a um novo nível em praticamente todas as áreas da vida. Vai sentir um desejo de estar vivo como nunca sentiu e aprenderá que a paternidade é um dos poucos papéis na vida em que você é absolutamente insubstituível.

3. Dizem por aí que o bebê traz o pão debaixo do braço, e há uma verdade importante nisso. Você precisa, sim, buscar formas de ganhar mais dinheiro, mas isso não pode tirar seu sono. Entenda que muitas portas vão se abrir a partir do momento em que você decide levar a sério a responsabilidade de sustentar sua família.

4. O primeiro ano do nascimento de uma criança é caótico, mas esse tempo passa, e as coisas melhoram muito a cada mês e a cada ano.

5. Dedique-se a ajudar no cuidado com o bebê e tente ao máximo facilitar a vida da sua esposa nos primeiros meses após o nascimento. Esse é um período complexo para ela, de intensas mudanças hormonais e emocionais. Algumas enfrentarão depressão pós-parto, e isso não é frescura.

Você vai precisar ser o estabilizador emocional da sua casa, e seu papel será determinante para a experiência que sua esposa terá com a maternidade – isso é especialmente importante para quem pretende ter mais filhos.

6. Trate bem sua esposa. É assim que, desde cedo, meninos aprendem como tratar suas futuras esposas, e meninas aprendem quais características devem buscar quando forem escolher seu futuro marido.

7. Você será a principal referência moral do seu filho, portanto dedique-se a corrigir os aspectos do seu comportamento que você sabe que precisa mudar. Crianças aprendem muito mais com o que fazemos do que com o que dizemos. Quando a teoria não condiz com a prática, o que existe é hipocrisia.

8. Sua postura vai mudar. Você vai se tornar um protetor nato, e isso não pode se perder conforme seu filho for crescendo. Ele precisa saber que tem ao lado alguém capaz de qualquer coisa por ele. Mas em algum momento você vai precisar entender que proteção é muito diferente de superproteção, e que a primeira constrói, mas a segunda destrói.

9. Aprenda a persistir em objetivos de longo prazo. Se você desiste na primeira dificuldade, seu filho não aprenderá sobre constância e resiliência e terá muitas dificuldades por conta disso.

10. Nunca brigue com ele quando estiver irado. Espere a raiva passar para corrigir.

11. Seu tempo e seu dinheiro não são mais só seus e da sua esposa. Você precisa amadurecer a ponto de encontrar prazer, e não peso, em compartilhá-los com seu filho.

12. A cadeirinha do banco traseiro do carro é o lugar mais perigoso do mundo para seu filho. É sentada nessa cadeira que crianças passam horas a fio apenas observando o comportamento dos pais. É lá que filhos conhecem o caráter dos pais e absorvem a maioria dos comportamentos – positivos e negativos – que vão carregar para o resto da vida. Evite discussões acaloradas, críticas destrutivas e atitudes que você não gostaria que ele reproduzisse no futuro.

13. Você vai precisar aprender a ligar o “modo pai” depois do trabalho, mesmo cansado e estressado depois de um dia difícil. Isso significa não trazer o caos de fora para dentro de casa.

14. Nunca discuta acaloradamente com sua esposa na frente do seu filho.

15. Sente com ele e brinque no chão. Jogue-o para cima, brinque de girá-lo no ar, faça cavalinho nas costas, guerra de travesseiros... Repita sempre que possível aquelas brincadeiras que fazem ele dizer “De novo, de novo”. Esses momentos estimulam autocontrole, segurança emocional e vínculo afetivo, com efeitos que vão durar toda a vida.

16. Pratique hábitos saudáveis na frente do seu filho. Ele precisa ver você se alimentando bem, lendo, fazendo exercícios, indo à igreja, trabalhando, ajudando nas coisas de casa.

17. Quando se fala em castigo, existe uma linha fina entre correção e excesso. Muitos pais acham que estão educando, mas na verdade estão apenas descontando sua frustração e raiva nos filhos. Quando isso se torna um hábito, uma fatura alta de trauma e ressentimento será cobrada lá na frente.

18. Na medida do possível, evite mexer no celular quando está com seu filho. Daqui para frente o que ele mais vai ver são pessoas viciadas e mergulhadas nesses aparelhos. Em casa as crianças precisam aprender que isso não é normal, e que existe vida longe do celular.

19. Se você gosta de procurar confusão – no trânsito, no futebol ou em qualquer outro lugar –, mude a rota. Hoje se morre por qualquer besteira, e seu filho precisa de você vivo e saudável.

20. Sua vida não acabou, como alguns dizem por aí. Na verdade, ela começou agora. No fim das contas, paternidade é amar e demonstrar claramente esse amor, proteger com equilíbrio, prover com responsabilidade e orientar com exemplo. O resto se aprende no caminho. Faça sua parte!

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.