• Carregando...
Game
A 70ª edição do Cannes Lions trouxe uma nova categoria, a Entertainment Lions for Gaming, que avaliou estratégias de marketing dentro dos jogos eletrônicos.| Foto: Glenn Carstens-Peters / Unsplash

Em junho, aconteceu a 70ª edição do Cannes Lions, a maior premiação da publicidade mundial. O festival, que ocorre em Cannes, balneário localizado na Riviera Francesa, celebra a criatividade e os resultados obtidos por agências e seus anunciantes, premiando campanhas e ações de marketing, servindo, também, de referência para os anos que virão na publicidade.

Nesta edição, tivemos a estreia da categoria Entertainment Lions for Gaming, na qual foram avaliadas estratégias de marketing adotadas por marcas de todo mundo que utilizaram os jogos eletrônicos para a difusão da mensagem publicitária.

A campanha vencedora, Clash from The Past, da Wieden+Kennedy, criou 40 anos de história “falsa” para um jogo que estava comemorando 10 anos de vida. Muito legal do ponto de vista de execução, mas dialoga somente com jogadores. Mas decidi trazer o tema à tona pelas campanhas que vi que nada possuem de relação com jogos. Estas apenas utilizaram os games como canal de distribuição para uma mensagem. Entre elas, deixo aqui:

Fighting to Remember - criada pela agência McCann Israel, convidou pro-players de Call of Duty para jogarem acompanhados de sobreviventes do Holocausto, que narram suas terríveis experiências de vida.

Los Santos +3ºC - criada pela VMLY&R de São Paulo para o Greenpeace, alerta sobre os impactos da mudança climática. Em resumo, utilizando o jogo GTA, criaram um mapa alagado, e desértico, além dos impactos sociais e econômicos como desabrigados e desempregados para demonstrar, na prática, os efeitos do aquecimento global.

Ted Lasso - a série da Apple TV, que conta a história de um pequeno time de futebol da Inglaterra e seu técnico, foi aclamada pela crítica, ganhando prêmios Emmy e, agora, um Leão de Ouro em Cannes, pois o time inventando pela série, o Richmond FC, foi colocado dentro do jogo FIFA 23.

Adopt a Stray - a agência FCB de Chicago aproveitou o jogo Stray, no qual você controla um gato de rua em um mundo futurístico, para lançar uma campanha de adoção de gatos para a marca Fresh Step e para a ONG Best Friends.

Estes são só alguns exemplos de como os jogos estão se tornando importantes plataformas de comunicação. Afinal, pesquisas já apontam que quando se trata de atividades de lazer, jogar já ocupa a segunda posição em tempo dedicado, tanto para Millennials quanto para a geração Z. Além disso, por ser uma plataforma interativa, ações de marketing em jogos permitem que o público realmente viva a experiência que a sua marca criar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]