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Mesmo que o Direito tenha um ar tradicional, as novas tecnologias e conceitos de gestão e negócios estão em operação nos escritórios.| Foto: Jcomp / Freepik

A tecnologia está cada vez mais frequente nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, conforme comentei na primeira parte deste artigo, em que foram elencadas as primeiras tendências para o segmento, apresentadas dentro de duas categorias: Mais digital e Gestão e Processos.

A busca de personalização para atender clientes dentro de experiências imersivas, uso de conceitos como Legal Learning, User Experience (UX) e community commerce, além da necessidade de se envolver mais em temas como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criptomoedas e blockchain foram tendências apresentadas anteriormente.

Mesmo que o Direito tenha um ar tradicional, as novas tecnologias e conceitos de gestão e negócios estão em operação nos escritórios. Advogados e gestores devem acompanhar o ritmo das transformações e se manterem em sintonia com clientes e atualizados com o mercado.

Nesta segunda parte, abordo mais três categorias com tendências atuais para o setor: Cliente é prioridade; Talentos e Sustentabilidade; e Marketing. Aqui estão mais algumas propostas que os profissionais do Direito devem esperar para o setor:

Talentos e sustentabilidade

Employee experience ou experiência do colaborador está em alta quando falamos em gestão de talentos. Portanto, pensar em como serão os pontos de contato desde o processo seletivo, contratação, onboarding, treinamentos, até o crescimento podem oferecer uma ótima experiência para novos colaboradores. Soluções para organizar, aprimorar e automatizar a jornada também fazem parte deste contexto. Dessa maneira, dotar políticas e práticas para atrair e reter os melhores talentos, investir em plataformas de feedback e engajamento são boas alternativas.

Também em alta no ambiente empresarial, o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) já influencia na escolha das marcas que consomem, bem como nos serviços que contratam. Esse conjunto de boas práticas, que se traduz para o português como governança ambiental, social e corporativa, vem causando impacto positivo em empresas que assumem compromisso com a sustentabilidade. Esta pauta impacta tanto nas estruturas dos escritórios, na advocacia moderna, quanto no surgimento de uma nova área de atuação.

Gestão e processos

Inicialmente criadas para o desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis ficaram muito populares no mundo corporativo e há algum tempo ocupam um espaço relevante na advocacia. Essas metodologias têm como prioridade o trabalho em equipe. Entre as mais utilizadas no ambiente jurídico estão Lean, Kanban e Scrum. Elas podem ajudar muito as empresas a melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos serviços, além de aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, novas tecnologias ganham cada vez mais espaço em vários setores, e na advocacia esse cenário não é diferente. Com um potencial significativo, ferramentas são criadas baseadas nestas tecnologias. A aplicação de inteligência artificial atualmente já é um recurso oferecido nos softwares jurídicos com bastante ênfase na otimização das tarefas repetitivas, no aumento de assertividade e na redução de riscos e também, por exemplo, em chatbots e assistentes virtuais que ajudam a responder perguntas dos clientes.

O aumento na eficiência e produtividade também são pré-requisitos para escritórios que estão em crescimento e a automação é um fator fundamental no alcance destes objetivos. O crescimento do negócio muitas vezes depende disto e muitos softwares jurídicos oferecem formas de automação. O ideal é buscar soluções que automatizem desde o recebimento das publicações, gestão dos prazos, gestão financeira, elaboração de peças processuais até o protocolo.

Marketing

Fortalecimento da marca do escritório, atrair novos clientes, estabelecer autoridade, credibilidade e melhorar a relação com os clientes, são resultado de estratégias bem elaboradas de marketing. A competição na área jurídica não é diferente das demais e aumenta a cada dia.

Investir em marketing significa estar no jogo e ganhar cada vez mais relevância no mercado, garantindo crescimento do negócio. Aqui vão algumas dicas: invista em marketing de conteúdo e divulgue nas redes sociais respeitando o perfil de usuários de cada rede, mais do que participar, faça palestras em eventos da área, promova cursos e treinamentos. O marketing de relacionamento é indispensável, estruture, se possível, um time interno para trabalhar com agências especializadas.

*Andréia Andreatta, diretora de Marketing e Sucesso do Cliente da Preâmbulo Tech.

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