• Carregando...
Basta ter boa vontade? A capacitação também é essencial no voluntariado.
| Foto: Freepik

A vontade de ajudar e a disposição para o trabalho voluntário são essenciais para garantir que projetos do terceiro setor tenham impacto social, isso é inegável. Mas não basta ter boa vontade se não possuirmos as ferramentas e os conhecimentos necessários para agir, não é verdade?

A Associação de Assistência Social de Castrolanda, que atua com crianças, adolescentes e familiares em situação de vulnerabilidade social na cidade de Castro-PR, foi uma das OSCs que observou na prática a importância de investir na capacitação de colaboradores e voluntários. Através do Centro de Atendimento à Criança e ao Jovem (CACJ) Jardim Colonial, a associação atende crianças em situação de risco pessoal e social, expostas a violência, desamparo, drogas, alcoolismo e fome, dentre outras circunstâncias. As atividades desenvolvidas visam melhorar o desenvolvimento social das crianças e adolescentes, além de estender o atendimento às famílias.

O CACJ Jardim Colonial iniciou suas atividades em 1982 e, na época, atuava como creche, atendendo cerca de 30 crianças entre 3 e 6 anos de idade. Em 1995, passou a prestar atendimento também a crianças do ensino fundamental, em contraturno escolar. Hoje, a entidade atende cerca de 255 crianças e adolescentes e desenvolve diversas atividades, dentre elas a orientação contínua das crianças e famílias para que desenvolvam e mantenham hábitos saudáveis, como higiene pessoal e boa alimentação (dentro das possibilidades econômicas do núcleo familiar), além de conscientizá-las com relação a temas como a preservação ambiental, diversidade étnica e cultural, cuidados preventivos de saúde física e mental, estimulando também o desempenho escolar.

Mas sabemos que trabalhar com crianças e adolescentes é sempre um enorme desafio, especialmente quando estes se encontram em situação de vulnerabilidade. Para garantir a qualidade e continuidade do atendimento, a associação decidiu investir em uma capacitação que teve por objetivo preparar os colaboradores e voluntários para lidarem com as dificuldades comportamentais desse público.

Devido aos bons resultados dessa iniciativa, a Associação de Assistência Social de Castrolanda foi premiada pelo Programa Impulso, sendo uma das OSCs reconhecidas pelo 1º Prêmio Impulso de Boas Práticas no Terceiro Setor, realizado em 2019 pelo Programa Impulso do Instituto GRPCOM, na categoria gestão de pessoas. Acesse o site da instituição e saiba mais.

Quer saber mais sobre cidadania, educação, cultura, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook e Instagram.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]