• Carregando...
Ceia Consciente
| Foto:

Mais do que repensar suas compras, evitando gastos desnecessários, as festas trazem a oportunidade de repensar a escolha dos produtos alimentícios para a ceia

Com a popularização da internet e a proximidade das festas de final de ano, duas coisas invariavelmente caminham juntas: a busca por receitas natalinas saborosas e que tragam um toque diferente para a ceia.

Se você é desses que pensam em buscar uma boa receita, com produtos diferenciados e que façam de suas festas de final de ano um momento único e especial, pense também na hora de comprar os ingredientes.

Antes de comprar qualquer produto leia tudo o que está escrito na embalagem. Verifique informações como as substâncias presentes na composição e qual o prazo de validade. Comprar produtos com alto teor de gordura saturada (como as famosas batatinhas palhas) ou com excesso de sódio na composição (como muitos alimentos pré-cozidos e de rápido preparo) pode parecer bom a curto prazo, mas talvez daqui há algum tempo você repense suas escolhas.

Outra dica importante é sobre a validade do produto. Muitas vezes, ao comprar, pensamos na casa cheia e nos diferentes pratos que iremos fazer. A realidade, porém, pode ser diferente. É bom pensar no prazo que os produtos ficarão até serem consumidos e na armazenagem (um grande peru, em um freezer com outros alimentos e condimentos, em meio a um movimento quase eterno de abrir e fechar a geladeira, talvez não resista até o final do verão sem se deteriorar).

Outra relevante dica para a hora das compras está no departamento de higiene. Algumas substâncias químicas utilizadas em produtos cosméticos, como peróxido de hidrogênio, água oxigenada e solução de formaldeído, já foram proibidas em diversos países. Analise se essas substâncias não estão na composição do produto que você está levando para casa (ou presenteando alguém!). Sempre há uma possibilidade de troca por um produto similar ou outro com um efeito semelhante. Tente fazer este teste de leitura de rótulos também com os produtos que habitualmente você coloca em seu carrinho de compras. Será que também eles não contêm essas substâncias?

Um ponto controverso (mas também relevante) para as compras conscientes está na forma como os produtos tiveram seus efeitos testados. Muitas vezes foram testados em animais e cerca de 5% dos consumidores, de acordo com o site Akatu de consumo consciente, repensam suas compras ao verificar que foram agressivamente testados em animais.

Diante das opções de rótulos e produtos, cabe ao consumidor a escolha final. A internet, além de ser uma boa ferramenta na hora de decidir a receita para a ceia de final de ano, também pode ser um caminho para avaliar suas compras, analisando se o produto contém substâncias proibidas em outros países, se foi testado em animais ou quais componentes fazem parte de seu processamento.

Em caso de dúvidas, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa e não hesite em perguntar tudo que você quer saber sobre o produto. O telefone deverá estar presente no rótulo da embalagem.


– Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]